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terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ativo vs Passivo




Na semana passada começou a ser veiculada no campus da UNISANTA a campanha antifumo criada pela AUPP. A proposta é reforçar a Lei Antifumo criada pelo governo do estado.

O desafio ficou por conta de transmitir a mensagem dentro da universidade sem tornar o assunto repetitivo e cansativo. Precisávamos reforçar a nova lei de uma forma irreverente e direta. Para isso, a equipe criou o conceito “ativo e passivo” mostrando que o fumante prejudica não só a ele e também as pessoas que estão a sua volta.


A ação inclui mídia para elevador e catracas do campus. Vale agradecer em especial a fotógrafa Bárbara Tomimatsu, aluna do 3º ano de Publicidade da UNISANTA e à coordenação da Faculdade, que contribuiu com a equipe para essa campanha.








sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Palestra e prêmios em uma "noite de terror"






A noite desta quinta feira (22), da XI Semana Ceciliana de Comunicação ficou marcada pela inovação. Tudo começou com a exibição do curta “Malu e Fred” premiado no 7º Curta Santos, com a participação da aluna de Publicidade e Propaganda da UNISANTA Bárbara Tomimatsu. Logo depois deu início a palestra do publicitário e blogueiro Nelson Santana que teve como tema Novas Mídias.



Nelson disse que tudo pode ser usado como mídia, desde que tenha relevância. O criativo mostrou como exemplo campanhas que estão sendo veiculadas nos cinemas de São Paulo e estão trazendo resultados satisfatórios para os clientes, também falou sobre os sites de relacionamentos que estão sendo usados como mídia, por exemplo, o twitter. Falou também que os novos publicitários devem inovar na escolha das mídias para que a propaganda deixe de ser um monólogo e passe a ser um diálogo entre a marca e o consumidor.



Para finalizar a noite, a XI Galeria de Anúncios foi invadida por vampiros. A equipe da AUPP foi toda caracterizada com o tema, para fazer a premiação dos vencedores do concurso de cartazes. Deixamos aqui um obrigado especial para a Professora Drika! Semana que vem, post especial sobre os vencedores.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Indo contra o fluxo




Dizem que não depende do lugar onde se está, se você tem talento faz a diferença onde quer que seja. É com essa frase que classificamos a palestra da noite desta terça (21) da XI Semana Ceciliana de Comunicação.



Felipe Pietro e Matheus Bennatti, ambos da Jurujuba Publicidade, mostraram que é possível fazer um bom trabalho e ser reconhecido, mesmo pertencendo a um mercado pequeno como o de Santos. De forma descontraída, os publicitários falaram dos erros cometidos no início da carreira, métodos para adquirir novos contatos, exemplos de abordagens a clientes em potencial e a forma como estão ajudando a reeducar o mercado local em relação à publicidade.

Ilustraram a palestra mostrando algumas campanhas feitas pela Jurujuba. Deixaram claro que não é fácil trabalhar em um mercado pequeno, principalmente em relação à verba, mas também não é impossível.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um choque necessário de realidade




Toda a propaganda que fizemos aqui no blog para a palestra de Renato Fernandez foi mais que merecida, pois, ontem na abertura da XI Semana Ceciliana de Comunicação tivemos uma verdadeira aula de realidade de mercado com o diretor de arte da AlmapBBDO.

Ele foi simples e direto, dizendo que nem todos que estão na faculdade despontarão no mercado. Para deixar isso bem claro usou como exemplo a interativa que lançou em seu twitter, onde apenas oito pessoas responderam. Rafael Oliveira, do 2º ano, faturou o portfolio da agência.



Renato falou que a propaganda de hoje é muito mais dinâmica e que não há mais espaço só para o tradicional. Para ilustrar melhor o mercado e ajudar aos futuros profissionais, o diretor de arte mostrou dez dicas para fazer “propaganda que sobe a serra”. Disse que propaganda não se ensina, se aprende, vivendo e observando o comportamento das outras pessoas. Falou da importância da originalidade, de buscar o novo e arriscar. E de não transformar ferramentas tecnológicas em ideias.

O publicitário fechou a palestra usando uma frase do diretor mundial da BBDO, que quando questionado se os mais criativos eram os profissionais que criavam para meios tradicionais ou para novos meios, respondeu: “Os melhores criativos são os que têm as melhores ideias”.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ganhe um portfólio "Twittando"




Já pensou ganhar um portfólio com as principais peças da premiada AlmapBBDO? Então esta é a sua oportunidade. Renato Fernandez, diretor de arte da agência, lançou em seu twitter uma interativa para a sua palestra que abrirá a XI Semana Ceciliana de Comunicação, que acontece na próxima segunda dia 19.

Para participar basta criar um slogan vendendo VOCÊ, como se fosse um produto para o mercado publicitário comprar. O slogan deve ser enviado até as 19h de segunda para ele @Fernandezrenato, e o melhor leva o portfólio novinho da agência no dia da palestra.


Galeria Sangue Bom




A Semana de Comunicação está chegando e a “VI Galeria de Anúncios” também. Para quem não conhece, a Galeria é uma mostra de trabalhos criativos voltados para a mídia impressa e alternativa (novidade esse ano) desenvolvidos por alunos do curso de Publicidade & Propaganda. Todo ano ela tem um tema, o desse ano não poderia ser outro a não ser “a febre vampiresca” que está no cinema, seriados e literatura.

Vale a pena agradecer em especial ao desenhista Rogério Ribeiro, aluno do 2º ano de Publicidade da UNISANTA, sem o qual não seria possível ilustrar a galeria com esse tema.



A Galeria estará aberta à visitação e para votação (tanto de profissionais quanto de consumidores) a partir de segunda-feira dia 19 de outubro. As três melhores peças de cada categoria serão premiadas, mas apenas o primeiro de cada categoria concorrerá ao Grand Prix, que elegerá o melhor dos melhores, que acontecerá na quinta-feira no dia 22 de outubro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rio 2016 - uma baita oportunidade



Bastou o Rio de Janeiro ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 para surgir uma enxurrada de propagandas sobre o assunto. Essas peças, chamadas de anúncios de oportunidade, são ótimas para divulgar a marca e gerar a propaganda boca a boca, por ser inspiradas em fatos que estão sendo comentados no momento.

No caso do Rio 2016, observei várias propagandas, algumas com uma baita produção, mas teve uma em especial que me chamou a atenção, pois ela reúne os três itens essenciais que devem conter em uma boa peça que são: propósito, comportamento e simplicidade. O anúncio foi criado pela agência Age e teve como cliente a Prince Water House Coopers.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Renato Fernandez na Semana de Comunicação



Lembra do cachorro-peixe do SpaceFox ou das Borboletas da propaganda da Gol? Então, concorde comigo que há pessoas que dispensam apresentação, pois suas obras falam por si.





Dentro desse seleto grupo encontra-se Renato Fernandez, convidado pela AUPP para abrir, com chave de ouro, o ciclo de palestras de publicidade da XI Semana Ceciliana de Comunicação. Diretor de Arte da premiada AlmapBBDO há nove anos, Renato pode ser considerado como um profissional que cria fora dos padrões, pois, nos surpreende a cada campanha que assina. Prova disso é a campanha feita em parceria com ilustradores franceses, para as sandálias Havaianas Baby, onde pezinhos de crianças são filhotes de animais.










Com tudo isso, é mais que compreensível a quantidade de prêmios que Renato recebe, entre os principais destacam-se: 9 leões em Cannes, 5 Clios, 2 London Awards, 3 ouros e um Grande Prêmio de Arte do Fiap, 2 ouros no El Ojo, 1 D&AD, 2 Prêmio Abril de Opinião do Leitor e 2 Grand Prix Nacionais dos Colunistas. Renato também está há 6 anos entre os 10 diretores de arte com mais peças no anuário do Clube de Criação de São Paulo – CCSP e já criou para grandes clientes, como Havaianas, Volkswagen, Veja, Pepsi, Audi, Mizuno, Gol Linhas Aéreas e TIM.

A XI Semana Ceciliana de Comunicação acontece de 19 a 23 de outubro. Mais informações acesse o hotsite.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

XI Semana Ceciliana de Comunicação - Irreal mesmo é você não ir.



Já está sendo veiculada no campus da UNISANTA a campanha premiada no FUC 2009, criada pela AUPP para a XI Semana Ceciliana de Comunicação.

A semana promovida pela Faculdade de Artes de Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC) tem como proposta mostrar aos alunos que ele não pode deixar passar a oportunidade de adquirir conhecimento com pessoas que já estão no mercado. Para dar vida à ideia, a equipe da AUPP teve que pensar em algo que traduzisse a proposta e, ao mesmo tempo, chamasse a atenção dos universitários. A solução encontrada foi trabalhar com dois seres imaginários, ET e duende, inseridos no cotidiano do campus. A campanha leva a assinatura “XI Semana Ceciliana de Comunicação - Irreal mesmo é você não ir”.









A ação inclui cartazes, banners, hotsite, papel de parede dos laboratórios, reportagens fakes nos dois jornais do campus, classificados fakes nos murais, vídeo para mídia corporativa do campus e para o canal da AUPP no youtube.

Para dar mais ênfase ao conceito de que é irreal a pessoa perder essa semana, a AUPP entrou em contato com profissionais de peso como, por exemplo, Renato Fernandez, diretor de arte da AlmapBBDO há nove anos e premiado mundialmente. Que irá abrir a Semana de Comunicação com o tema: "Fazendo propaganda que sobe a serra".

Vale a pena agradecer em especial ao fotógrafo Max Plini, aluno do 3º ano de Publicidade da UNISANTA, sem o qual não seria possível a produção das fotos; à direção da Faculdade, que confiou e aprovou o conceito criativo; a todos da equipe AUPP (são quase 20 pessoas); aos profissionais que acreditaram na ideia e confirmaram presença no evento; e aos que direta ou indiretamente participaram da elaboração da campanha.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Uma semana feita pra você



Se para você semana de comunicação de faculdade é sinônimo de obrigação e horas vagas, está na hora de mudar esse pensamento: vem aí a XI Semana Ceciliana de Comunicação.

O evento, promovido pela Faculdade de Artes de Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC), lhe dará oportunidade de interagir com profissionais de comunicação, como o premiadíssimo diretor de arte da agência AlmapBBDO, Renato Fernandez, que tem trabalhos para clientes como Havaianas, Volkswagen, Veja, Pepsi, Audi, Mizuno, Gol Linhas Aéreas e TIM. E tem como tema da palestra "Fazendo propaganda que sobe a serra".

Estão confirmados também: Nelson Santana, criativo da Circuito Digital que vai abordar o tema "Novas Mídia"; Felipe Prieto, publicitário e designer e Matheus Benatti, diretor de planejamento e de novas tecnologias, ambos da jovem Jurujuba Publicidade; Maurício Pedroso, redator da DSPA Propaganda e Américo Barbosa proprietário da Ego Propaganda.



A Semana também abre espaço para você mostrar seu talento. Isso mesmo, você pode usar o evento como uma “vitrine” para o mercado, pois nela será realizada a VI Galeria de Anúncios. Portanto, se você tem uma ideia, esta é à hora de mostrá-la. Para participar, faça um ou mais anúncios de mídia impressa para as categorias: "Social", "Serviços", "Produto" e "Desencannes". E para a novidade da galeria, "Mídia Alternativa".

Para inscrever sua peça entre em contato com a AUPP, até o dia 16 de outubro, no e-mail agenciapp@unisanta.br ou vá até a sala E822 das 13 às 19h. As três melhores peças de cada categoria serão premiadas. Os primeiros colocados de cada categoria irão concorrer ao Grand Prix que elegerá o melhor dos melhores.

Vale ressaltar que a XI Semana de Comunicação rola de 19 à 23 de outubro e que as palestras serão abertas ao público. Nos próximos dias posts especiais sobre evento, então continue conectado e entre sem bater.