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quarta-feira, 30 de junho de 2010

AUPP visita: Focuz Full Marketing

Como a visita à agência Oceania não ocorreu, adiantamos a que entraria na próxima quarta. Inclusive durante as férias, continuaremos postando as visitas que estamos fazendo às agências do mercado regional.

Hoje nosso post será sobre a Focuz Full Marketing, onde falamos com Thiago Rodrigues, proprietário e atendimento, e Diogo Muniz, diretor de arte.

Apesar da correria do dia a dia, Thiago nos recebeu na sala de reunião da Focuz para o bate papo abaixo:

AUPP - Há quanto tempo a agência está no mercado?
Thiago – Desde 2001.

AUPP – Por que a escolha do nome?
Thiago – O nome foi colocado pelo antigo sócio, mas é para se ter um prisma diferente.

AUPP – Quantas pessoas trabalham na agência e quais são os setores em que eles atuam?
Thiago – 5 pessoas, divididas nas áreas de atendimento, financeiro, mídia, direção de arte e ação promocional.

AUPP – Qual a forma de seleção dos candidatos que concorrem a uma vaga?
Thiago – 90% são indicações.

AUPP – Além dos jobs, que outra forma a agência usa para se promover?
Thiago – Não fazemos outro tipo de promoção da agência.

AUPP - Desde a inauguração, quais jobs tiveram mais destaque ou até viraram cases?
Thiago – Apesar de muitas pessoas não conhecerem as empresas, elas tiveram sucesso no faturamento. São elas: Antonelze – Loja de roupas, Zilda Salões e a Claro (revendedora regional), que quando atendemos ganhou o Top of Mind.

AUPP - O que a agência proporciona de diferente para seus clientes?
Thiago – Estratégia, mídia e formatos diferentes.

AUPP – Quais são os principais clientes que a agência atende?
Thiago – Antonelze, FALS (Praia Grande), Rockabilly Burger, Tribuna FM e Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista.

AUPP – A agência já desenvolveu ou desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Thiago – Campanha do Meio Ambiente e do Agasalho promovidas pelo Sindicado do Comércio.

AUPP – A agência já participou de algum festival? Ganhou algum prêmio?
Thiago – Não temos costume de participar de festivais, não premiam muito a propaganda de varejo, além do mais, o nosso principal prêmio é o resultado do cliente.

AUPP – Com que frequência universitários procuram a agência para conhecer ou procurar o trabalho?
Thiago – Diariamente.

AUPP – Como o estudante pode ter acesso à agência?
Thiago – Pode ligar e marcar uma hora, ou por email.

AUPP – A agência desenvolve algum trabalho na área de social media?
Thiago – Já fizemos para alguns clientes, mas não fazemos para a agência, sabe como é: “em casa de ferreiro, espeto é de pau”.

AUPP – O que a agência faz para que os seus profissionais estejam sempre se atualizando?
Thiago – Normalmente a agência paga quando o curso, workshop ou evento realmente vale a pena.

AUPP – Na sua visão, qual a importância da agência universitária na formação profissional?
Thiago – O aluno tem que estar preparado para o mercado, e o estágio em agência universitária é bom para isso.

AUPP – Vocês já participaram de eventos promovidos pelas universidades de Publicidade e Propaganda?
Thiago – Sim, de palestras da ESAMC.

AUPP – O que você acha que falta na universidade como um todo?
Thiago – Falta apresentar a real noção do mercado, principalmente o local. Falta mais prática.

AUPP – Qual a dica que você deixa para quem está começando na profissão?
Thiago – Não erre. Procure se valorizar e não se supervalorizar.

AUPP – Indique um livro.
Diogo – Direção de Arte em Propaganda, de Newton César.

AUPP - Indique um filme.
Diogo – Todos os da Pixar e Coraline (2009), pela direção de arte. Kramer vs Kramer (1979), com Dustin Hoffman e Meryl Streep.

AUPP – Indique uma campanha nacional.
Diogo – Coca-Cola Zero.

AUPP visita: Oceania Comunicação


Semana passada, na seção AUPP Visita, postamos sobre a agência É! Propaganda. O post de hoje seria sobre a agência Oceania Comunicação, mas nos foi passado, após nosso contato para marcar uma visita, que a agência não teria interesse em participar da iniciativa.


Respeitamos a posição da agência, porém estamos postando esta nota em respeito a todos que acompanham o nosso trabalho.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Circuito 4x1


No dia 26, marcamos presença no circuito 4x1 realizado na ESPM. O evento foi gratuito, serviu para todas as pessoas com vontade de saber um pouco mais sobre Videolog, Comunicação 2.0, E-commerce, Marketing e Redes Sociais, ou seja, foi muito importante, ao menos para saber o que está rolando.

Havia quatro arenas e, durante o dia, era possível escolher entre Videolog e Comunicação 2.0.

Na Arena Transmedia Videolog rolaram palestras sobre:

“Open Video – O futuro comercial e tecnológico do vídeo na web” – Pedro Markun
“Marketing Viral – O vídeo viralizando uma mensagem” – Wagner Martins
“Marketing em vídeoweb” – Rogério Bonfim
“Talk-Show com Cazé Peçanha e Videologgers”
Videologgers: @mackeenzy, @JaumGodoy e @kadufilms

Na Arena Comunicação 2.0 Hands-On:

“SEO PR – Como trabalhar com as expectativas do novo consumidor” – Gabriel Novaes
"Como preservar a apresentação da empresa e atender o consumidor ao mesmo tempo” – Diego Souza
“Resultados da comunicação: é o consumidor quem determina” – Mauricio Vargas

Durante a tarde, houve duas Arenas Bate Papo sobre E-commerce e Marketing e Redes Sociais.

Na Arena Bate Papo sobre E-commerce:

“A verdade sobre os links patrocinados” – Rodrigo Câmara
“Social commerce & mobilidade” – Martha Gabriel

Na Arena Marketing & Redes Sociais:

“Inovação Digital – Mito ou verdade?” – Gil Giardelli
“Fragmentação da atenção, seres multifacetados e a diminuição do impacto publicitário” – Martha Terenzzo
“Os 4 P’s do E-mail Marketing” – Rodrigo de Almeida

Para descontrair o ambiente e sair um pouco daquela formalidade, foram feitas duas desconferências, uma sobre empreendedorismo que contou com a presença de Millor Machado, Bob Wolheim, Marcel Ayres e Renata Cerqueira. A outra era sobre blog, que também contou com Clayton Melo, Chico Montenegro, Gustavo Guanabara, Edson Mackeenzy, Gabriel Leite e Marcelo Vitorino.

Em geral, todos que participaram falaram muito bem das apresentações e dos palestrantes. Foi bem elaborado, sem contar o networking. A experiência foi ótima. Eventos como esse não podem ser passados em branco.

Minha ida ao Social Media Brasil – Parte 2


Dando continuidade ao que rolou no Social Media Brasil, que aconteceu na última semana em São Paulo, seguem abaixo as palestras que foram disponibilizadas no segundo dia de evento. Como fiz no post anterior, vou colocar um pequeno comentário nas que eu assisti.

New York Times e as mídias tradicionais em transformação - Erica Swallow (Mashable)
Erica tem na lista de empresas que já passou nada menos que o conceituado jornal The New York Times. Ela mostrou algumas ações que foram feitas pelo jornal e pelas maiores emissoras de TV americanas em redes sociais. Mostrou também ferramentas de monitoramento que as empresas usam nos EUA. Deu para ter a dimensão que isso está tomando lá fora. Realmente muito bom.

Mobile, hiperlocalismo e realidade aumentada - Terence Reis (Pontomobi)

Case Capricho: Referência em Social Media - Phelipe Cruz (Editora Abril)
Um ótimo exemplo brasileiro que obteve sucesso nas redes sociais. Phelipe conduziu um bate papo com os participantes expondo todas as etapas desse case. As ações em Blogs, Twitter, Youtube, entre outros, mostraram como a Capricho realmente conseguiu falar diretamente com o seu público alvo e virar referência de sucesso.

PR 2.0 e Social Status - Você pode fazer mais pelo seu produto, ideia, marca e equipe - Pedro Sorrentino (Eyeblaster)
Pedro falou sobre relações públicas através das redes sociais. Mostrou exemplos da dimensão que isso pode tomar e de como uma sociedade inteira pode ser influenciada por essas informações. Falou também como as pessoas podem ter um Social Status com utilização das redes sociais como, por exemplo, no Beautiful People e no Foursquare.
Todo o assunto foi passado de uma forma bem humorada e dinâmica, o que tornou a palestra do Pedro Sorrentino uma das mais elogiadas do evento.

Mídias sociais nas faculdades - Eric Messa (FAAP) / Pedro Porto (SantaClaraNitro)
Classifico essa palestra como a mais didática. Foi super interessante ver como a profissão está sendo vista na visão pedagógica e na de um profissional de agência. Eric, que é professor da FAAP, falou como isso está sendo passado aos alunos, e como eles estão sendo preparados para essa nova área de atuação. Já que a maioria das pessoas que estão começando a atuar como Social Media se preocupa com o que estudar, os dois sugeriram estudar Sociologia, pois só entendendo as pessoas é possível falar diretamente com elas, não importando que produto ou marca seja.


Para finalizar, vou falar duas coisas que foram frisadas por alguns palestrantes e que são de extrema importância para quem, assim como eu, está começando na carreira:

- Cuidado com o que você escreve nas redes sociais – em um mundo cada vez mais conectado, muitas empresas usam as redes sociais como critério de seleção de novos funcionários, portanto pense duas vezes antes de escrever besteiras em seus perfis.

- Siga as pessoas certas – não siga pessoas aleatoriamente, procure seguir aquelas que realmente podem somar para você em alguma coisa, senão a sua timeline ficará cheia de informações desnecessárias e você poderá deixar passar dicas importantes e até mesmo oportunidades. Como dica, sugiro que sigam os palestrantes do evento, por serem profissionais conceituados da área e por uma questão de networking.
Twitter dos palestrantes

Nos links abaixo você encontra mais palestras sobre redes sociais e marketing digital e as fotos oficiais do evento.
Demais palestras
Fotos – 1º dia
Fotos - 2º dia

Espero ter ajudado você com tudo o que foi dito nesses últimos posts, assim como ter participado do evento somou ao meu conhecimento sobre a área.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Minha ida ao Social Media Brasil - Parte 1


Nos dias 24 e 25 de junho, participei do Social Media Brasil, que foi realizado no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. Eu estava muito ansioso em participar do evento e ele atendeu às minhas expectativas. Claro que, como em todo evento, teve seus prós e contras, mas no geral valeu a pena ter participado.



Para quem não sabe, o evento reuniu conceituados profissionais da área de marketing digital, redes sociais, blogueiros, ou seja, um prato cheio para quem quer atuar como social media. E o melhor de tudo é que a maioria dos palestrantes estavam totalmente disponíveis para conversar, trocar ideias e ensinar, sem se colocarem num pedestal.

O evento foi dividido em três palcos, e as palestras aconteciam simultaneamente nos três espaços (as apresentações que estão disponíveis nos links). Vou fazer um pequeno comentário nas que eu assisti.

1º Dia

Sexo e redes sociaisAna Erthal (ESPM-RJ)
Uma palestra que atraiu um grande número de pessoas, por que será hein? Enfim, a Ana mandou muito bem e falou de forma descontraída o que muita gente procura esconder.

Destrinchando cases de mídias sociaisBruno Tozzini (DM9DDB)
Explicou como funciona o processo de criação de um projeto para redes sociais e mostrou como exemplo de sucesso o case #voltaferrorama criado pela DM9DDB para a Estrela.

Buzz versus Vendas: aumentando suas conversões em Mídias Sociais Edney Souza (Pólvora! Comunicação)
Palestra incrível! Com certeza uma das melhores. De forma descontraída, Edney mostrou importantes ferramentas e super dicas. Somou conteúdo ao conhecimento de todos os presentes. Apesar de ser um super profissional da área, foi super atencioso e humilde, sem estrelismo. Um referencial na área.

Uma análise SWOT das Mídias Sociais - Patrícia Moura (Binder/Visão Estratégica)
Ótima palestra. Foi uma das que atraiu o maior número de pessoas. A análise inteligente e a apresentação da Patrícia foram enriquecedoras.

Mídias Sociais para Empresas: como partir da estratégia e chegar à execução com Sucesso - Luciano Palma

Cultura 2.0 - Usando as mídias sociais para engajar comunidades - Jessica Faye Carter (Nette Media)
Mostrou ótimos exemplos de marcas que estão desenvolvendo ideias diferentes para conectar pessoas e culturas diferentes do mundo inteiro.
Para ilustrar, citou como exemplo os sites:

http://www.nba.com/enebea/

http://www.bollystar2009.com/

http://www.blackatlas.com/

Como as eleições serão impactadas pelas redes sociais - Marcelo Vitorino (Talk Interactive) / Soninha Francine (PPS) / Theo Carnier (DCI )/ Manoel Fernandes (Bites )/ Rafael Oliveira (Rede Mobiliza – PSDB)
Depois do sucesso da campanha de Barack Obama, nada mais natural que as eleições desse ano usarem as redes sociais. Os convidados falaram como isso vai acontecer e qual será o impacto sobre as pessoas. Muito interessante por se tratar de algo que está por vir e por ser uma ótima oportunidade de mercado para profissionais da área.

Bem, para dar tempo de você ler tudo e analisar as apresentações e para podermos discutir sobre o assunto, deixo vocês só com o primeiro dia de evento. A continuação do que aconteceu no SOCIAL MEDIA BRASIL postarei amanhã.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dá raiva de tão bom #10


Uma das culturas mais excêntricas do mundo é a chinesa, não tem como negar. E nesse embalo, deram uma grande amostra sobre criatividade. Para divulgar a frigideira Supor, antiaderente, colocaram um painel em frente a um shopping de Xangai e atrás do mesmo, uma pista de skate. Ou seja, diversão na certa! Pois quem andava nas pistas, nada mais era do que os próprios alimentos: ovos, camarões, peixes e outros. Eles alcançaram o objetivo de mostrar a qualidade do produto de tal forma que prendesse a atenção das pessoas.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

O mercado - olhar de um universitário


O mercado de quem cursa publicidade é realmente misterioso. Muitos que adentram esse mundo descobrem que não era bem aquilo que imaginavam, que nem tudo é o glamour criado por David Ogilvy. Alguns se destacam por talentos naturais: habilidade com arte, com a escrita, facilidade de comunicação com outras pessoas (neste caso, que fique bem claro que ser comunicativo não quer dizer ser um bom publicitário).

Mas o que importa é que após algumas desilusões e novas paixões com a área, você sobreviveu, e está prestes a decidir o que fazer a seguir. Existem tantas opções: criação em agência, mídia, atendimento, seguir para design puramente, ou quem sabe web, ou vídeo, ou foto. Talvez sonorizar e bolar jingles, redator? Direção de arte, pós-venda, stand up comedy, embalagens, agências de pesquisa, consultoria de marketing... Puxa, quanta coisa.

Cada sub mercado tem suas peculiaridades, basta perguntar a um profissional da área: sobra criador, falta mídia. Sites não têm valor reconhecido, vídeos requerem equipamentos de ponta, marketing sem experiência no curriculum quer dizer telemarketing... Entre outras.

O importante é como foi dito no EDITED deste ano por Michel Lent, VP de Criação da Ogilvy Interactive Brasil: enquanto se está entrando no mercado, domine a técnica, domine a tecnologia, seja o melhor em Photoshop, fale todas as línguas, saiba qual câmera é melhor para cada situação de captura. Pois após isso, você irá subir ao nível conceitual da publicidade, onde terá chance de juntar-se às lendas do mercado um dia. Por que não?



Faça como o Gustavo Almeida. Você também pode ter seu texto publicado no nosso blog.
Dá uma olhada no post: "Mi casa, su casa!".

quarta-feira, 23 de junho de 2010

AUPP visita: É! Propaganda


Neste início de férias daremos continuação com à seção AUPP Visita. Semana passada postamos sobre a agência Divina Arte. Toda quarta-feira postaremos as visitas que estamos fazendo às agências do mercado regional.
Hoje nosso post será sobre a agência É! Propaganda, onde falamos com Mauricio Washington, um dos Sócios e Diretor de Criação.

Fomos recebidos na sala de reunião onde Mauricio compartilhou conosco um pouco sobre a história da É! Propaganda.

AUPP - Há quanto tempo a agência está no mercado?
Mauricio – Está há 3 anos no mercado.

AUPP – Por que a escolha do nome?
Mauricio – Eu mesmo que escolhi, este é o melhor nome para definir o que a nossa agência faz, que é propaganda.

AUPP – Quantas pessoas trabalham na agência e quais são os setores em que eles atuam?
Mauricio – São 10 pessoas, nas áreas de: Atendimento, Criação, Mídia, Produção, Suporte.

AUPP – Qual a forma de seleção dos candidatos que concorrem a uma vaga?
Mauricio - Os candidatos nos mandam currículo por e-mail, alguns são indicados por professores mesmo. Mas prefiro que o candidato ligue, marque um horário e venha pessoalmente entregar seu currículo ou portfólio.

AUPP – Além dos jobs, que outra forma a agência usa para se promover?
Mauricio - Auto-promoção e futuramente as redes-sociais.

AUPP - Desde a inauguração, quais jobs tiveram mais destaque ou até viraram cases?
Mauricio - Temos um grande número de jobs por ano, e muitas vezes o que não se destaca no mercado se destaca para o cliente, pois procuramos fazer algo diferente não só para o mercado, mas para todos.

AUPP - O que a agência proporciona de diferente para seus clientes?
Mauricio - Nós temos uma relação íntima com os fornecedores e veículos, o que nos proporciona agilidade e rapidez na entrega dos jobs.

AUPP – Quais são os principais clientes que a agência atende?
Mauricio - São 31 clientes. Para citar alguns: Hospital e plano Santa Casa de Santos, Tertúlia, Laboratório Pasteur, Academia Bio Fitness, Cine ROXY, Cemitério Metropolitano, e um pacote de empresas imobiliárias.

AUPP – A agência já desenvolveu ou desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Mauricio - Já fizemos jobs com âmbito social, mas sem envolver o nome da agência, para que não pensem que estamos aproveitando a situação para divulgar a É! Propaganda.

AUPP – A agência já participou de algum festival? Ganhou algum prêmio?
Mauricio - Já participamos do FestGraf e do Profissionais do Ano.

AUPP – Com que frequência universitários procuram a agência para conhecer ou procurar o trabalho?
Mauricio - Dificilmente vem universitário para apenas conhecer a É! Propaganda, eles vêm mesmo para entregar currículo.

AUPP – Como o estudante pode ter acesso à agência?
Mauricio - Ele pode ligar e marcar um horário ou entrar em contato por e-mail.

AUPP – A agência desenvolve algum trabalho na área de social media?
Mauricio - Estamos nos cadastrando nas redes-sociais e em breve divulgaremos.

AUPP – O que a agência faz para que os seus profissionais estejam sempre se atualizando?
Mauricio - Não investimos diretamente, cada profissional tem que ter a consciência de que deve estar sempre se atualizando.

AUPP – Na sua visão, qual a importância da agência universitária na formação profissional?
Mauricio - É importante, mas não fundamental, pois em uma agência universitária o estudante tem uma breve noção de como é o mercado.

AUPP – Vocês já participaram de eventos promovidos pelas universidades de Publicidade e Propaganda?
Mauricio - Sim, um deles é a Semana Ceciliana de Comunicação e as Galerias de Anúncios das faculdades da região.

AUPP – O que você acha que falta na universidade como um todo?
Mauricio - Acho que falta uma parceria entre as universidades e as agências do mercado, onde o estágio na agência poderia contar como matéria para que os alunos soubessem como o mercado funciona de verdade, pois quando saem das salas de aula eles vêm sem nenhum conhecimento de como é a correria de uma agência.

AUPP – Qual a dica que você deixa para quem está começando na profissão?
Mauricio - Que ninguém procure emprego só depois de formado, desde o 1°dia procure seu lugar.

AUPP – Indique um livro.
Mauricio - Dicionário.

AUPP - Indique um filme.
Mauricio - Do Que As Mulheres Gostam (2000), com Mel Gibson.

AUPP – Indique uma campanha nacional.
Mauricio - As da Coca-Cola, porque são institucionais e comerciais ao mesmo tempo.

Despedida


Com este post de hoje, despeço-me da AUPP.

Pude acompanhar e vivenciar o desenvolvimento da agência e de cada um de seus membros neste um ano em que vivenciei o seu dia a dia. Era início do meu primeiro ano de faculdade ainda, quando fui selecionado para fazer parte da equipe. Hoje me despeço diferente do que entrei. Despeço-me com mais bagagem, com mais experiência, com inúmeros aprendizados e com verdadeiros amigos que acabaram tornando-se uma segunda família para mim, tamanha era a frequência que nos víamos e estávamos juntos.

Alguns dizem que a AUPP é uma mãe. Não consigo enxergar analogia melhor. Para os que entram logo no início do primeiro ano (como no meu caso), ela nos acolhe quando ainda estamos no início da “vida acadêmica”, nos ensina e nos deixa errar, até estarmos prontos para dar nossos próprios passos por conta própria.

E são estes passos que começo a dar agora que consegui um estágio na Jurujuba Publicidade. Despeço-me agradecido por tudo que aprendi na AUPP com essa equipe tão unida e inesquecível, e com a certeza e segurança de que estas amizades perdurarão.

Porém, pensando melhor e contrariando até mesmo o título deste post, não me despeço. Enfatizei o quanto a AUPP é uma família nos parágrafos anteriores, e mesmo deixando de ser um integrante oficial da equipe, não sinto que estou deixando de fazer parte dessa família. Pelo contrário, os laços que foram criados continuam tão fortes quanto antes, e por isso, não existe o porquê de uma despedida.

Portanto, “até breve”. E obrigado por tudo.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mi casa, su casa!

Para nós da AUPP, diálogo é essencial. E como você já tem nos escutado diariamente através de nossos posts, agora é a nossa vez de ouvir a sua opinião e o seu ponto de vista.

Aproveitando que as férias estão chegando e que vocês terão mais tempo livre, vamos fazer uma proposta: se você gosta de escrever e está antenado com o que acontece no mundo da comunicação, vai se interessar.

Selecionaremos textos para serem colocados no blog no período das férias.

Como o blog está com um número de visitações diárias de aproximadamente 300 pageviews, é a sua chance de expor sua opinião e discutir assuntos relevantes da nossa área.

É importante que juntamente com o texto, você envie uma foto e a descrição de sua profissão e/ou formação acadêmica para o email agenciapp@hotmail.com

Contamos com a sua participação, afinal, aqui você deve se sentir em casa, pois, não é à toa que o blog se chama Entre Sem Bater.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Top of Mind 2010


Ontem à noite, 17, foi realizado o prêmio Top Of Mind 2010 de A Tribuna. Todos os anos, as marcas mais lembradas pelo consumidor da Baixada Santista são premiadas. E para apresentar a 8ª edição, estava nada menos que a conceituada jornalista Glória Maria.

Como citado na matéria do jornal A Tribuna de hoje, a platéia estava animada com cada entrega, notava-se pelas palmas e o barulho das vuvuzelas que nem na premiação foram deixadas de lado. Tudo ocorreu com muita alegria e satisfação por quem estava presente no evento. E os vencedores são:

Clínica de Olhos – Visão Laser
Clínica de Ortopedia – Ortocenter
Clínica Odontológica – Clínica Americana
Clínica Radiológica – Mult Imagem
Clínica Veterinária – Filetti
Companhia de Gás – Ultragaz
Companhia de Seguros – Porto Seguro
Concessionária de Automóveis – Comeri
Construtora – Miramar
Cursinho – Curso Objetivo
Empório/Padaria – Casa Santa Marta
Empresa Portuária – Libra Terminais
Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Escola Educação Infantil – Colégio Objetivo
Escola de Idiomas – Fisk
Escola Particular – Colégio Objetivo
Farmácia – Poupafarma
Farmácia de Manipulação – Ao Pharmacêutico
Hospital – Hospital Ana Costa
Hotel – Mendes Hotéis
Imobiliária – Real
Indústria – Usiminas
Laboratório – Instituto de Análises Clínicas de Santos
Loja de Autopeças – Gatto Autopeças
Loja de Calçados – Kallan
Loja de Eletrodomésticos – Casas Bahia
Loja de Material de Construção – Dicico
Loja de Motos – Sanmell
Loja de Imóveis – Casas Bahia
Loja de Presentes Finos – Leipzig
Maternidade – Casa de Saúde de Santos
Moda Surf Wear – Sthill
Motel – Anonimato Hotel
Ótica – Ótica Martins
Papelaria – Jambo
Pizzaria – Van Gogh
Plano de Saúde – Unimed Santos
Restaurante Japonês – Gotissô
Shopping Center – Praiamar
Supermercado/ Hipermercado – Extra
Telefonia Celular – Vivo
Telefonia Fixa – Telefônica
Transportadora – Fassina
TV por assinatura – NET

Vale citar o nome de algumas das agências da região que trabalharam para que os consumidores lembrassem dessas marcas: Ego, Iblanco, Fenômeno, Crairon, Extrapontocom, Impacto +, Oficina de Idéias, Garcia&Associados, On Comunicação Integrada, Samba e Cia. Santista.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Muito além da playlist


Há sempre uma ação que difere tanto na ideia quanto no visual, e melhor ainda é quando essa ideia é brasileira. Foi criado, pela Almap BBDO de São Paulo, um painel digital que nos mostra como é possível interagir as pessoas com a música e com seus artistas favoritos. Nada mais apropriado, já que o cliente é a Revista Billboard.

As pessoas param em frente ao painel, escolhem seus ídolos e misturam as obras formando uma canção original. Imagine só você mesclando Lady Gaga com John Lennon? Para comprovar isso, as pessoas ficam na frente da telinha, tiram a foto e, se quiser, enviam para a galeria da campanha. Toda a proposta é para reforçar o conceito de que “você é feito de música”.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

AUPP visita: Divina Arte

Semana passada, demos continuidade à seção AUPP Visita com a Agência Jurujuba. Toda quarta-feira postaremos as visitas que estamos fazendo às agências do mercado regional.


Nosso post de hoje será sobre a visita que fizemos à agência Divina Arte, onde falamos com Angela Sucesso e Marcos Alvarez, que atuam na área de planejamento e mídia, respectivamente. Angela foi coordenadora de curso de Publicidade e Propaganda e professora de Administração em Publicidade e Propaganda, e hoje se dedica à sua especialização e é Diretora de Negócios da empresa. Marcos é formado em Propaganda e Marketing e atualmente faz pós- graduação na área.

Receberam-nos na sala de reunião da agência e juntos nos contaram um pouco mais sobre a Divina Arte e seus trabalhos.

AUPP - Há quanto tempo a agência está no mercado?
Angela – Está há 10 anos e 4 meses no mercado.

AUPP – Por que a escolha do nome?
Angela – Queríamos um nome que falasse sobre arte e de uma forma diferenciada, por isso optamos por “divina”.

AUPP – Quantas pessoas trabalham na agência e quais são os setores em que eles atuam?
Angela – São nove pessoas nas áreas de: atendimento, planejamento, criação, mídia, assessoria de imprensa/mídias digitais e assistente administrativo.

AUPP – Qual a forma de seleção dos candidatos que concorrem a uma vaga?
Angela – Os candidatos devem estar cursando Propaganda e Marketing ou, pelo menos, um curso na área de comunicação.

AUPP – Além dos jobs, que outra forma a agência usa para se promover?
Angela – Nos promovemos através das mídias sociais. Temos alguém que cuida dessa parte.

AUPP - Desde a inauguração, quais jobs tiveram mais destaque ou até viraram cases?
Angela – O lançamento do 1° Loft (Vértice) e as campanhas da Unimonte.

AUPP - O que a agência proporciona de diferente para seus clientes?
Angela – O atendimento personalizado é o nosso diferencial, pois optamos por dar a melhor solução para o problema do cliente e não somente fazer um anúncio. Oferecemos serviços de consultoria de marketing.

AUPP – Quais são os principais clientes que a agência atende?
Angela e Marcos - Atendemos a Casarão Motos, Vertice, UniBr, Rosa Carvão, Consultoria Vértice, Colégio Laly, Global, Gilvan Automóveis, Sustenta Brasil, Sanvi Imóveis e Ioiô Fênix.

AUPP – A agência já desenvolveu ou desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Angela – Desenvolvemos um trabalho de arrecadação para Anália Franco e para Casarão Motos, ajudamos através de nossos clientes, não colocamos o nome da Divina à frente para não nos aproveitarmos da situação para divulgação própria.

AUPP – A agência já participou de algum festival? Ganhou algum prêmio?
Angela – Participamos dos Profissionais do Ano.

AUPP – Com que frequência universitários procuram a agência para conhecer ou procurar o trabalho?
Angela – Os universitários não procuram com muita frequência.

AUPP – Como o estudante pode ter acesso à agência?
Angela – O estudante pode entrar contato por e-mail ou ligar e agendar uma visita.

AUPP – A agência desenvolve algum trabalho na área de social media?
Angela – Sim, temos uma pessoa que cuida dessa parte. Temos Twitter, Flickr, Blog e LinkedIn.

AUPP – O que a agência faz para que os seus profissionais estejam sempre se atualizando?
Angela – Nossos profissionais estão sempre se atualizando. Participam muito de cursos, palestras e workshops.

AUPP – Na sua visão, qual a importância da agência universitária na formação profissional?
Angela – A agência universitária é prioritária, essencial para que todos tenham uma base de como funciona o mercado.

AUPP – Vocês já participaram de eventos promovidos pelas universidades de Publicidade e Propaganda?
Angela – Sim, de eventos promovidos pela Unip e todos da Unimonte.

AUPP – O que você acha que falta na universidade como um todo?
Angela – Não acho que falte alguma coisa nas faculdades. Na sala de aula, o aluno aprende o necessário para se ter uma base da profissão, e ele não deve se contentar só com isso e sim procurar estudar, ler e se aperfeiçoar naquilo que pretende atuar, e tudo não só na Universidade.

AUPP – Qual a dica que você deixa para quem está começando na profissão?
Angela – Esteja sempre se atualizando.

AUPP – Indique um livro.
Angela – Fazer acontecer, de Julio Ribeiro.

AUPP - Indique um filme.
Angela – Se eu fosse você (2006), com Tony Ramos e Glória Pires.

AUPP – Indique uma campanha nacional.
Marcos - A campanha nacional da Devassa com a Paris Hilton, pela forma que apresentou o produto e a repercussão que alcançou.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Solte a imaginação

Passou o tempo em que a publicidade se restringia a anúncios simples, sejam impressos ou em vídeos. Estamos em uma nova época, na era das inovações, e devemos agradecer muito por vivermos esse momento, pois assim podemos usar ainda mais a criatividade e tirar coisas do papel que antes eram impossíveis de serem executadas.

Claro que devemos fazer isso usando o bom senso e assim tornar o anúncio mais atraente, provocante e que de maneira alguma passará despercebido. Um ótimo exemplo disso são as projeções em prédios, técnica que está sendo muito utilizada em outros países. Os vídeos abaixo mostram duas ações que de tão boas, atraíram milhares de pessoas de uma só vez, e que provavelmente alcançaram os resultados desejados.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Clamor de uma Nação

É impossível não saber um dos fenômenos que está acontecendo nas redes sociais. O “CALA BOCA GALVÃO” se tornou um dos assuntos mais comentados nesse período de copa. Nos TT do Twitter o pedido ultrapassou até mesmo FIFA WORLD CUP, que ficou na sexta colocação do ranking virtual. Como ganhou tamanha visibilidade, o mundo todo quis saber do que se tratava a frase, que já pode até ser considerada como a maior piada interna do Brasil no site de relacionamento.


Em vários países todos querem saber até agora do que se trata a frase, entre os significados encontrados estão o que um usuário norte americano postou no microblog: “Galvão é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque são muitos GALVÃOS morrendo todos os dias”. A confusão está formada: “CALA BOCA GALVÃO, o mundo não pode viver sem esse pássaro!” e um boato de que a frase era uma nova música da cantora Lady Gaga.
Não faltou muito e os veículos internacionais começaram a ir atrás do verdadeiro significado da frase, como por exemplo o conceituado jornal espanhol El País.


Nota-se que quase ninguém conhece o famoso narrador dos jogos da copa que de tanto falar coisas que nem merecem ser citadas, fez com que o país o fizesse esse “clamor” nas redes sociais.Não precisa nem falar como a Globo e o Galvão Bueno estão com essa situação toda. Tanto que os artistas da emissora carioca estão tentando, sem sucesso, reverter a situação colocando no Twitter a tag #FREE GALVÃO.


Como a Copa está só começando, esse assunto ainda vai dar muito o que falar ou, no caso do Galvão Bueno, esperamos que não fale mais nada. E para completar a piada, o locutor ainda pensa que é uma homenagem para ele. Então tá né...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Impossível não se apaixonar

Aproveitando o clima do dia dos namorados, encontramos uma ideia que foi feita por uma pessoa, mas que poderia muito bem ser usada a favor de uma marca. Para pedir uma moça em namoro e não passar o Valentine's Day sozinho, Johnny Skinner teve a ideia de fixar-se a um outdoor em Old Street, Londres. A ação foi cortesia da MasterCard, mas o que chamou a atenção mesmo foi o apaixonado.

A ideia surpreendeu e atraiu a atenção de muita gente como pedestres e motoristas. O inusitado e criativo pedido ganhou até site.



O bom é perceber que uma pessoa comum conseguiu fazer algo que muita agência almeja para um cliente. Já pensou essa ideia divulgando uma marca? Não é preciso falar que seria um completo sucesso!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Volta Ferrorama


"Quem nunca quis ter um Ferrorama?" Pois é, a Estrela está querendo trazer o famoso brinquedo do século passado para as prateleiras e assim fazer com que os fãs matem a saudade da brincadeira. Mas, o mais interessante é como a empresa está fazendo sua pesquisa de mercado e reposicionando o produto.


A iniciativa da Estrela se deu ao fato de centenas de amantes do brinquedo mandarem e-mails e correspondências à marca para retomar a produção do mesmo, tanto que fizeram uma comunidade no Orkut onde há mais de três mil participantes.

A ação totalmente interativa, desenvolvida pela DM9DDB e foi batizada de Volta Ferrorama, consiste num desafio onde 10 pessoas deverão fazer o trem do Ferrorama percorrer os 20 últimos quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela com apenas 110 metros de trilho, recolocando as pecinhas sem deixar o trem parar em nenhum momento, se a obterem sucesso na prova, terão o retorno do trenzinho ao mercado assegurado. Os escolhidos para cumprir a tarefa já estão na Espanha desde o começo da semana.

A campanha está toda voltada para as redes sociais, onde a prova está sendo transmitida via satélite pelo site, onde um GPS possibilitará que internautas acompanhem todo o trajeto e participem com vídeos, fotos ou pelo Twitter @voltaferrorama. As pessoas também poderão interagir com os competidores.


Isso só comprova que as redes sociais estão cada vez mais em alta e que com a utilização de forma certa pode gerar um resultado satisfatório tanto para a marca quanto para os consumidores.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

AUPP visita: Jurujuba


Semana passada, iniciamos a seção AUPP Visita com a Oficina de Idéias. Toda quarta-feira postaremos as visitas que estamos fazendo às agências do mercado regional.


Na quarta-feira passada, 01, estivemos na agência Jurujuba e conversamos com Bruno Benatti, um dos sócios, atuante na área de atendimento e que contou-nos sobre sua experiência no mercado de trabalho. Formado em Publicidade, disse que sempre gostou da parte de eventos e que não se imaginava em uma agência. Hoje, juntamente com seu irmão Matheus Benatti, comandam a Jurujuba.


Bruno nos recebeu em sua sala e nos contou um pouco sobre a agência.

AUPP - Há quanto tempo a agência está no mercado?
Bruno - Desde fevereiro de 2005.

AUPP – Por que a escolha do nome?
Bruno - O nome foi escolhido baseado em uma famosa praia de Niterói. E Jurujuba significa, em tupi-guarani, papagaio amarelo, por isso a razão do logo ser a ave.

AUPP – Quantas pessoas trabalham na agência e quais são os setores em que eles atuam?
Bruno – Trabalham dois no atendimento, um planejamento, um mídia/tráfego, um diretor de arte, assistente de arte/design, um diretor de web, um assistente de web e dois sócios.

AUPP – Qual a forma de seleção dos candidatos que concorrem a uma vaga?
Bruno – Para os candidatos concorrerem a uma vaga, basta mandar o currículo por email ou marcar algum dia. Havendo a necessidade, selecionamos.

AUPP – Além dos jobs, que outra forma a agência usa para se promover?
Bruno – Pela internet através do site

AUPP - Desde a inauguração, quais jobs tiveram mais destaque ou até viraram cases?
Bruno – Em 2007 foi realizada uma campanha em São Paulo que obteve muito sucesso – “Se tá na mão, veio de caminhão!”.

AUPP - O que a agência proporciona de diferente para seus clientes?
Bruno – O atendimento, pois quem fala são os próprios clientes. Procuramos atender às expectativas e solucionarmos o problema de comunicação da melhor forma.

AUPP – Quais são os principais clientes que a agência atende?
Bruno – NTC & Logística, DB TRANS, FETCESP, Grupo TT, Clínica Veterinária Guarany,Dental Shop e ZAHIL – Distribuidora de vinhos.


AUPP – A agência já desenvolveu ou desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Bruno – Desenvolvemos sim um trabalho junto ao SENAC por 2 anos. Por ano 1 aluno do curso MENOR APRENDIZ do SENAC passa um período dentro da agência vivenciando o dia a dia. Tendo funções e atividades para contar como currículo para o menor. Há 2 anos consecutivos recebemos o certificado de EMPRESA QUE EDUCA do SENAC.

AUPP – A agência já participou de algum festival? Ganhou algum prêmio?
Bruno – Participamos da FAM – APP Ribeirão e ficamos no shortlist em 2008. E também do FestGraf, ganhamos o bronze.

AUPP – Com que frequência universitários procuram a agência para conhecer ou procurar o trabalho?
Bruno – Com pouca frequência, geralmente mandam currículos e portfólios por email.

AUPP – Como o estudante pode ter acesso à agência?
Bruno – Basta ligar e agendar uma hora. Quem quiser também passar um dia na agência para conhecer um pouco do dia a dia da profissão também pode vir, mas é necessário marcar antes.

AUPP – A agência desenvolve algum trabalho na área de social media?
Bruno – Procuramos trabalhar com o Analytics para que os sites de nossos clientes estejam bem posicionados nos sites de busca. No Twitter, temos os perfis dos profissionais, não há um da agência.

AUPP – O que a agência faz para que os seus profissionais estejam sempre se atualizando?
Bruno – Nossos profissionais participam de eventos e sempre estão por dentro dos cursos para se atualizarem.

AUPP – Na sua visão, qual a importância da agência universitária na formação profissional?
Bruno – É muito válido, mas os Jobs deveriam ser externados e os alunos deviam ser tratados como profissionais como, por exemplo, todas as contas da universidade deveriam ser da agência experimental, não sendo necessário a universidade contratar os serviços de uma agência de fora.

AUPP – Vocês já participaram de eventos promovidos pelas universidades de Publicidade e Propaganda?
Bruno – Sim, da Semana Ceciliana do ano passado.

AUPP – O que você acha que falta na universidade como um todo?
Bruno – Acho que depende muito da faculdade, porém deveria ter um pouco de matérias práticas em cada área, não somente de criação, assim os outros alunos poderiam se especializar naquilo que pretendem trabalhar.

AUPP – Qual a dica que você deixa para quem está começando na profissão?
Bruno – Escolha uma área e se especialize nela. Dedique-se ao máximo.

AUPP – Indique um livro.
Bruno – Cartas a um Jovem Publicitário, de Roberto Dualibi e A Publicidade É Um Cadáver Que Nos Sorri, de Oliviero Toscani.

AUPP - Indique um filme.
Bruno – A Vida de David Gale (2003), com Kevin Spacey e Kate Winslet.

AUPP – Indique uma campanha nacional.
Bruno - A campanha nº 1 da Brahma.


terça-feira, 8 de junho de 2010

McIdeia feliz ou infeliz?


O McDonald’s tem veiculado um filme na França que tem dividido opiniões. O comercial intitulado de "Come as you are" foi criado pela agência A BETC Euro RSCG e aborda a temática da homossexualidade. A proposta é posicionar a empresa multinacional como "um lugar onde as pessoas são livres para serem elas mesmas".


Com a ideia, o McDonald’s dá um passo que pode ser levado tanto para o bem quanto para o mal. Embora o tema já seja muito discutido, a iniciativa da marca pode ser vista como preconceituosa, afinal, será que os homossexuais precisam de uma campanha dirigida especificamente para eles? Explico, será que as campanhas da rede já não atingem esse público? É necessário fazer essa separação?

Outro ponto que vale ser observado é que, embora o tema esteja tão explícito nos dias de hoje, ainda há uma discriminação por parte de muita gente, e a marca fazendo isso poderá atingir de forma negativa uma grande parcela da população, ou seja, o McDonald’s querendo agradar a todos pode, no final, não agradar ninguém.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bebê iPhone


As mídias alternativas estão sendo cada vez melhor exploradas. As marcas de camisinha estão inovando, a Durex nos prova isso. Um aplicativo muito bem bolado para o iPhone, até comparando àquele Baby Adopter do Orkut. A única diferença é que não é adotivo.

Realmente, uma boa ideia para convencer com que os homens usem camisinhas. Só de pensar que “atrasou”, já dá um friozinho na barriga, tanto nos homens quanto nas mulheres. Mas, o ponto principal é que muitos não pensam que poderão pegar doenças sexualmente transmissíveis. Um assunto que sempre é frisado, mas não com tanta interatividade. Acertaram na brincadeira, que se torna muito séria quando o bebê virtual vira seu filho após a “relação sexual” dos iPhones.

A criança te irritará, pedirá atenção e necessitará de cuidados, ou seja, tudo que um jovem realmente não quer para a sua vida tão cedo. E para conter todo esse papel de pai/mãe, é necessário comprar a camisinha Durex. Uma maneira divertida e diferente de vender um produto tão massificado, não acha?


quarta-feira, 2 de junho de 2010

AUPP visita: Oficina de Idéias

A estreia dessa nova sessão sobre mercado regional no blog tem por objetivo mostrar o que rola nas agências de publicidade de Santos, estreitando o espaço que existe entre os universitários e o mercado de trabalho aqui da região. Esperamos que vocês gostem e aproveitem as informações que aqui serão mostradas.

Na última segunda-feira, 31, nós estivemos na agência Oficina de Idéias e conversamos com Rafael Gonçalves, que estagiou no período de um ano e meio e se destacou na área de mídia. Ele se formou no final do ano passado e foi efetivado no começo deste ano.

Fizemos um bate-bola com Rafael, onde ele nos conta um pouco sobre o ambiente da agência e o seu funcionamento.

AUPP - Há quanto tempo a agência está no mercado?
Rafael - Está há 15 anos.

AUPP – Por que a escolha do nome?
Rafael - A escolha do nome foi baseada na frase: "A única oficina onde a ferramenta de trabalho é a criação e os veículos, de comunicação."

AUPP – Quantas pessoas trabalham na agência e quais sãos os setores em que eles atuam?
Rafael - 10 pessoas. Atendimento, criação, mídia.

AUPP – Qual a forma de seleção dos candidatos que concorrem a uma vaga?
Rafael - A escolha de novos funcionários acontece por indicação, pelo banco de currículos onde é feita uma seleção ou até mesmo nas faculdades.

AUPP – Além dos jobs, que outra forma a agência usa para se promover?
Rafael – Nossos meios de divulgação são: o site da agência e patrocínio de eventos como, por exemplo, os 10km da A Tribuna.

AUPP - Desde a inauguração, quais jobs tiveram mais destaque ou até viraram cases?
Rafael - Um dos jobs de maior destaque foi a campanha de inauguração reposicionamento do Anonimato Hotel de Campinas. O resultado foi tão bom que aumentou em mais de 100% o movimento do estabelecimento.

AUPP - O que a agência proporciona de diferente para seus clientes?
Rafael - O atendimento que é dado a ele. A agência procura dar sempre a melhor alternativa para solucionar o problema de comunicação.

AUPP – Quais são os principais clientes que a agência atende?
Rafael - Os principais clientes são Petrobrás e Porto de Santos.

AUPP – A agência já desenvolveu ou desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Rafael - Hope Day: evento de dança comandado pela professora Letícia Gazal para fins beneficentes em 2005.

AUPP – A agência já participou de algum festival? Ganhou algum prêmio?
Rafael - Só participou de festivais de Santos.

AUPP – Com que frequência universitários procuram a agência para conhecer ou procurar o trabalho?
Rafael - São poucos universitários que procuram a agência, a maioria dos currículos é recebida via internet, principalmente das cidades de Guarujá e São Vicente.

AUPP – Como o estudante pode ter acesso à agência?
Rafael - Pode ligar e marcar horário.

AUPP – A agência desenvolve algum trabalho na área de social media?
Rafael - Como é uma área nova, estamos começando a implementar.

AUPP – O que a agência faz para que os seus profissionais estejam sempre se atualizando?
Rafael – Procuramos sempre nos atualizar com pesquisas na internet sobre assuntos da área, como o festival de Cannes ou cursos de atualização para a área de criação.

AUPP – Na sua visão, qual a importância da agência universitária na formação profissional?
Rafael - A agência universitária é fundamental, pois nela se adquire contato com o cliente, ou seja, é um estágio sensacional.

AUPP – Vocês já participaram de eventos promovidos pelas universidades de Publicidade e Propaganda?
Rafael – Somente do Fest’up, promovido pela APP, na FAAP.

AUPP – O que você acha que falta na universidade como um todo?
Rafael - Faltam agências universitárias, que nem todas possuem, e mais aula prática.

AUPP – Qual a dica que você deixa para quem está começando na profissão?
Rafael - Correr atrás da bola, de estágios, independente se você está no começo do curso.

AUPP – Indique um livro.
Rafael - Administração de Marketing, de Philip Kotler.

AUPP – Indique um filme.
Rafael – À Procura da Felicidade (2006), com o Will Smith. Pela mensagem de determinação que ele passa.

AUPP – Indique uma campanha nacional.
Rafael - A nova do Doritos: “Quer dividir algo com seus amigos? Divida um Doritos.”, aquela onde os atores estão brincando de jogo da verdade.