Pages - Menu

terça-feira, 31 de agosto de 2010

AlmapBBDO: Entrevista com Cristina Chacon



Estamos muito felizes em comemorar o Aniversário do blog mostrando a vocês como foi a entrevista com a Cristina Chacon, Atendimento da AlmapBBDO. A sua estagiária, Bruna, também estava presente.


1. Fale um pouco sobre sua trajetória.
Cristina - Eu não pensava em ser publicitária, porque fazia faculdade de Administração e logo comecei a estagiar na Bombril. Foi muito bom o tempo que estive lá, aprendi muito durante 10 anos e acabei saindo como gerente de produto. Ofereceram-me trabalhar com publicidade e fui sem muita preparação, mas logo abracei a ideia. Tanto gostei que estou há 12 anos na AlmapBBDO e desde o começo com a Havaianas.

2. Como funciona essa ligação entre a agência e o cliente?
Cristina - Nós procuramos inovar e surpreender o cliente, fazer com que as ideias aconteçam, não deixamos ficar só no papel. Analisamos os bastidores da marca e o projeto para que o resultado seja viável e agrade o cliente.

3. Como é o relacionamento do atendimento e criação?
Cristina - Nós viabilizamos essa parceria com a criação e, principalmente, nos unimos com o planejamento para discutir as ideias juntos. Adoro palpitar sobre um job na criação. Aqui não tem problema com essa relação de atendimento e criação.

4. Como é o relacionamento do atendimento e mídia?
Cristina - Não adianta nascer e viver na criação, deve colocar todos juntos. Trabalhamos muito em equipe. É só saber a hora certa e conduzir. É como havia dito na criação, discutimos juntos. Não é porque é mídia que não pode ter uma boa ideia, pelo contrário, é muito importante que todos estejam a par do que está acontecendo.

5. Sabemos que a relação com o cliente é importante. Fale um pouco mais sobre isso.
Cristina - Temos que entender tudo que o cliente nos pede e, também, saber conduzir ele para a melhor forma de vender a sua marca. Claro que sempre há um planejamento por trás disso, para que assim a conversa com o cliente seja bem mais proveitosa e produtiva.

6. Como a Bruna conquistou essa vaga?
Cristina - Sabia que tinha encontrado a estagiária certa quando conversei com ela. Gostei do jeito dela, a tranquilidade e do fato dela já ter experiência de outra agência, saber como funciona. Mas acho que, principalmente, a afinidade foi um ponto em comum e contou para que pudesse conquistar essa vaga.

7. Bruna, conte-nos um pouco sobre a sua trajetória até aqui.
Bruna - Fiquei 3 meses na agência Euro e lá só atendia indústria farmacêutica. Tem coisas que só tenho a oportunidade de aprender aqui, porque indústria farmacêutica não trabalha com mídia, você só pode falar com o público final. Então aqui, na AlmapBBDO, eu estou aprendendo tudo, é muito legal. Sempre quis ser atendimento, agora então... Tem que ter muita paciência, saber explicar. A gente lida muito com a produção e eles estão na loucura, não fazem somente a Havaianas. Eles têm um monte de coisas, e se você souber chegar neles e explicar com paciência, eles te tratam super bem e você não tem problemas. Além de conseguir cumprir todos os seus prazos com os clientes.

Agradecemos a todos os leitores do blog e também àqueles que um dia já passaram por aqui. Obrigado, Cristina e Bruna, pela atenção dada e pela disponibilidade. Foi muito bom conversar com vocês.


Nosso aniversário foi hoje, mas o Especial sobre a AlmapBBDO ainda continua durante toda essa semana. Continue acompanhando e não se esqueça: Entre sem bater!

Missão Cumprida!

Hoje é um dia muito especial, o ENTRE SEM BATER está completando seu primeiro aninho. Falo assim, pois tenho um carinho muito grande por esse projeto que considero um filho. Uma criança com quem convivi no último ano e com quem passei maus e ótimos momentos. Maus foram os dias de incerteza, onde ninguém acreditava que ele iria sobreviver e ótimos foram os momentos em que ele tomou vida, cresceu e ganhou reconhecimento.

Quando recebi a função de cuidar do blog da AUPP, confesso não esperava que ele um dia fosse ter uma visibilidade tão grande, mas fiz cada post buscando esse reconhecimento, não apenas para mim, mas para toda a equipe. No começo éramos duas pessoas, eu e a Camila, mas o filho logo foi crescendo e precisamos de mais gente, aí entraram Lívia e Thays para somar no projeto.

Hoje, graças a seções como a AUPP Visita de Santos e de São Paulo, o filho alcançou um nível inesperado, sendo elogiado por grandes profissionais. É com muito orgulho e com a consciência limpa que hoje deixo a dianteira do ENTRE SEM BATER, com a certeza de dever cumprido. Agradecendo a todos os profissionais que nos concederam uma entrevista, uma visita, uma atenção e principalmente a todos vocês que nos acompanharam durante todo esse ano. O trabalho não termina por aqui, ao contrário, está apenas começando. Esperamos que essa porta esteja sempre aberta para lhe proporcionar conhecimento, ideias e entretenimento. Sinta-se em casa sempre e não esqueça ENTRE SEM BATER.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AUPP Visita: AlmapBBDO



O Especial de Aniversário está com força total. Só nessa semana teremos uma grande agência: a AlmapBBDO. Só pelo fato de ter sido considerada a Agência do Ano no Festival de Cannes e ter levado 15 Leões já explica. Lembrando que algumas das principais agências de São Paulo já passaram por aqui: DM9DDB, Talent Propaganda e Borghierh/Lowe.

Logo quando entramos sentimos um ar “clean”. Estávamos muito ansiosos para finalmente conversar com alguém da AlmapBBDO. A visita aconteceu pelo empenho da Assessora de Impressa, Annamaria Marchesini que foi super atenciosa e simpática. Nos recebeu e tivemos uma conversa bem descontraída. Foi graças à ela que tivemos a oportunidade de conversar com grandes profissionais da Almap e que fizemos as entrevistas que vocês irão acompanhar durante toda essa semana de aniversário como: Cristina Chacon (Atendimento da Havaianas), Guilherme Frioli (Coordenador de Mídia), Vanessa Marques (Arquiteta de Informação). Ficamos surpresos pela disponibilidade dos profissionais e pelo carinho com que fomos recebidos.

Foram dois dias que jamais serão esquecidos. O primeiro dia foi apenas um bate-papo, onde nos deixaram mais curiosos ainda para conhecer os profissionais e também a agência em si. No segundo dia (na semana seguinte), voltamos para matar a ansiedade. Os três foram pacientes, dispostos a responder às questões e até prepararam slides, um profissionalismo impressionante.


Adoramos a visita e durante a semana mostraremos a vocês a experiência de cada um. E para começar, amanhã a entrevista com Cristina Chacon.

domingo, 29 de agosto de 2010

Borghierh/Lowe - Premiações



Essa semana foi muito proveitosa, conhecemos duas grandes agências importantes. Porém, hoje faremos uma última homenagem à Borghierh/Lowe mostrando dois trabalhos premiados da equipe.

O primeiro é um filme produzido para o lançamento do aparelho de barbear Comfort 3 da Bic que ganhou Ouro no 4º WEB EXPO FÓRUM na categoria Varejo Digital com a campanha Bic Homem Bem Feito. O segundo trabalho foi premiado com Leão de Prata no Festival de Cannes desse ano na categoria Filme. Foi produzido para divulgar os detergentes Skip Black and White, da Unilever argentina. Vale ressaltar que foi a única agência brasileira a ganhar essa premiação.

Bic Homem Bem Feito - Ouro

O filme, para o lançamento do aparelho da Bic, foi gravado em um cenário de restaurante, onde um homem e uma mulher estão em um encontro, até que de repente ela grita: ”olha a barata”. Esse grito dá início a uma sequência de três reações diferentes do mesmo homem e leva quem está assistindo a dar boas risadas.



A forma engraçada que foi dada ao filme é para mostrar como deve ser um homem bem feito, associando ao Bic Comfort 3, pois homem bem feito é sem exageros, na medida certa.

Confira também o making-of do vídeo:



Skip Black and White - Prata

O filme começa com a narração de uma história que deixa as pessoas atentas nos desenhos que vão se formando. Quando o filme parece ter terminado, aparece uma legenda convidando-as para que prestem atenção na parte branca, então começa a “brincadeira”.



No final do vídeo é revelado que o branco e o preto são histórias diferentes, assim como os dois detergentes, pois cada um foi feito para ser usado de acordo com a sua cor. Não é à toa que foram premiados, pois o filme foi muito bem produzido e faz com que a pessoa se divirta e fique curiosa para entender do que se trata.

Agradecemos ao Pedro Cobertt pela atenção dada, pela oportunidade de ter conhecido seu trabalho e por nos apresentar um pouco mais sobre a Borghierh/Lowe. Esperamos que as dicas do Pedro possam ajudar vocês.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Borghierh/Lowe - Entrevista com Pedro Cobertt



Nessa sexta, 27, falaremos sobre a oportunidade que tivemos de conversar com o Pedro Cobertt, redator da Borghierh/Lowe. Falou sobre a sua trajetória, sua vida pessoal e deu algumas dicas para os futuros redatores e publicitários. Esperamos que gostem da entrevista.



1. Fale sobre o Pedro Cobertt.
Sou de Campinas, me mudei pra cá de 17 pra 18 anos. Tenho quatro irmãos. Não durmo, isso é um defeito, mas ao mesmo tempo vejo como uma qualidade, durmo de 4 a 5 horas por dia. Já fui maratonista, mas não tenho corrido com muita frequência por falta de tempo. Leio absurdamente o dia inteiro, principalmente em outras línguas, porque acho que conhecimento é importante, principalmente o redator que não pode ser nem um pouco mal informado. Comecei em propaganda numa agência em que meu chefe era presidente, o José Borghi, na Léo Burnet. Fui para a Age logo no início e depois fiquei um ano na W/Brasil trabalhando com o Washington Olivetto, e de lá vim para a Borghierh/Lowe.

2. Como funciona a ‘dupla de criação’ aqui na agência?
Já trabalhei em trio, aqui na agência trabalhamos em dupla. Mas tenho muita sorte por ter grandes profissionais do meu lado. Acho que a pessoa tem que ser independente, não sou um cara que logo no começo de um Job sento para trabalhar com minha dupla, gosto de me concentrar sozinho antes. Faço com que o diretor de arte também escreva, assim como eu opino nos layouts. A dupla nada mais é do que dividir um pouco as responsabilidades. Nunca faço um Job por vez, recebo vários e se você não tem alguém pra te ajudar fica mais difícil. É um trabalho gostoso que requer muita quantidade, assiduidade e dedicação. Entro cedo e saio tarde. Trabalho muito com o planejamento também, porque assim as ideias ficam mais concisas.

3. Onde você busca inspiração?
Depende do Job, porque cada um é uma nova realidade. Atendo banco, absorvente, carro, cerveja, sabão em pó. É importante você manter o hábito de ler. Não pode ficar focado numa coisa só, por exemplo, propaganda você acaba ficando igual a todo mundo, não adianta ser machista tem que ver Sex and the City, porque acaba aprendendo muita coisa de mulher. Sou contra publicitário ser tudo igual, acaba criando um biótipo. Gosto de atirar pra todos os lados, porque é importante você saber de tudo um pouco. Não fica na mesmice, não fique só na Luciana Gimenez, tem que assistir a novela das 9. Mas não tem algo em específico.

4. Foi a primeira vez que você participou do Festival de Cannes? Como foi a sensação?
Não foi a primeira vez, mas a primeira que eu senti que levei algo relevante, diferente. A sensação é ótima, principalmente porque é um filme e é muito difícil ganhar essa categoria aqui no Brasil. Sinto o dever cumprido, porque um publicitário de elite deve ter obrigatoriamente alguns prêmios no seu currículo. O mais bacana é você saber que conseguiu aprovar um bom trabalho com o cliente, o que é muito difícil hoje em dia. Perco mais tempo convencendo o cliente com uma boa ideia do que ter uma boa ideia.

5. Vocês trabalham com as redes sociais?
Todos pensam juntos e em redes sociais não é diferente. Infelizmente, no mercado brasileiro a gente não consegue fazer nada só em cima de rede social, porque não é fácil dobrar o brasileiro, mas tentamos fazer com que isso seja natural. Todas as campanhas acabam tendo ações nas redes sociais. Tanto que pegamos 4 blogueiras (uma delas está na MTV, a Mari Moon), colocamos no SPFW para observar o desfile e logo que elas chegavam em casa comentavam sobre as Melissas nas redes sociais. Deve-se trabalhar de uma forma natural e se você forçar, fica com cara de propaganda “falsa” ridiculariza a marca. Tentar tapear gente mais nova é a coisa mais ridícula do mundo, porque é o povo que mais entende de redes sociais e entende dessa tecnologia. Por exemplo, o caso do Twix. Quem trabalha com isso tem que ter cuidado.

6. Como funciona para uma pessoa ter acesso à agência?
Eu vejo pasta com o maior prazer, quase uma por dia. E é até bom pra mim, porque eu acabo ‘conversando’ e aprendendo. Pra mim é bom porque eu acabo vendo pessoas com cabeças diferentes, ideias diferentes. Lembrando que, a palavra de ordem para sua pasta é diversidade.

7. Sobre a crise criativa no Brasil, o que você tem a comentar?
Acho que não é a crise criativa, é que muitas vezes nós ficamos em cima de coisas pré-determinadas. Tenho alguns amigos que trabalham em Londres que acham que o anúncio não é mais uma coisa tão relevante. Por exemplo, há uns 2 meses atrás eu e o meu amigo passamos 10 dias em Londres criando um Job e trabalhamos com muitas duplas de outros lugares como: Tailândia, Singapura, República Tcheca. E eles tinham uma admiração pela direção de arte do brasileiro, por causa de pessoas competentes, de grandes agências. A admiração é tão grande que chega a comover. Só que eu acho que falta darmos um passo a diante. Então, não é que o Brasil passa por uma crise criativa, é que as pessoas estão indo sempre para o mesmo lado. Não procuram conhecer novas formas de publicidade.

8. Indique um livro.
O Estrangeiro, de Albert Camus. A forma como ele escreve é instigante, diferente.

9. Indique um filme.
Não tem “um filme”, até mesmo porque minha mulher diz que eu sou o cara mais eclético do mundo. Mas um que eu gostei foi o Vicky Cristina Barcelona (2008), e outro que também posso citar bem legal é o Toy Story 3 (2010) que é um filme bom pra caramba.

10. Indique um site.
Existem vários. Acho que as pessoas não podem ter uma única forma de informação. Entrem em sites de revistas, jornais, procurem saber o que acontece lá fora e o que os outros falam do Brasil.

11. Indique uma campanha nacional.
As campanhas que mais me chamam a atenção são: Brastemp, Havaianas e a dos Mamíferos da Parmalat.


Foi muito gratificante para nós mostrar um pouco mais sobre esse grande profissional. Parabéns ao Pedro e amanhã tem mais Borghierh/Lowe.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AUPP Visita: Borghierh/Lowe



Faltam 5 dias para o aniversário e continuaremos postando sobre as agências de São Paulo. Hoje, é a vez da Borghierh/Lowe receber uma singela homenagem da AUPP. Conversamos com o Pedro Cobertt, redator, que ganhou o Leão de Prata em Cannes, na categoria Filme. Ele logo se disponibilizou, e vocês poderão ver a entrevista amanhã aqui no blog.

Ao entrar na Borghierh, você sente um ar mais descontraído, talvez por causa das cores quentes ou das Jabulanis espalhadas pelo chão revestido de grama sintética.


Fomos para uma sala de reunião, onde Pedro nos contou um pouco sobre sua trajetória e sobre a agência. Conhecemos todos os departamentos, enquanto isso, as pessoas estavam bem concentradas no que faziam. Surpreendemos-nos com a disponibilidade que os funcionários têm de conversar com os Diretores/Sócios. A porta fica aberta para qualquer pessoa entrar, desde o estagiário até os outros cargos superiores.

Além disso, tem uma mesa de sinuca, mesa de pebolim e um aparelho de som que colocam, de vez em quando, umas músicas pra tocar durante o almoço. Ou seja, um ambiente bastante descontraído para se trabalhar.


Para conhecer mais, veja a entrevista amanhã.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Talent Propaganda - Cannes 2010



Para encerrar a homenagem à Talent, selecionamos algumas peças de destaque. A agência ganhou nesse ano dois prêmios com o mesmo cliente: Bota Sete Léguas. Vale a pena ver essas peças que levaram Leões no Festival de Cannes na categoria Press e Outdoor.

Categoria Press: Trabalhadores - Prata


Nessa situação, encontramos o boneco de neve com a bota no fogo. Fizeram uma brincadeira com o “frio no calor”, que mesmo assim continua protegido porque está com as botas. A ideia é inovadora para vender botas de borracha.


Nessa, o homem é feito de papel e está na água. Se não fossem as botas ele não poderia pescar. Uma mistura de brincadeira e ao mesmo tempo seriedade.


E por último o boneco feito de bexigas no meio dos cactos. Novamente reforçando a ideia de proteção que as botas proporcionam. Sem contar no título trabalhadores que relaciona os personagens com profissionais: bombeiro, pescador e carpinteiro.

Categoria Outdoor: Inimigos - Bronze


A direção de arte do anúncio não deixou que os detalhes fossem esquecidos, desde a escolha dos elementos até como a maneira que iria brincar com o público. Nessa peça, eles mostram que os pés são tão sensíveis que estão sujeitos às ameaças do cotidiano, assim como um peixe está em perigo pelo simples fato de atrair o olhar do gato.


As ameaças não param em um simples aquário, estão presentes em todos os lugares e em diversas situações. Podemos notar nessa peça como as ameaças do dia-a-dia nos surpreendem quando menos esperamos.


E para enfatizar a ideia de que perigos podem vir de qualquer lugar, nessa ilustração os monstros estão prontos para atacar uma cidade inteira e podem fazer estragos. Imagine o que uma ferramenta pode fazer com os nossos pés e somente com as Botas Sete Léguas o pé está em segurança.

Agradecemos a oportunidade dada pelo Gui Loureiro de conhecer um pouco mais sobre a Talent Propaganda e sua carreira. Esperamos que através desses posts vocês possam ter aproveitado e aprendido sobre essa agência.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Talent Propaganda - Entrevista com Guilherme Loureiro



Guilherme Loureiro, com apenas 28 anos, é o atual Gerente de Mídia Digital da Talent. Há dois anos ele começou a organizar um evento chamado Happy Hour do Mercado Digital, um encontro que reúne as pessoas para fazer networking. Começou com 16 participantes, mas chegou a ter 500 em uma das edições. E por meio deste evento, obteve um destaque maior na comunidade de mídia eletrônica.

Depois de algum tempo, do sucesso que foi o evento, Gui Loureiro resolveu criar uma comunidade com o mesmo intuito do evento: reunir pessoas para fazer networking. E foi onde surgiu o HHMONLINE (Happy Hour do Mercado Online), que hoje conta com mais de 1.600 profissionais da área de publicidade digital.
Mesmo entre tanta correria, Guilherme Loureiro reservou um tempo para nos receber e contar um pouco mais desse mundo digital e das mídias on-line que vem estruturando dentro da Talent.

1. Fale um pouco sobre o profissional Gui Loureiro.
Fiz faculdade na ESPM e queria ser da área de criação/redação, mas percebi como era complicada. Então, parti para mídia que é dividida em três áreas, me especializei em planejamento. Comecei na parte de mídias on-line no Busca Pé, depois na Atrativa, Click Jogos e hoje sou gerente de mídia on-line da Talent. Cuido das redes sociais, mobile e advertising.

2. O trabalho on-line era estruturado desde o começo?
O propósito é trabalhar junto com o off-line, mas ele vem perdendo força, então pegamos investimentos de outras áreas. Temos um exemplo recente de um cliente que trabalha com o on-line, o Banco Santander. Mas há essa integração entre off e on, uma comunicação 360°.

3. Como você pode usar as redes sociais a favor da publicidade?
Primeiro que, estar nas redes sociais é uma obrigação. É importante para escutar o que o cliente quer. Saber sua opinião é conversar de uma forma mais descontraída e dependendo do usuário, criar formas diferentes de SAC.

4. Cite outra marca que trabalha com on-line.
A Net é um exemplo, pois trabalham com as redes sociais, são dois twitter’s: o oficial e o SAC. Além do facebook e o FAQ.

5. Indique um site.
Sou apaixonado por game advertising, mas gosto de escrever algumas coisas sobre cinema, livros e redes sociais no nosgeeks. A rede social começou, pra mim, como uma brincadeira quando trabalhava no TV1. Fomos para o bar com 15 pessoas e assim começamos a pensar em informações que poderíamos passar no site, através de vagas, vídeos interativos.

6. Qual o perfil do profissional que trabalha na Talent?
Um profissional que deseja trabalhar aqui deve ter, no mínimo, vontade. Na parte de internet, precisa ser matemático, estatístico e analítico. Na área de social media, precisa saber de tudo um pouco, tem que estar antenado, buscar informações, saber um pouco de jornalismo, mídia e, principalmente deixar de ser preguiçoso.

7. Como faz para ter acesso à agência?
Não tem mistério. Só mandar e-mail ou ligar. Não pode ter medo de arriscar e conhecer pessoas (networking).

8. Como faz para estagiar aqui na agência?
O antigo estágio morreu, hoje está cada vez mais concorrido. Por isso, logo que aparece uma oportunidade grande, deve correr atrás e não fazer o convencional. Mostre o novo, o diferente.

9. Qual a dica que você deixa para quem está começando?
Você deve ter objetivo e planejar o que você quer. Procurar lugares que gerem crescimento e oportunidade. Relaxar, pensar no cliente e sempre procurar o melhor para ele. Pense como um todo.

10. Indique um livro.
É um livro de auto-ajuda, mas muda a visão de vida: Pai rico, pai pobre de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.

11. Indique um site.
Olivreiro que trata sobre discussão de livros.
Olhar digital trata sobre linguagem digital.

12. Indique uma rede social.
Minha rede social que fala sobre música: papolog.

13. Indique uma campanha nacional
Uma campanha do viajante Mastercard que começou no on-line, pois as pessoas davam dicas de onde iam.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AUPP Visita: Talent Propaganda



O aniversário está rendendo muito mais do que imaginávamos. Já passaram pelo Especial: DM9DDB, Circuito Digital, Editora Referência e Estúdio Colletivo Design. Hoje, teremos uma prévia sobre a Talent e amanhã a entrevista com o Guilherme Loureiro. Mas aguardem porque ainda nessa semana, Borghierh/Lowe.

Quando chegamos ao prédio sentimos um clima mais sofisticado. Ao entrar na agência tivemos certeza. Esperamos em uma sala maravilhosa dando vista para a avenida e, durante esse tempo, notamos a seriedade dos profissinais. Ficamos admirados com o ambiente. Os detalhes não são só detalhes, tem até uma parede escrita “TALENT” com grafiato:


Outra com uns dizeres sobre como funciona a agência. Tiramos uma frase desse texto: “É preciso ter consciência de que o ato de trabalhar não é a coisa mais importante que se pode fazer nesta empresa“. O trabalho é apenas a consequência.

A agência nos dá uma impressão de ser tradicional, mas ao conversar com o Guilherme notamos que nem tudo é o que parece ser. Veja amanhã aqui no blog a entrevista completa.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Estúdio Colletivo Design - Trabalhos Inesquecíveis



Hoje, infelizmente é o último dia do Especial Colletivo. Mostramos um pouco sobre o Estúdio, a entrevista com a Vanessa e o Renato e continuaremos com os trabalhos. Não tem como não se surpreender com a arte, principalmente com a ilustração.

Notamos que além de ser um ambiente descontraído, existe muita seriedade e dedicação por parte da equipe. Selecionamos algumas marcas famosas que os mesmos já atenderam.

Editorial Capricho - 2008




O Estúdio fez uma ilustração para o editorial da revista Capricho que tratava sobre adolescentes e jovens com problemas de insônia.Eles abordaram o assunto sério de uma descontraída e irreverente.

Kuat – Santa Clara Nitro- 2008



Convidados pela Santa Clara Nitro para participar da nova campanha do refrigerante Kuat, o Estúdio Colletivo teve a oportunidade de criar 2 embalagens e o material para a campanha. A equipe deu um toque a mais nas embalagens do Kuat.


Vodka Absolut Brasil – 2007


A Absolut Brasil promoveu uma exposição e convidou 12 artistas para customizar suas garrafas com o tema: Brasil. O estúdio Colletivo estava entre os convidados e desenvolveu sua arte baseado nas obras de Tarsila do Amaral com o tema: Absolut Flora Brasilis 22, onde eles mostram a diversidade que o nosso país tem através das cores e do design despojado.

Kit Heineken - 2009


Para a bebida Heineken o pessoal do Colletivo se inspirou nas bonecas russas Matrioska e desenvolveu um kit que contém: caixa, material gráfico explicativo, pôster e um cartão fidelidade. Muito boa a sacada que tiveram, pois além da parte gráfica houve uma complementação do projeto.

Esperamos que tenham gostado dessa semana e aprendido com esses profissionais, pois essa equipe só tem a ensinar. Parabenizamos o Colletivo pelos trabalhos e pela trajetória profissional.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estúdio Colletivo Design - Web



Para continuar a semana do Estúdio Colletivo Design, continuaremos a mostrar um pouco mais a vocês o que eles proporcionam de tão diferente, pois sabemos que o Colletivo é um grande estúdio de Designers.

Já falamos sobre a parte de Web que vem crescendo cada vez mais. Hoje, decidimos mostrar uns trabalhos que realizaram e obtiveram um grande sucesso.

Cavalera - Verão 2010


Foi criada para a Cavalera nesse verão de 2010, o site em stopmotion. Tudo combinando com a proposta. Vale a pena conferir o resultado clicando na imagem.

Juliana Jabour


Como já havia citado, o Colletivo atende a Juliana Jabour. Toda a parte relacionada à internet é feita por eles, e por sinal, muito bem.

Movimento Canarinho - Nike - 2010


O Movimento Canarinho foi feito como uma ferramenta, onde a pessoa ao se cadastrar irá receber um convite em formato de vídeo para participar do movimento. Teve até um aplicativo da rádio Canarinho para o iPhone complementando o projeto. Foi um grande sucesso para o Estúdio.

Parabéns a todos pelos trabalhos muito bem sucedidos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estúdio Colletivo Design - Entrevista com Vanessa Queiroz e Renato Campana



Vanessa Queiroz cursou Design pela Universidade Anhembi Morumbi em 2003. Ressalta que a maioria das pessoas que hoje compõem o Estúdio se conheceram na faculdade e que isso foi muito importante, principalmente os trabalhos e as matérias que a ajudaram para se aprofundar no assunto. Renato Campana fez 3 anos de Design Gráfico no Senac. Ele acredita que a faculdade não supre as necessidades de aprendizagem, pois existem outros lugares para se aprender a profissão que escolheu.

Vanessa e o seu sócio Marcelo decidiram abrir o Estúdio no final do ano de 2003, pois já estavam fazendo alguns freelances e tendo um bom resultado. Mas o Estúdio nasceu apenas como uma ideia, sem planejamento, sem administração, só com os sócios se ajudando, com a cara e a coragem.


1- O foco não é trabalhar com publicidade, mas acaba acontecendo. Fale um pouco mais sobre.
Vanessa - Quando começamos, precisávamos trabalhar e usar nossas habilidades. Pegávamos clientes pequenos e querendo ou não acabávamos indiretamente na publicidade. Hoje, como temos a parte de web, trabalhamos com isso e estamos indo além. Mas isso não nos torna uma agência.

2- Vocês já comentaram que fazem o que o cliente pede e mais um pouco, não ficam presos só naquilo. O que podem comentar sobre?
Vanessa - O cliente chega e fala o que quer, mas nem sempre é aquilo que precisa. Tem que explicar para ele os melhores caminhos e o porquê. Acaba sendo um trabalho didático.

Renato - Vira um exercício pra gente, porque não tem sentido entregar uma coisa redonda. É muito mais fácil saber o mais complicado, assim as coisas mais difíceis acabam virando mais fáceis. Nem sempre o mais complicado é o que o cliente precisa.

3- Quantas pessoas trabalham aqui e em que área elas atuam?
Vanessa - Existem as divisões, mas as pessoas transitam nas outras áreas. Tem a parte de ilustração/parte gráfica (6), web/criação (4), mídias sociais (2), programação (3), atendimento (4), financeiro (1), secretaria/atendimento (1).

4- Qual o trabalho de maior destaque?
Vanessa - Sem dúvidas o da Pepsi nos fez ter uma grande visibilidade. E logo apareceu a Nickelodeon, nosso cliente. Mas um trabalho em específico não tem, tudo foi consequência do que foi feito.

5- Como funciona o trabalho nas redes sociais? Vocês atendem alguém?
Renato - Atendemos muito a área de moda. Cuidamos de toda parte da internet da Juliana Jabour, uma estilista muito famosa. Nós estamos crescendo gradualmente nessa parte. Tem que ser usada da forma correta.

6- Como surgiu essa ideia de montar um estúdio com esse estilo "Colletivo"?
Vanessa - Nós temos quatro sócios que são muito família e isso reflete nos funcionários. Outra coisa que a gente se questiona diariamente é: se esse é o jeito certo ou errado. É uma bagunça organizada, cada um sabe a sua função e depende muito do bom senso. Existe uma hierarquia, mas todo mundo pode dar opinião e falar. No começo era muito mais livre e hoje é bem mais organizado, mas isso não muda a cara do estúdio.

7- Como o aluno faz para conhecer o estúdio, mandar um currículo/ portfólio? Através de e-mail, vindo pessoalmente ou através das mídias sociais?
Vanessa - Pode ser das três formas. Vocês mesmo não sentiram dificuldade alguma em conseguir marcar um horário conosco, muitas vezes é a própria pessoa que cria barreiras para entrar em contato. Dificilmente as pessoas não conseguem falar com a gente, pois nós abrimos todos os dias a caixa de mensagem e respondemos os e-mail’s.

Não gostamos quando vem currículos sem revisar o português ou quando indicam todas as escolas que já estudaram. O que nos interessa é o trabalho da pessoa e não a escola que estudou.

8- Qual a dica que vocês deixam para quem está começando agora e quer trabalhar com design?
Renato - A base é trabalhar sem ganhar dinheiro, porque se você entra pensando que vai ganhar super bem logo de cara, está na carreira errada.

Vanessa - E outra, reserve a tarde para estudar, porque se você tem tempo e pode, busque aprender. Não deixe de fazer isso, conheça coisas novas. Eu não tinha tempo para estudar porque passava as tardes na faculdade, era o único lugar que eu tinha acesso às palestras e às novidades.

A primeira pergunta que você tem que se fazer é: onde eu quero chegar? Se você quer ser diretor de criação, então deve fazer de tudo para conseguir alcançar o seu objetivo. É claro que haverá momentos em que você vai ter que abdicar de muita coisa.

É bom você fazer bastante trabalho pra si mesmo, fazer o que você gosta. E saber o que se passa pelo mundo, não dá pra se fechar em uma caixinha. Tem que ser humilde e sempre pensar que se um trabalho ficou bom, podia ter saído melhor.

Lembre-se: A faculdade é a pontinha de tudo, você não pode sair dela, pegar o diploma e achar que faz qualquer coisa.

Renato - E você tem que saber valorizar quem sabe mais, não tem nada de errado em você reconhecer isso e falar: “ele sabe mais do que eu, vou colar nele e aprender tudo o que eu puder”. Em todas as dificuldades que passei, sempre tinha um cara que eu olhava e admirava.

E não importa se o cara não te dá a mínima e não quer ensinar, preste atenção no trabalho dele e absorva o que puder. Você tem que entender qual é a sua posição naquele lugar e, dessa posição, conseguir tirar as melhores oportunidades.

Vanessa - Sem contar que não tem essa de escolher ou classificar cliente. Não é só porque é a padaria da esquina que você vai fazer qualquer coisa, tem que pensar: "o que eu posso fazer pra essa padaria da esquina se destacar"? Esse é o papel da publicidade.

9- Qual livro você indica?
Renato - How To Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul do autor Adrian Shaughnessy. Esse livro me ajudou muito a entender qual o meu papel dentro da sociedade.

10- Qual site você indica?
Renato - Além do site do Colletivo, um bem legal de entrar é o FFFFOUND.


Agradecemos desde já o pessoal do Colletivo que nos recepcionou tão bem e proporcionou uma tarde bem descontraída. Valeu!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estúdio Colletivo Design - Embalagens Pepsi Max 2006



Para continuar a semana, voltamos em 2006 para mostrar a vocês um trabalho de grande sucesso da Colletivo. Foram feitas três embalagens para a Pepsi Max com os temas esportes e música.

Pepsi Max - 2006


A ilustração mostra a força dos jogadores de futebol americano em relação ao refrigerante, além de transmitir a sensação de movimento, como se você tomasse Pepsi e ficasse mais ligado.


Pode-se notar a ideia que a ilustração proporciona. O jogo de futebol futurista está muito bem feito e passa uma energia e força para a marca.


Nessa, podemos ver o poder da música que nos dá um ar de descontração e divertimento, com uma ilustração totalmente dinâmica.

Essas peças nos inspiram, principalmente para os ilustradores e até para quem gosta e/ou se interessa por arte. Sempre utilizando as cores da Pepsi, sem tirar a sua identificação, de forma a trazer a marca mais perto do seu consumidor. E é assim que eles vêm fazendo em todos os seus projetos.

Se quiser saber mais sobre o Estúdio, amanhã sairá a entrevista com Vanessa Queiroz e Renato Campana, passando suas experiências profissionais.

Invadindo o Campus



Depois que a web 2.0 tomou conta da cabeça dos jovens, poucos dão atenção para a mídia impressa, afinal de contas, um dos motivos da web atrair cada vez mais as pessoas é a interatividade que ela proporciona ao público. Pensando nisso, o Jornal A Tribuna ao longo desses últimos dias vem criando ações para divulgar o seu novo caderno.



E na última sexta-feira, 13, foi a vez dos universitários da Unisanta participarem desta ação. Promotores do Jornal “invadiram” os pátios da universidade distribuindo exemplares do caderno que se chama Campus. Para isso, tiraram fotos dos estudantes e os presentearam com um pocket show da banda Elektra.



O diferencial desse caderno é a maneira com que ele traz a informação para o seu público alvo, que são jovens de 16 a 24 anos. Não é apenas mais um jornal escrito de forma descontraída, ele traz o mundo virtual para o leitor através de um hotsite e um blog que funcionarão como suplemento para as matérias impressas, além das demais redes sociais: facebook, twitter e orkut.

A web 2.0 está revolucionando as diversas formas de mídias, inclusive as impressas como o jornal.

A questão é: Qual será a nova forma que os jornais encontrarão para interagir com o seu público? E você o que acha?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

AUPP Visita: Estúdio Colletivo Design



A proposta do aniversário continua. A partir de hoje, mostraremos um pouco mais sobre o Estúdio Colletivo Design. Tivemos o privilégio de ir ao estúdio em que muitos tinham curiosidade de conhecer e agradecemos a disposição da equipe.

Chegamos ao Estúdio, ou melhor, numa casa aconchegante, e esperamos na sala de reunião, onde nos deixaram super à vontade. Vimos os quadros que eram os trabalhos de destaque enquanto esperávamos. O encontro foi marcado no horário do almoço e para nossa surpresa, toda equipe almoça no próprio estúdio, como uma grande família.

Até aqui, tínhamos conhecido a sala de reunião e a cozinha, um lugar tranquilo, caseiro e alegre. O ambiente de trabalho é um sonho para qualquer profissional, seja de arte ou não. A Vanessa e o Renato nos levaram até uma sala em que ficam os sócios. Ficamos sentados de uma forma descontraída para conversar. Vale ressaltar que eles não só trabalham com a ilustração, mas com a parte de Web também.




A sala é toda decorada com quadros, bonecos, objetos, ou seja, todo o estúdio respira criatividade. O que achamos fora do comum foi a presença de dois seres muito queridos por todos: um cachorro e uma cadela.




Agradecemos a atenção dos dois, muito acessíveis e simpáticos. Adoramos ter conhecido o Estúdio, nos divertimos bastante, conversamos sobre tudo um pouco. Para saber mais sobre a nossa visita ao Estúdio Colletivo Design não deixe de conferir a semana que dedicaremos à eles.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sr. Armando Ferrentini – Editora Referência

Durante as férias, visitamos algumas agências e a Editora Referência, que é especializada em publicações do gênero. Tive a oportunidade de entrevistar o presidente da empresa, Armando Ferrentini que, aos 65 anos, me recebeu na sala de reuniões da empresa e com toda atenção e me contou um pouco mais sobre a sua carreira.

Aos 17 anos, encontrou uma profissão. Trabalhou alguns anos em agências, até que foi chamado para ser o responsável pela inauguração do Departamento Comercial do Diário Popular (hoje chamado de Diário de S.Paulo) que era voltado para a publicidade. A equipe comandada por ele foi um sucesso e o Diário se tornou em um dos jornais mais importantes de São Paulo, e foi lá que Armando Ferrentini começou a exercer a atividade que se tornaria a sua profissão: o jornalismo. Hoje além de Presidente da Editora, Armando é também conselheiro da ESPM.

1 - Há quanto tempo as revistas e o jornal estão no mercado?
Somos pioneiros no gênero, a revista Marketing está há 43 anos no mercado, a revista Propaganda há 54 anos e o jornal Propaganda & Marketing está há 45 anos circulando.

2 - Quantos funcionários trabalham na editora?
Ao todo são 100 funcionários, divididos entre as redações das nossas publicações.

3 - Quais os principais produtos da editora?
Temos o jornal Propaganda & Marketing (Propmark), revista Propaganda e revista Marketing.

4 - A editora desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Sim, chama-se Marketing Best Responsabilidade Social, criado em 2002.

5 - O que você pode dizer sobre Semana Internacional de Criação Publicitária?
O evento é destinado aos estudantes e profissionais da área. Já contou com o apoio da DM9DDB, UOL, ESPM e Africa. É uma semana de evento, em que procuramos trazer conceituados profissionais da área não só do Brasil, mas de vários países. Geralmente trazemos alguém que foi premiado no Festival de Cannes.

6- Vocês costumam participar de muitos eventos da área?
Participamos de vários eventos nacionais e internacionais. Inclusive organizamos importantes premiações, como Marketing Best. O Propmark faz a cobertura desses eventos. Esse ano tivemos 10 profissionais cobrindo o Festival de Cannes.

7- Como é participar do Festival de Cannes?
Ótimo! Um verdadeiro aprendizado. Já participei de 36 festivais e cada vez aprendo algo novo, sem falar que você acaba conhecendo criativos de várias partes do mundo. Os melhores estão lá. Sinceramente, recomendo mais um Festival de Cannes do que quatro anos de faculdade, no que diz respeito à criação. Quando tiver uma oportunidade de ir, não a deixe escapar, vale muito a pena.

8- O que aconselha para os jovens?
Aceite qualquer emprego em agência, lá você ficará perto das pessoas de talento e irá aprender muito com eles. Leias as publicações especializadas e participem dos festivais de comunicação para conhecer os profissionais de perto e fazer networking.


Frases do presidente Sr. Armando Ferrentini:

“Cannes é aprendizado, um verdadeiro festival de idéias.”

“Mais vale aprender do que ser ensinado.”

“Talento: 95% transpiração e 5% de inspiração.” (Thomas Edson)

“Tenha persistência e não desista nunca.”