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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - André Reis, Especialista em Design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi 28/09 Manhã

André está mestrando em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2011). Também atuou como assistente de arte na Enfoque Comunicação/Jornal Boqueirão. Docente nos cursos Técnicos de Informática e Informática para Internet na Escola Técnica Aristóteles Ferreira e nos cursos de Graduação em Produção Multimídia e Jornalismo da Universidade Santa Cecília desde 2008.

Como você e todas as pessoas a sua volta entendem um semáforo? Possui algum texto ao lado dele que indica que o vermelho para e no verde prossegue? É claro que todos nós sabemos que não há texto algum, pois a imagem fala por si só, “lemos” essa informação através das cores que ele apresenta.

E é justamente isso, de utilizar a imagem para passar alguma informação que chamamos de “Infografia” (o tema da palestra de André). Essa maneira de comunicar parece algo novo, mas não é. Conforme o palestrante, desde a antiguidade, com os desenhos de animais nas cavernas como meio de comunicação, já existia a infografia.

O primeiro tipo de imagem como informação, foi um mapa.

E qual a relação disso com a publicidade? Os anúncios, ou filmes publicitários utilizam muito dessa forma para passar a mensagem do produto, pois as imagens os tornam mais interativos e chamam mais atenção. Com isso, André encerra a palestra exemplificando essa relação através de filmes e anúncios.

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - Fabrícia Navarro, Atendimento na Leo Burnett Tailor Made em SP 27/09 Noite


Clientes atendidos: P&G (Gillette, OralB, Duracell, Wellaton, Koleston, Always, Head&Shoulders), Caloi, Semp Toshiba, Claro, Vivo, Ri Happy entre outros.

Fabrícia trouxe para nos na noite desta quinta feira 27, uma breve apresentação de sua biografia, mostrando onde trabalhou durante a sua carreira profissional e as experiências que teve durante esses 16 anos de publicitária. Começou como estagiária na agência Talent, foi trainee/assistente,supervisora de contas na Toró, supervisora de contas na Talent, diretora de atendimento na New Style, gerente de Marketing, em novas mídias na Semp Toshiba, diretora de atendimento/criação na Agência Koch Tavares e diretora executiva de negócios na Mix Brand Experience. Trabalha com implantações de estrutura, consultoria e viabilização de negócios diferenciados que viram modelo de trabalho.
A publicitária inicia nossa palestra dizendo que nos futuros profissionais de comunicação, temos que ser os mais completos possíveis dentro de uma agência de publicidade, entender um pouco de cada área, o mercado procura quem consiga resolver os problemas, alguém que possa solucionar isso, ou aquilo, até porque hoje em dia as pessoas estão entendendo somente da sua área. E isso é complicado.
Não deixando de destacar algumas pessoas que tiveram forte influência em sua vida profissional, como por exemplo: Julio Ribeiro (presidente da Talent), Cláudio Xavier, Antonio Dudli , Rogério Dezembro e Luiz Felipe Tavares (Marketing esportivo).

Para encerar nos mostrou três cases de importância, que tiveram um sucesso incrível gerando um grande resultado.

Case 1 - Gillette “Nova cara da Seleção Brasileira, troca de camisas”, Case 2 “Nova cara do Gillette”


Case 3 “Clight, homenagem as mães e as mulheres que nasceram no dia 8 de março”.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - Rafael Konda, Diretor de Planejamento da agência Kódigo Publicidade. 27/09 Manhã

Vocês sabiam que a área de planejamento cresceu muito nos últimos tempos? Sim, isso mesmo. Conforme o palestrante, antes era raro as pessoas que queriam seguir este caminho, mas hoje este número aumentou muito. “Planejar sempre. Desistir jamais” foi uma das mensagens mais fortes durante sua palestra.

O planejamento está presente em quase tudo nas nossas vidas. Precisamos sempre nos planejar, em diferentes ocasiões. Não tem como existir planejamento, sem haver um engajamento da equipe, todos precisam estar trabalhando em prol de uma única coisa na agência, resultados positivos. Ter boas ideias é realmente incrível, porém é preciso saber analisar os riscos de cada ação. E é justamente aí, que entra o planejamento.

E o tema da palestra? Onde ele entra? Logo na questão de que a transmídia estará sempre presente na estratégia e que ela faz parte de qualquer plano atual na publicidade. Rafael também comenta sobre a internet e a publicidade, que é algo que cresce muito a cada dia.
Arriscar sem medo, não perder oportunidades, procurar o diferente (dentro de coisas tão óbvias), não deixar que um problema se torne sua muleta, não dar desculpas e assumir o erro o quanto antes, foram dicas dadas pelo diretor de planejamento.

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - Emílio Ricci Netto, Diretor de Criação da empresa Luz Group Marketing & Comunicação. 26/09 Noite

Recebemos neste dia Emílio Ricci Netto, Diretor de Criação da empresa Luz Group Marketing & Comunicação, atuou como Diretor de Arte e também Diretor de Contas, especialista em Endomarketing e Comunicação Corporativa.

Tema: Planejamento estratégico: o desafio de gerar resultados para as empresas.

A grande questão colocada por ele foi em como podemos vencer estrategicamente os desafios do mercado moderno. Nos contou que começou sua carreira como ilustrador em uma agência com apenas 16 anos, com 18 já tinha sua própria agência de publicidade e confessa: “não fazia ideia do que era ter uma agência”. Afirma, que quando entramos em alguma empresa, seja ela qual for, temos que nos comportar como se ela fosse nossa, completa o Diretor de criação. Estamos vivendo em uma época inédita no Brasil, hoje, se um profissional de publicidade não tiver um pensamento estratégico, dificilmente irá progredir.
Vivemos mergulhados em uma piscina de informações e hoje tudo passa muito rápido, as pessoas, a sociedade, nada é mais como antigamente, e porque o mercado não mudaria? Não existe fórmula pronta para o mercado, não existe uma solução que funcione para um cliente e que necessariamente funcione para outro, isto é fato.
Emílio deixa bem claro que a publicidade de hoje tem que funcionar de forma eficaz e consciente, não existe mais essa ideia de “consumidores bobinhos”, estão cada vez mais informados, muitas vezes, mais do que o próprio vendedor. Algo que não sabíamos é que a arma mais eficiente do mercado é a gestão estratégica das informações. Mas o que seria isso? A simplicidade, exatamente.
É aquele modo simples de pensar na hora de ter uma boa estratégia, que não podemos perder tempo com aquilo que não vai te trazer nada em troca. Até porque de cada 100 ideias, 80% morrem porque não vão pro papel, 20% que sobram, 80% morrem por não saírem do papel, e na média 1 ideia, tem 4% de chances de acontecer. E como seria este planejamento estratégico? Primeiro quem é a sua Marca?, Quem são seus clientes internos, e externos? Qual é o seu motivo? O que é o seu produto? Depois de definir isto você sabe para quem está criando, onde deve focar, e lembra: ninguém lembra quem esteve em segundo lugar, portanto a sua marca tem que estar bem posicionada e tem a obrigação de ser única. Incrível né? E pra finalização nos mostrou um vídeo que ele gravou quando esteve na fábrica da Coca-Cola, a única fábrica do Brasil. O vídeo mostrava o depoimento do Diretor geral da Coca, impressionante, onde ele falava da importância do desenvolvimento profissional de seus funcionários, de todos que passaram pela empresa, destacando todos os setores, e completa no final: Estamos mais preocupados com quem veste a nossa camisa, do que com quem compra o nosso produto.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - Ricardo Salgado, Redator da DM9/DDB 25/09/2012.







Clientes atendidos: Itaú, Brastemp, Guaraná Antarctica, Honda entre outros.
Tema: Como chegar na criação de uma grande agência.

 Ser bom é o caminho mais fácil.
 Ricardo comenta de como é difícil entrar pra criação, pois é uma área muito concorrida, e quando o assunto é este, você tem de ser realmente bom.
Currículo? Pode ter, mas o que realmente irá fazer a diferença, é a prova de um bom trabalho, ou seja, montar o seu portfólio. E com isso, o redator apresentou diferentes dicas de como montar sua própria pasta. Um raciocínio diferente e campanhas conceituais é um bom caminho para seu portfólio se destacar.  
Ser organizado e cuidadoso com a sua pasta é essencial, sendo ela digital ou física.
Saber se comportar nas entrevistas, esperando seu momento de falar (por exemplo), é super decisivo na hora da escolha da vaga de emprego.
Por fim, abordou alguns assuntos como: títulos, anúncios visuais, peças diferenciadas, internet, filmes e projetos pessoais.



XIV Semana Ceciliana de Comunicação - José Carlos Mendes Júnior, Diretor de Criação da King Propaganda 25/09/2012.



Atuou como diretor de Arte na DSPA, um dos sócios fundadores e Diretor de Arte da Samba Publicidade.
Possui clientes de segmentos variados.

Tema: Criatividade ou Eficiência.

“Ser criativo nem sempre é ter sacada, mas perceber detalhes para alcançar resultados”, diz José Carlos.
Algumas pessoas acreditam que nos já nascemos criativos, mas conforme o palestrante ser criativo é ler bons livros, pois ninguém nasce sabendo, é  ter opinião principalmente quando for para discordar, trazer soluções, pois os problemas já trazem perguntas.

“Ser eficiente, é ser organizado com coisas e tempo, fazer mais que o combinado, não esquecer que você e sua agência foram escolhidos, buscar resultados e ter clareza do seu papel na equipe”, completa.






XIV Semana Ceciliana de Artes e Comunicação – Marcelo Nogueira, Redator da AlmapBBDO 24/09/2012.



               
Atuou na F’Nazca S&S, DM9/DDB.
Clientes: Volkswagen, Elma Chips, Havaianas, Unimed, Bayer, Cia das Letras,Veja, Visa, Arno, Sustagen Kids, Unibanco, Cachaça Sagatiba, Play TV, Nissin, Caminhões Volkswagen/MAN
Tema: Para mim mesmo.
Nada melhor do que ouvir a história do começo de carreira de um redator da AlmapBBDO.
Marcelo veio nos contar um pouco de  como começou no ramo da publicidade,  como funciona uma agência e de como podemos ter boas ideias, nos indicando duas escolas de portfólio em São Paulo: Escola Cuca e Miami ad  Schooll.
Conforme o redator ninguém nunca terá certeza se tem ou não talento, é uma dúvida que estará presente o tempo inteiro, afinal a profissão não é algo que sempre dará certo, o cliente pode aprovar ou não a sua ideia.
“Mãe, compra brócolis! Eu quero brócolis” Lembra disso ? Com certeza sim, não é ? Pois saiba que este filme da Sustagen Kids foi criado pelo nosso palestrante. Este e outros como: Propaganda Sagatiba  (cachaça além da cachaça), Propaganda Skol (pagando mico), Propaganda Havaianas (Closet), Play TV (É bom ter opção).



XIV Semana Ceciliana de Comunicação - Thyago Acosta, Diretor de Arte na TV1.com 24/09 Manhã



Tema: Comunicação Digital
Clientes: Neutrogena,  Clean&Clear, Sempre Livre, Pão de Açúcar, Gol Linhas Aéreas, Samsung, Ruffles,  e colunista no Blog de tendências e tecnologias Hypeness.

Dentro do tema comunicação digital  o palestrante deu foco na utilização do móbile no dia-a-dia,que cresce cada vez mais, mostrando que Digital é a junção de web e mobilidade. O tempo inteiro as pessoas estão conectadas  nas novas  mídias e a tendência é isso crescer ainda mais.
Você sabia que  4% das crianças de 4 a 5 anos não sabem amarrar o seu próprio tênis, e 21% delas sabem mexer em Smartphones, Tablets, notebooks? Pois é, este foi um exemplo dado pelo Thyago do quanto a comunicação digital anda presente em  nossa vida.
 





quinta-feira, 20 de setembro de 2012

XIV Semana de Comunicação e Artes da Unisanta


Você tem um milhão de motivos para conferir a XIV Semana de Comunicação e Artes da Unisanta. Palestras e oficinas com profissionais do mercado prontos para te tirar do sofá custe o que custar. Na moral, de gracinhas o mercado está cheio, ou você se comunica, ou se trumbica.

Esperamos por você!






Para você que estará presente, aí vai a programação da semana, confira:
(Obs: Para melhor visualização e leitura das imagens, abra-as em uma nova janela, ou aba.

(Mais informações: 3202-7100 - Ramal 7337 - E-mail: agenciapp@unisanta.br)









sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Novo filme da Africa para FOLHA DE S.PAULO lembra ‘Hitler’



A Folha de S. Paulo, atendida pela Africa, lança nesta sexta-feira, 14, o comercial “Charles Chaplin”, que promove uma coleção de DVDs do ator e diretor. Chama atenção, no filme, a narrativa muito parecida com a de “Hitler”, comercial da mesma Folha de S. Paulo, criado em 1987 por Nizan Guanaes, Washington Olivetto e Gabriel Zellmeister na então W/GGK.
No comercial de Chaplin, a câmera vai se aproximando de uma foto com o pacifista Mahatma Gandhi, enquanto uma locução diz que “Ele pregava a paz acima de tudo. Lutou por um mundo mais justo, com menos diferenças. Ganhou o respeito de milhões de pessoas, em vários países. Ele mudou completamente a história...do cinema”. Neste curto recuo da locução, a câmera então passa para o personagem ao lado de Gandhi, justamente Charles Chaplin.
A campanha terá também anúncios para mídia impressa e spots para rádio.


Assista aos dois vídeos abaixo:









terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro



O 11 de setembro de 2001 ficou marcado na mente de todos. Foi o maior atentado terrorista em solo norte-americano da história. Hoje ele completa 11 anos.

A agência Levenson and Hill, de Dallas. Feita para a empresa de crédito USA Discounters em homenagem ao atentado.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fãs podem escolher nova lata de Guaraná via Facebook




Guaraná Antarctica Zero lançará uma edição especial de latinhas estilizadas, criada por um novo talento da moda brasileira com a colaboração direta dos fãs da marca. Para isso, Guaraná convidou Patrícia Bonaldi, jovem estilista mineira que vem se destacando no cenário da moda nacional e internacional, para elaborar três estampas para uma latinha sleek (269 ml). A partir daí, caberá ao público escolher a imagem que ilustrará esta edição especial de Guaraná Antarctica Zero, por meio de votação na fanpage da marca no Facebook www.facebook.com/guaranaantarctica – a maior do Brasil, com mais de 7 milhões de fãs.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Peugeot escolhe a Y&R

A Y&R venceu a concorrência pela conta publicitária da Peugeot, também disputada na etapa final pela EuroRSCG (dona da conta da Citroën, da mesma fabricante PSA) e Loducca (que atende a conta desde 2007). Em uma primeira fase, participaram ainda DM9DDB, DPZ e Givanni+DraftFCB.


Uma das últimas campanhas desenvolvidas pela Loducca para Peugeot foi protagonizada pelo tenista Gustavo Kuerten.