Dando continuidade as palestras que vimos no 22° Fest’up, agora iremos falar sobre os palestrantes do auditório amarelo, que assim como no Laranja, não deixou nada a desejar.
O dia começou com a palestra de Ricardo Al Makul que é Sócio-Diretor Geral da Rede106. A primeira coisa que Ricardo comentou foi que há 10 anos a comunicação era centrada apenas no produto e poucas marcas estavam disponíveis no mercado. Havia poucos meios de comunicação e com isso as agências eram mais tradicionais. O cenário atual é a era do conhecimento com consumidores mais céticos, exigindo o maior esclarecimento sobre os produtos. Ocorreu uma fragmentação nos meios de comunicação e com isso as agencias se tornaram centradas na força da ideia.
Depois de falar sobre a comunicação, Ricardo mostrou alguns cases de sucesso e comentou sobre os clientes que a Rede 106 atende, que são: Google, Fifa, Levi’s, Cacau show, Shopping Cidade Jardim, Red Bull, Ipanema entre outros. O case que mais nos chamou a atenção foi da Levi’s, pois o conceito que eles utilizaram foi de associar a marca ao mundo da música. Criaram uma rádio dentro do site da Levi’s para atrair o público, além de mudar todo o interior da loja, vendendo produtos diferenciados de música.
Mas não podemos deixar de citar o case: 69 com camisinha. A Rede106 convidou designers e artistas para desenhar estampas nas camisetas e fizeram mais um bolso nas calças com o símbolo do combate à AIDS, onde vinha uma camisinha (Fifth Pocket Manifest). A camiseta custava R$69,00 e todo dinheiro arrecadado foi usado em prol da causa.
Outro que achamos interessante, foi o case da Cacau Show. Embora tivesse 20 anos, ninguém conhecia, pois a percepção era de baixa qualidade. Então, montaram vídeos com o tema: “Invente qualquer coisa para provar”. Vejam como ficou legal o resultado:
Não vamos deixar passar em branco a ação feita para o Burguer King. Funcionava da seguinte forma: Foi lançado um aplicativo no Facebook com a ideia de “sacrificar” 10 dos seus amigos e com isso, ganhava um cupom de Whopper grátis.
Para animar a “festa”, palestra do Pedro Cobertt (redator) e Piu Afonseca (diretor de arte) que trabalham na Borghierh/Lowe. Representando muito bem a área de criação com o tema: “A publicidade é uma merda”. Calma, não se assuste com o tema. É apenas o seguinte: Tudo que fizer vai sair de alguma forma, ou melhor, de formas diferentes. Essa é a ideia, associada a uma ‘merda’ mesmo. Tanto que o Piu comenta: “Não importa a verba, o cliente... Se eu comer a mesma coisa que você, eu vou cagar de um jeito e você de outro”. A palestra foi muito boa e se resume em alguns cases como:
Tim Mobile – Sing
Briefing: Fazer uma campanha com caráter sustentável.
Whopper Face – Burguer King
Briefing: Surpreender o consumidor no ponto de venda.
Briefing: Criar uma proximidade com o consumidor (Teletransporter).
Doriana
Briefing: Acabar com a imagem pejorativa de uma marca.
Entre outras peças.
Para completar tivemos o Rafael Carminetti, atendimento da Lew Lara/TBWA. Ele nos mostrou alguns cases da agência e como um profissional de atendimento deve se comportar.
Contamos com a presença da Gleidys Salvanha, Mídia da Young & Rubicam. Ela deu uma palestra sobre a agência mas com foco em mídia. Ela comentou que mídia é contato e nós somos um contato, ou seja, nós somos mídia. Falou sobre aquele assunto que não quer calar: ”As novas mídias acabaram com as anteriores?“. Ela afirma que não, nenhuma mídia nova acabou com a anterior. Afirma também que vivemos em Redes Sociais e deu um exemplo que ganhou Leão de Ouro em Cannes na Itália.
Tipp-Ex.
Adoramos esse final de semana que passou, foi muito produtivo. Logo divulgaremos no twitter as fotos dos eventos. Agora, é só VII Galeria de Anúncios e XII Semana Ceciliana.
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