O filme, considerado pelos críticos americanos como um dos menores trabalhos do mestre Scorsese, para mim, se tornou um clássico. Apesar de os mais atentos matarem o final do filme por volta dos 40 minutos, o longa possui referências que o transformam em uma verdadeira aula de cinema. O cineasta usa referências de suas próprias obras, com as cenas de guerra, de filmes policiais com tons de noir (como as cenas de Dicaprio e Ruffalo, com as sombras nos seus rostos, reflexo de luz nos chapéus e fumaça), e as cenas, que com o excelente uso da trilha, tem a proposta de causar o terror psicológico.
O título brasileiro pode muito bem arrastar adolescentes ao cinema ou chamar a atenção nas locadoras, mas, em minha opinião, não há terror neste filme. As cenas são belas demais para se enquadrar no gênero terror. Scorsese mostra que é gênio ao transformar uma história tão obvia em algo surpreendente. O uso das cores, a direção de arte é perfeita. Destaque para a cena em que o personagem de Leonardo DiCaprio sonha com sua falecida esposa em sua casa, em que cinzas caem do teto e ela começa a sangrar. Para mim, memorável.
Vale a pena se você é fã de cinema e gosta de analisar tudo além da história. Se for assistir, esqueça o susto, você não o terá. Preste atenção nos detalhes, nas referências cinematográficas, na parte técnica em si. Não vai se arrepender, afinal, Scorsese é sempre Scorsese.
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