Pages - Menu

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

XIII Semana Ceciliana de Comunicação 28/09 (2ª parte)

O tema da palestra de Hugo Rodrigues foi: Os novos desafios da era digital. Hugo disse que absorvemos apenas 7% do que ouvimos numa palestra.
Então ele dividiu a palestra em 7 tópicos:

1º - Persistência
“Quantos tempos nós dedicaríamos e perseguiríamos com uma ideia?”

Devemos ser persistentes, não desistirmos de nossos ideais.

“Permaneça faminto, incansável, determinado e descontente. Porque ao menos uma vez você teve a felicidade de ter uma ideia brilhante, não há garantia de que conseguirá de novo.”
Graig Davis.

2º - Flexibilidade
“Seja Persistente, mas não chato.”

Ser persistente não é ser chato. Devemos ser flexíveis e aprender a nos adaptar para o amanhã.

“Nem os fatores, nem os inteligentes são os que vão sobreviver, mas sim os que mais fácil se adaptarem.”

3º - Diferenciação
Temos que dar o que o consumidor quer e não o que você quer falar.

4º - Rapidez
Temos que ser rápido não só para as novas oportunidades, mas também para superarmos uma ideia não aceita.

“Seja rápido em detectar oportunidades. Falhe rápido, aprenda rápido, conserte rápido.
Faça melhor, faça mais rápido, faça mais barato.
“Seja rápido, inclusive para se levantar dos fracassos.”

5º - Reinvenção
“Uma ideia não é uma ideia, a não ser que ela passe adiante.”

“A lealdade às marcas está sendo questionada. As pessoas migram facilmente para as marcas “brancas”, porque elas não relacionam mais com o valor da marca. A relação com o produto é mais fria hoje em dia.”

O consumismo está cada vez maior, mas isso não quer dizer que estamos fiéis a certas marcas. Portanto devemos sempre nos reinventar, tanto para manter o que já construímos quanto conquistar novos consumidores.

6º - Resultado
“Ideia é tecnologia. E tecnologia é ideia.”
“Ideia é emoção, nós precisamos de contadores de história.”

Todos nós (como publicitários) devemos ter uma coisa em comum: A capacidade de entregar resultado.
Uma das regras da publicidade é não converter a ideia de alguém que já tem uma opinião formada e sim conquistar aquele que ainda não a tem. O segredo de Barack Obama para obter resultado esperado e ter sido eleito, foi ter levado os novos eleitores para votar e não tentar converter os antigos.
Um dos grandes fatores para obtermos resultados é: redesenhar as equipes para trabalhar novos desafios impostos pela revolução digital e reconstruir os processos de trabalho dentro dos clientes e das agências.

“Até mais ou menos, 100 anos, as pessoas interagiam uma com as outras, com o surgimento do rádio, elas passaram a interagir com as mídias, o que ocorreu também com a televisão. Agora com as redes sociais, esse movimento retornou.”

Resultado é a experimentação.

“Você sabe como o leão caça na selva e não no zoológico”

7º - Humildade
Um amigo de Hugo disse uma vez quando eles estavam em Cannes: ”Cannes é bom para ver que estamos fazendo tudo certo, mas tem gente fazendo melhor.”

Hugo encerrou a palestra dizendo que mesmo tendo muitas conquistas nunca deixou de ser humilde e mesmo ganhando vários prêmios e sendo reconhecido internacionalmente, ele sempre admitiu que houvesse pessoas fazendo melhor.
E é assim que devemos agir sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário