Imagine a cena: você está sendo apresentado a alguém e a pessoa lhe pergunta o que você faz. Você responde: sou Social Media. A reação da pessoa, se ela não souber do que se trata, pode ser das mais variadas: ela se interessar e perguntar o que é isso, fingir que entendeu e mudar o assunto ou desmerecer totalmente a profissão pensando que a área é coisa de quem não tem o que fazer.
A verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas agem conforme a terceira opção. Na publicidade brasileira, por exemplo, agora é que estão começando a dar valor a esse profissional, que antes era visto como um desocupado que passava o dia todo em redes sociais.
O boom dessa nova área de atuação se deve principalmente à relação cliente x marca. Hoje em dia, as pessoas não querem simplesmente serem passivas nas ações de marketing das empresas: elas querem participar e interagir com a marca. As empresas, por sua vez, estão preocupadas com o que estão falando delas. Para solucionar o problema e satisfazer as duas partes, uma boa maneira são as redes sociais e cuidando de tudo isso está o Social Media.
Está vendo a importância desse cara? Além das empresas, há profissionais que também são responsáveis por pessoas públicas nas redes, principalmente políticos. O
case do Barack Obama, premiado em Cannes, está aí e não me deixa mentir.
Depois de todo esse crescimento na área, é comum encontrarmos empresas solicitando esse profissional de extrema necessidade, mas, antes de sair falando para todos que você quer usar orkut, msn, twitter e facebook como ferramentas de trabalho e ser chamado de louco, tenha a consciência de que a área não é tão simples assim. Você deve gostar muito de internet, ser criativo, ler bastante, escrever bem, ter conhecimento em várias áreas para tratar do assunto com propriedade e, como o mundo virtual está em constante mudança, você deve estar sempre atualizado.
Uma ótima maneira de saber o que está acontecendo no mercado é participar dos eventos da área, onde se destaca o
Social Media Brasil 2010, que será o principal evento do ano desse campo de atuação, uma opção que serve como fonte de discussão e conhecimento, sem falar no networking, já que o evento vai reunir os principais nomes da área.