Pages - Menu

quinta-feira, 29 de abril de 2010

De volta ao futuro


Com certeza, pelo menos uma vez na vida, você já jogou Banco Imobiliário. Se não jogou, já teve vontade. A brincadeira, que se baseia na negociação de imóveis, marcou uma geração e até hoje é líder de vendas na categoria. Para não perder essa importante posição no mercado, a fabricante de brinquedos Estrela tem investido em diferentes maneiras de chamar a atenção dos consumidores.

Um dos primeiros atrativos para “mudar” o Banco Imobiliário foi criar a versão sustentável onde, ao invés de vender imóveis, os jogadores negociavam bacias dos rios como o de São Francisco ou ajudavam a frear o aquecimento global.


Agora, a Estrela irá lançar uma versão que irá unir o padrão do passado com elementos bem atuais, chamada de Super Banco Imobiliário, que interessa e muito ao mercado publicitário. A nova brincadeira será uma espécie de advergame de tabuleiro e fará com que as pessoas interajam com anunciantes reais, grandes marcas como: Vivo, Itaú, TAM Viagens, Nivea, Ipiranga, Fiat e Mastercard. Entre as novidades está uma máquina da Mastercard movida a bateria, onde o jogador realizará compras em débito e crédito, conforme o negócio feito.

A idéia segue muito bem a realidade do mercado, onde as pessoas se envolvem diretamente com as marcas. O problema dessa brincadeira bem real vai ser criar uma nova geração totalmente consumista, onde as crianças desde cedo estarão acostumadas a usarem cartões de crédito e outras coisas do mundo capitalista. Mas o que pode ser uma enorme dor de cabeça para os pais, será uma oportunidade e tanto para os profissionais de marketing e propaganda.

3 comentários:

  1. Eu tinha visto sobre esse "novo" brinquedo que a Estrela lançou. Ele é bem interessante para nós que somos da área de marketing e propaganda! É uma nova forma de estratégia, mas que deve ser bem criticada, por "influenciar" as crianças a serem mais capitalistas... mas é algo que acaba sendo inevitável logo mais...

    ResponderExcluir
  2. Eu quero. =(
    Mas só se eu puder comprar a Belo Monte dos capitalistas safados! : o)
    Post interessante, parabéns!
    Se as 'crianças' ( que em maioria de criança não tem nada.. ) se tornarem mais capitalistas, daqui a pouco estão investindo na bolsa! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu jogava muito quando era pequena, tenho até hoje... Mas essa ideia de banco imobiliário sustentável foi horrível, vai... Duvido que alguém tenha comprado. Já a outra ideia é bem legal, mas realmente acho bem mais prejudicial para sociedade do que benéfica, lembrando que profissionais de qualquer área deveriam ser primeiramente cidadãos.

    ResponderExcluir