Pages - Menu

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Orgulho ou vergonha de ser brasileiro?

Nesta quinta-feira (dia 8), em Joanesburgo, ocorreu o evento de lançamento do logotipo da Copa de 2014, que será realizada aqui no Brasil. E o vencedor foi...


Entre várias opções sugeridas por algumas agências, este foi o logotipo escolhido que ficou a cargo de: Ricardo Teixeira - presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jérôme Valcke - secretário-executivo da Fifa, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner. Até então, não se sabia quem tinha criado essa grande “obra de arte”, mas neste evento foi revelado: a agência África (@agenciaafrica). Como já devem ter visto, o logo recebeu várias críticas negativas.

Se vocês perceberem, a mão amarela parece estar escondendo o rosto, como se estivesse com vergonha de algo. Vergonha do Brasil? Além disso, não dá para ver nada que retrate o Brasil, este país que tem uma diversidade de pessoas, cultura e se diz o “país do futebol”.

Na minha opinião, o que faltou nesse logo foi um conceito, algo que remetesse ao Brasil, não só nas cores (apesar de que não sei porque usaram vermelho), mas algum símbolo que mostrasse a sua importância, seu valor para o mundo. Eu me pergunto: “Onde está a alegria brasileira de sediar uma Copa nesse logo?”. Também acho que poderia ser mais bem acabado, mas não acredito que melhorasse muito.

Por isso, abrimos a discussão: o que você achou do logo? Dê sua opinião!

3 comentários:

  1. Mariana, o logotipo da Copa de 2014 receberá tanto críticas quanto elogios. Honestamente, me parece uma polêmica secundária, mais um elemento para desviar o foco. Por que não se discute as condições para sediar o Mundial? Não me refiro ao seu texto, muito bem escrito. Refiro-me ao comportamento das pessoas, em geral. O Governo brasileiro gastou R$ 15 milhões para fazer propaganda na África do Sul. O dinheiro não deveria ser desembolsado pela CBF? Lula disse que não colocaria a mão no bolso. Na verdade, colocou a mão no nosso. Beijo. Parabéns pelo texto e pelas postagens do pessoal da agência.

    ResponderExcluir
  2. Concordo tanto com a Mari quanto com o Prof. Marcão. O logotipo não passa pra mim nada do Brasil. E tenho a impressão de ter visto esse mesmo estilo de "traço" em outro lugar, o que torna o logotipo ainda mais simples do que ele já é.
    Por outro lado, também acho que a discussão sobre o símbolo da Copa aqui no Brasil torna-se até pequeno comparado ao "pepino" que temos pela frente para oferecer o mínimo de infraestrutura durante o mundial.
    Nós como integrantes do mundo publicitário acabamos por reparar primeiro na embalagem, na 1ª impressão e, espero realmente, que a imagem de 'vergonha' que podemos ver no logo, não seja uma previsão daquilo que teremos dentro e fora dos estádios daqui 4 anos.

    Beijos,Mari.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, mais uma vez, quem saiu perdemos somos nós mesmo. Entendo e concordo com vocês também! Espero que em 2014 podemos ter uma estrutura adequada para comportar uma Copa do Mundo. Obrigada professor e Mari! ^^

    ResponderExcluir