Pages - Menu

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dá Raiva de Tão Bom #03: House



Muitas vezes nos deparamos com tais peças que logo vem na cabeça “Como não pensei nisso antes?”. Um belo exemplo é este ótimo cartaz de lançamento da 6º temporada da série "House", que chama atenção pela relação que faz entre a profissão do Dr. House — o próprio personagem — e o símbolo da medicina — Caduceus.

A campanha começou com o Caduceus e a bengala de Dr. House, personagem de Hugh Laurie. De início eram camisas, adesivos e imagem espalhadas pela web com este símbolo mais a bengala, até chegarem no cartaz.



Às vezes são as idéias simples que causam o efeito desejado, funcionando mais do que idéias "mirabolantes", como neste cartaz. E não apenas por fazer o Dr. House surgir no lugar da bengala, como no ínicio da campanha, mas, principalmente pela produção de fotos e direção de arte. Quem não bate o olho na imagem mesmo sem título ou texto, e já não faz ligação de que é uma série que trata de assunto relacionados a médicos e hospitais? Mesmo sem conhecer a série esta ligação é imediata.



Falando de composição, não podendo esquecer do equilíbrio dos elementos e a maneira clara e limpa da criação. Nela, há uma tensão estabelecida com as cobras encarando uma a outra e o personagem continuando estático e calmo ignorando-as, mantendo-se com os braços cruzados, como é normal do personagem. A cor azul reforça essa linguagem já que significa tranquilidade, paz e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, passando uma certa sensação de poder — associado a cura — que é o que a medicina nos propõe.

O médico no lugar do bastão, seria o centro de tudo e com isso teria todo o poder. Demostra o “egocentrismo”, achando que não deve interagir com os pacientes. Mas também representa a capacidade do médico de elaborar excelentes diagnósticos. As serpentes representam uma dualidade: são o poder da cura — na relação direta com o médico — e da morte — pelo seu veneno, simbolizando assim a vida e morte nas mãos dele. As asas podem representar tanto a agilidade — como no Caduceus original — , como também proteção. Neste caso elas estão quase negras. O que mostra o lado obscuro e o humor sarcástico do personagem devido aos seus próprios conflitos, principalmente nos relacionamentos profissionais.

Através dessa composição, podemos ver que a forma abordada e a linguagem utilizada são muito eficientes. A série é ótima e a 6º temporada promete.

Um comentário: