Se você é publicitário ou pretende ser, provavelmente já ficou sabendo da polêmica criada sobre a peça assinada pela WWF e criada pela agência DM9 DDB. Se não ficou sabendo, deveria.
Costumo dizer que para ser publicitário são necessárias pelo menos duas coisas: percepção de mundo e bom senso. Principalmente bom senso. No caso das duas peças que estão sendo veiculadas na internet (o filme abaixo e a versão impressa), não enxergo nenhum desses “requisitos”.
Costumo dizer que para ser publicitário são necessárias pelo menos duas coisas: percepção de mundo e bom senso. Principalmente bom senso. No caso das duas peças que estão sendo veiculadas na internet (o filme abaixo e a versão impressa), não enxergo nenhum desses “requisitos”.
O objetivo da mensagem foi conscientizar que temos que cuidar melhor do nosso planeta. Que o tsunami não é algo que podemos controlar, a menos que as pessoas comecem a cuidar do planeta. E sim, foi uma comparação infeliz. Não acredito que comparar tragédias seja a melhor saída, ainda mais uma tragédia como a de 11 de setembro, onde além de quase 3 mil pessoas terem sido mortas, o ego do povo americano foi ferido. Sim, o ego do povo AMERICANO, que acredito ser a nação mais patriota do mundo.
Por conta do escândalo da mensagem, a própria DM9 DDB, num primeiro momento, alegou não ser a autora da campanha. Porém, o mais engraçado de toda a história é o fato de que as peças foram inscritas no festival de Cannes. Depois do “feito”, a agência brasileira pediu ao YouTube que retirasse o filme da campanha do ar, alegando direitos autorais. Acredito que esse caso seja uma prova de que a percepção vai além da criatividade. É inegável que a produção da peça é perfeita e o filme é de cair o queixo. Mas, a mensagem não foi feliz. “Francamente, espero que você morra de fome nas ruas”, frase dita por Keith Olbermann da MSNBC no programa Countdown. Segundo Keith, a agência DM9 DDB está na lista das piores “pessoas” do mundo.
Com certeza é um episódio triste para a propaganda brasileira (que, cá entre nós, está entre as melhores do mundo), mas serve de aprendizado para nós, publicitários e futuros publicitários: até mesmo as grandes agências cometem erros. Aliás, grandes erros.
Essa é uma visão.
Gostaríamos de saber o que você acha.
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Mas houve um pedido de desculpas pela DM9
ResponderExcluiruma resposta na qual citou que isso não deveria nem ter sido veiculada e feita pela agência e que não é a politica da empresa.. ou coisa parecida.
Claro, foram infelizes, essa é grande realidade... Acho que foram totalmente agressivos e incovenientes.. massssssssssssssssss... é aquilo né... Americano adora fazer coisas do tipo agredindo o mundo todo. ahueaheau POREM NADA JUSTIFICA
Tava lendo a carta de desculpas enviada pelo Sergio Valente, e li um comentario que condiz muito com minha opniao, mesmo confrontando com a maioria. Mais nao to nem ai..
ResponderExcluirO comentario dizia.
Sinto pelas familias que perderam parentes no atentado de 11/09, mas se a morte estupida deles puder servir ao menos para alertar o mundo sobre outras vidas que se perdem por falta de cuidado com o planeta, nao vejo motivo pra tanto alarde.
O grande problema foi a "covardia" da DM9 em não assumir de cara as peças. A carta de desculpas do presidente da agência, Sergio Valente, "joga a culpa" em um grupo de "jovens profissionais da agência", vulgo estagiários. Assim fica fácil né. E ainda relata que foi "veiculado uma única vez em jornais locais". Tá, mas isso só pra não inscrever fantasmas em Cannes? Triste postura da agência do ano.
ResponderExcluirPublicitariamente falando a campanha realmente não daria certo. Essa revolta seria inevitável.
ResponderExcluirMas pessoalmente não vejo problemas. A campanha tenta nos aletar para algo maior. Algo q prejudica a nós, seres humanos, numa proporção mto maior. É claro q o incidente foi algo grave, mas o ego americano tem q parecer inabalável, relembrar este fato, relembra a perda de um símbolo nacional e mais q isso mostra q eles tb são vuneráveis. O egocentrismo deles não permite isso.
Eu gostei da campanha. Não nego. Para mim foi uma crítica ao número de pessoas que ficaram abaladas com o acidente americano e à forma como ninguém deu atenção ao incidente natural que matou muito mais. A natureza é muito maior. E através dela vc paga por seus atos. Foi lindo. Mas feriu egos... quando a coisa fere egos é que aparece o problema. Não feriu o meu, portanto, eu aprovei.
ResponderExcluirNossa, muito forte esse comercial... acho que foi covardia da DM9 ter dito que não foi ela que fez esse comercial. Por mais que tenha errado, temos que admitir nossos erros para que podemos arrumar ou não cometer o mesmo erro novamente, mas enfim.
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