Pages - Menu

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Você Não Está Bem #01: Cartão Vermelho



Você já deve ter escutado alguém dizer “tudo evolui, o mundo dá voltas”, e há de concordar conosco que, ainda bem que a vida é assim. A propaganda é uma área em que o erro e o acerto andam muito próximos. Publicitários renomados já cometeram deslizes, imagine então como são os primeiros trabalhos, aqueles que são feitos no início de faculdade? Nesse período é normal cometermos erros, e, diga-se de passagem, não há lugar melhor para errar e aprender do que na universidade. E um dos primeiros aprendizados é que nunca devemos nos apegar à primeira ideia, pois, sempre há algo que pode ser melhorado.

Um dia desses aqui na AUPP, estávamos reunidos selecionando propagandas de ex-alunos da universidade para um evento nesse semestre e tivemos a ideia para essa seção do Blog. Encontramos várias pérolas, textos e layouts que se vistos hoje por seus criadores, os mesmos não entenderiam como tiveram aquelas “sacadas”. Sim, por que a maioria desses antigos alunos está fazendo bonito no mercado. Cada semana postaremos uma peça. E claro, não vamos entrar no mérito da produção e sim da ideia. Por isso, além de homenagear, essa seção serve como um espaço de discussão sobre o a importância da ideia, do conceito.


Lidar com racismo é sempre muito delicado. Afinal além de falta de respeito com o próximo, é crime. Talvez a idéia original do(s) autor(es) tenha sido passar a conceito de dar cartão vermelho para o racismo. Porém o conflito entre o título “Racismo é crime denuncie”, imagem e texto faz com que esse conceito caia por terra. A imagem junto com o título abre uma brecha para interpretar que o juiz está sendo preconceituoso com o jogador por ser negro e assim expulsando-o do campo. O texto se torna ainda mais conflitante, difuso e desconexo com o restante:
"O combate ao Racismo e à Discriminação encontra-se no coração do mandato da UNESCO no mundo. Desde sua criação, a UNESCO tem enviado esforços no sentido de elaborar instrumentos internacionais que embasem princípios, conceitos e critérios universais de apoio à luta contra o Racismo e a Discriminação."
Gostaríamos de saber seu ponto de vista. Pois as mensagens sociais devem ser claras e diretas, sem abrir frestas para interpretações equivocadas como nesse caso.

Um comentário:

  1. você não está bem totalmente, adorei o post, muito bem escrito, texto construtivo, parabéns filhos da aupp!

    ResponderExcluir