Pages - Menu

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um choque necessário de realidade




Toda a propaganda que fizemos aqui no blog para a palestra de Renato Fernandez foi mais que merecida, pois, ontem na abertura da XI Semana Ceciliana de Comunicação tivemos uma verdadeira aula de realidade de mercado com o diretor de arte da AlmapBBDO.

Ele foi simples e direto, dizendo que nem todos que estão na faculdade despontarão no mercado. Para deixar isso bem claro usou como exemplo a interativa que lançou em seu twitter, onde apenas oito pessoas responderam. Rafael Oliveira, do 2º ano, faturou o portfolio da agência.



Renato falou que a propaganda de hoje é muito mais dinâmica e que não há mais espaço só para o tradicional. Para ilustrar melhor o mercado e ajudar aos futuros profissionais, o diretor de arte mostrou dez dicas para fazer “propaganda que sobe a serra”. Disse que propaganda não se ensina, se aprende, vivendo e observando o comportamento das outras pessoas. Falou da importância da originalidade, de buscar o novo e arriscar. E de não transformar ferramentas tecnológicas em ideias.

O publicitário fechou a palestra usando uma frase do diretor mundial da BBDO, que quando questionado se os mais criativos eram os profissionais que criavam para meios tradicionais ou para novos meios, respondeu: “Os melhores criativos são os que têm as melhores ideias”.

4 comentários:

  1. Coisas que aprendi na palestra:
    - É muito mais fácil dizer não pra uma "idéia trabalhosa", do que "sim, vamos fazer."
    - Clientes grandes tmb dão pitaco, e querem botar SUA IDÉIA nas campanhas.
    - 20 idéias rendem 3 mais ou menos, e uma legalzinha...
    - Ganhar leões é tão normal quanto trocar de roupa.
    E, o que todos nós já sabemos:
    Boa parte do que nós usaremos no mercado está no ambiente da faculdade...mas não necessariamente dentro das salas de aula.

    ResponderExcluir
  2. Na palestra do Renato, a sra Renata Alcalde estava presente, mas na dos pobres de terça feira, nada.

    Tudo bem, essas coisas nós vamos anotando aqui na Jurujuba, tem uma parede (negra) só pra isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. ô.... amigo querido carente!!! A sua prof não é economicamente favorecida.....precisa trabalhar.
    Confio demais em vcs 2! Bjoooooooooooooo
    Vc curtiu?

    ResponderExcluir
  4. Apesar do meu slogan não ter sido escolhido pelo Renato, fiquei muito feliz e surpreso de ter sido mencionado na palestra por ter me manifestado no twiiter de uma forma diferente, e no final acabei ganhando muito mais, pois além do portfólio prometido, ganhei também a possibilidade de conhecer a AlmapBBDO. Ontem fiquei ainda mais feliz ao descobrir que meu projeto de mídia alternativa tinha sido escolhido pelo Renato Fernadez como o melhor.

    ResponderExcluir