Corpos perfeitos, rostos que parecem de plástico e cabelos brilhantes são alguns dos artifícios que a publicidade utiliza para vender certos produtos. Embora, na maioria dos casos, seja perceptível a manipulação da imagem, essa tática ainda tem enganado muita gente na hora de escolher uma marca no ato da compra.
Quem nunca ouviu alguém, principalmente mulher, falar que quer ficar com o cabelo, pele ou corpo igual ao que viu no anúncio? O fato é que dificilmente uma simples mortal ficará igual às modelos dos anúncios, falo dificilmente para não falar nunca. Hoje em dia está cada vez mais perceptível o uso do recurso digital, mas ainda existem pessoas “ingênuas” que acabam virando reféns da ditadura da beleza.
Na França, lugar onde nasceu a fotografia, está sendo criado um projeto de lei que pretende regulamentar o uso do Photoshop em imagens publicitárias, editoriais e artísticas. A lei propõe que, no país, todo anúncio cuja foto tenha sido manipulada deverá vir acompanhado do seguinte aviso: "Esta fotografia foi retocada para modificar a aparência física de uma pessoa". Isso porque o uso de imagens manipuladas, segundo os franceses, faz mal à saúde, principalmente à dos adolescentes que acabam adquirindo problemas como transtornos alimentares e compulsão por cirurgias plásticas.
Já pensou se essa moda de legenda pega no mundo? As revistas vão ficar tão cheias da tal legenda que irão deixar de exibir matérias por falta de espaço para texto. Mas embora na maioria das fotos as pessoas fiquem perfeitas e naturais, há exemplos de erros grotescos na mídia que não enganam nem os mais incaltos dos seres e viram motivo de chacota principalmente na internet.
Agora, olhando pelo lado profissional, o que mais preocupa é o seguinte: é possível mudar o pensamento do consumidor, divulgar um produto sem usar esses artifícios e ainda obter êxito para a marca?
Nossa, isso vai ser polêmica, porque a maioria das fotos são manipuladas pelo Photoshop, para alcançar a desejava "perfeição". Além do mais, é muito mais fácil perceber o uso no Photoshop em imagens, porque, antigamente, não existia tal ferramenta. Vamos ver como vai ser XD Parabéns pelo texto! =D
ResponderExcluir