Pages - Menu

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O ano das fusões



Nos últimos meses, o mercado testemunhou fusões milionárias entre várias empresas, dentre as quais se destacam: Sadia e Perdigão, Grupo Pão de Açúcar e Ponto Frio, Volkswagen e Porsche e, a mais surpreendente de todas, Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia.



Essas uniões agitam o mercado, levantam várias questões e geram polêmica quanto ao monopólio já que, com a atual fusão, o Grupo Pão de Açúcar passa a deter 70% do mercado de varejo do país. Agora, nós, publicitários, nos perguntamos: como fica a propaganda?

Bom, Casas Bahia é uma das empresas que mais investem em publicidade no país, são mais de R$ 2 bilhões por ano. A responsável pela conta bilionária é a Young&Rubicam. A junção das empresas gera um questionamento quanto a conta das Casas Bahia. Pois o Grupo Pão de Açúcar tem uma house e o Ponto Frio, que também faz parte do grupo, é atendido pela DM9.

Ninguém sabe qual será o desfecho dessa história e nem as suas consequências. Mas, se houver mudanças, estamos prestes a vivenciar uma revolução no mercado publicitário.

2 comentários:

  1. Será que o Justos irá tentar convencer o Abílio Diniz a deixar a conta na YR? Será que a House do PA vai dar conta de atender a demanda?
    Briga de cachorro grande.
    Vale lembrar outra grande fusão tbm, Loducca com a MPM, nascendo a LODUCCA.MPM
    O resultado disso tudo será demissões em massa, profissionais na rua e o mercado cada vez mais competitivo. Acredito que com tudo isso terá mais espaço para os competentes, deixando os "Q.Is" incopententes fora deste mercado tão competitivo.

    ResponderExcluir
  2. Uma hora isso iria acontecer: "Grupo Pão de Açúcar decide concentrar conta de Ponto Frio no mkt das Casas Bahia. DM9 segue em frente trabalhando muito e de olho no mercado. (via @DM9DDB)"

    ResponderExcluir