Pages - Menu

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dá?



Muitos universitários, no início de suas trajetórias na área da publicidade, possuem várias dúvidas em relação ao mercado, a famosa “Era do Dá”. Baseando-se nesse mote, o publicitário Cibar Ruiz esclareceu várias questões levantadas por futuros profissionais: “Dá para arranjar estágio?”, “Dá para sobreviver com propaganda?”, entre outras. Para todos os questionamentos, a resposta de Cibar é uma só: “Dá, dá, dá.”.

Com mais de trinta anos de experiência e tendo passado por agências do exterior e pelas principais agências do Brasil, Cibar pôde falar com propriedade que na publicidade tudo “dá”, desde que você tenha foco no desenvolvimento de uma boa ideia. Essa ideia deve ser capaz de despertar sentimentos e surpreender pela criatividade.


Com diversos exemplos, ele demonstrou que uma grande ideia não precisa necessariamente de uma grande verba para ser concretizada. Isso acaba sendo um desafio que impulsiona o profissional a arranjar uma solução que saia do padrão para conseguir o retorno pretendido. Um exemplo bem sucedido foi o lançamento do novo Sentra, da Nissan. Com uma verba menor que a da concorrência a agência criou o grupo fictício The Uncles, que conseguiu uma grande repercussão na mídia. Veja o vídeo da campanha aqui.


Outra dica interessante dada pelo publicitário é a de que os profissionais devem ser interessados por assuntos além da própria publicidade para que possam ter um repertório amplo no momento da criação, dica importante já que veio de alguém que acumula inúmeros prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o de Cannes, Londres e New York.

E a principal resposta para a pergunta “Dá, dá, dá?” é “Do, do, do” (fazer, fazer, fazer), pois apenas com muita prática é possível alcançar um nível que seja competitivo no mercado.


Dicas:
Vale muito ler o livro sorteado na palestra "Além da Disrupção - Mudando as Regras do Mercado". E novamente escutar o hit "Será Que É Pra Mim", da consagrada campanha "Não tem cara de tiozão".

Um comentário:

  1. Nossa! A música da campanha do tiozão gruda na mente. Muuuito Boa! Já até baixei! XD

    ResponderExcluir