Pages - Menu

terça-feira, 9 de março de 2010

Um mundo de marcas


Neste último domingo ocorreu a entrega dos Oscars. Pela primeira vez tivemos a vitória de uma mulher no prêmio de direção e vimos “Guerra ao Terror”, um filme de orçamento modesto, ganhando o prêmio em cima de “Avatar” e seus bilhões de dólares em bilheteria.


Polêmicas a parte sobre o vencedor de Melhor Filme, uma categoria que chamou a atenção, e que interessa particularmente aos publicitários, foi a de Melhor Curta de Animação. “Logorama”, produzido pelo estúdio francês H5, mostra um mundo formado apenas por logotipos e mascotes de empresas conhecidas. Tendo o famoso Ronald McDonald como seu antagonista, uma divertida história de ação é contada.

Mais de 2500 marcas foram usadas no curta de apenas 17 minutos, e é impossível não reconhecer a maioria delas e perceber como as marcas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, possibilitando uma identificação imediata mesmo quando são vistas fora de seu contexto do dia-a-dia.


Implicitamente, o curta reforça a importância de um bom trabalho de branding. Uma marca forte é facilmente reconhecida e lembrada pelo público, e passam a fazer parte de seu mundo. Em tempos em que somos bombardeados a todo o momento por informações e propaganda, não é difícil achar semelhanças entre “Logorama” e o próprio mundo que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário