Pages - Menu

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aula Colletiva


Ontem, 27, foi comemorado o dia do Design Gráfico e a melhor forma de festejar foi a Aula Magna do curso de Produção Multimídia, coordenado pela Profª Márcia Okida. A palestra foi ministrada pelos excelentes profissionais do Estúdio Colletivo de Design, Vanessa Queiroz e Renato Campana.

Com uma verdadeira aula de mercado, a dupla contou algumas experiências profissionais de forma bem descontraída. Falaram desde o início difícil até como foi atender grandes clientes como: Nike, Pepsi, MTV e Microsoft.

O Colletivo é uma empresa de design gráfico que surgiu em 2003 e já conquistou um espaço considerável no mercado. Atende tanto clientes nacionais quanto internacionais, graças às suas ilustrações e traços únicos que chamam atenção onde quer que estejam, seja numa marca, embalagem, cartaz, web e até mesmo paredes. Tudo com um alto padrão criativo de encher os olhos.

Vanessa deu algumas dicas para quem quer ingressar nessa área e falou que sempre é preciso se ter referências para realizar um trabalho, afinal inspiração requer transpiração. Falou também que para crescer na área de design é preciso praticar muito e ser ousado. O designer deve ter uma identidade única e não ficar se deixando levar por modismos.

Entre os trabalhos citados, um chamou bastante atenção. Saíram do padrão de ‘ilustração’ e fizeram uma capa para a Revista Zupi, mostrando uma corrida. Detalhe para o fato de que todos os personagens foram feitos em massinha. Sim, isso mesmo, nunca deixe de ser criança no momento da criação, solte a sua criatividade. E para finalizar, ambos deram algumas dicas para os futuros designers:
  • Recortar 250 fotos vai tornar você um designer melhor.
  • Sua mãe não vai te entender.
  • Faculdade não forma designer.
  • O trabalho forma um designer.
  • A melhor ferramenta é você que usa.
  • Talvez você saia num livro ou revista.
  • Inspiração é ótimo, mas não vem sempre.
    (Transpirar geralmente resolve)
  • Não tenha medo de seguir tendências.
    Só não esqueça de seguir seus instintos também.
  • Trabalhe duro e seja feliz.

5 comentários:

  1. Essa palestra foi MUITO BOA!!!! Nossa, eu amei essa palestra, me deixou com os olhos brilhando a cada segundo que eles falavam e mostrando o que faziam! Valeu muito a pena pegar as dicas, ver as peças, ver as experiências que eles passaram, isso faz os futuros profissionais seguirem melhor o seu caminho! Parabéns mesmo ao Colettivo!

    ResponderExcluir
  2. Sem esquecer da entrega de posters e adesivos no fim da palestra, que rendeu bastante muvuca e gente revoltada por não ter conseguido nenhum...enquanto outros saíram com váááários =D

    ResponderExcluir
  3. Foi show de bola! Adoro palestras que não são palestras, que jogam a real.

    ResponderExcluir
  4. SENSACIONALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!

    ResponderExcluir