Pages - Menu

terça-feira, 20 de abril de 2010

Profissão: Social Media


Imagine a cena: você está sendo apresentado a alguém e a pessoa lhe pergunta o que você faz. Você responde: sou Social Media. A reação da pessoa, se ela não souber do que se trata, pode ser das mais variadas: ela se interessar e perguntar o que é isso, fingir que entendeu e mudar o assunto ou desmerecer totalmente a profissão pensando que a área é coisa de quem não tem o que fazer.


A verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas agem conforme a terceira opção. Na publicidade brasileira, por exemplo, agora é que estão começando a dar valor a esse profissional, que antes era visto como um desocupado que passava o dia todo em redes sociais.

O boom dessa nova área de atuação se deve principalmente à relação cliente x marca. Hoje em dia, as pessoas não querem simplesmente serem passivas nas ações de marketing das empresas: elas querem participar e interagir com a marca. As empresas, por sua vez, estão preocupadas com o que estão falando delas. Para solucionar o problema e satisfazer as duas partes, uma boa maneira são as redes sociais e cuidando de tudo isso está o Social Media.


Está vendo a importância desse cara? Além das empresas, há profissionais que também são responsáveis por pessoas públicas nas redes, principalmente políticos. O case do Barack Obama, premiado em Cannes, está aí e não me deixa mentir.

Depois de todo esse crescimento na área, é comum encontrarmos empresas solicitando esse profissional de extrema necessidade, mas, antes de sair falando para todos que você quer usar orkut, msn, twitter e facebook como ferramentas de trabalho e ser chamado de louco, tenha a consciência de que a área não é tão simples assim. Você deve gostar muito de internet, ser criativo, ler bastante, escrever bem, ter conhecimento em várias áreas para tratar do assunto com propriedade e, como o mundo virtual está em constante mudança, você deve estar sempre atualizado.

Uma ótima maneira de saber o que está acontecendo no mercado é participar dos eventos da área, onde se destaca o Social Media Brasil 2010, que será o principal evento do ano desse campo de atuação, uma opção que serve como fonte de discussão e conhecimento, sem falar no networking, já que o evento vai reunir os principais nomes da área.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post galeraaaaa, realmente era uma área que eu não valorizava... Ótimas dicas viu?!
    Beijooosss!

    ResponderExcluir
  2. maneiro o post!
    Tenho falado com a renata de trazer alguns que vão dar palestra no SMD10 pra palestrar na facul(tenho como trazer), acho que é uma área legal de falar pro pessoal. Caso vocês tenham alguma idéia de como podemos agilizar isso é só me dar um toque!
    []'s!

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, o mundo está muito mais globalizado, interativo e tecnológico. As redes sociais chegaram para mostrar do que elas são capazes. Anteriormente, todo mundo olhava orkut, MSN, facebook, twitter como ferramentas só para divertimento, mas hoje não mais. Ela é uma nova ferramenta para informação, troca de mensagem, novidades das mais diversas. É algo que tem que ser mais valorizado sim.

    ResponderExcluir
  4. Sou da região e trabalho com Social Media há 2 anos. Na região ainda é algo que esta caminhando, lentamente, mas esta crescendo. A exemplo da Ludmilla Rossi e do Rodrigo Prior que vem se destacam. Opa...se tiver esse evento com as feras do SMBR, me avisem! Até hoje tive que locomover até SP para ver eventos assim. Boa iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. ola Gabys esse evento realmente vai acontecer so que vai ser na capital.se quiser mais informaçoes linka no site do evento : http://www.socialmediabrasil.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É isso aeee...estar sempre ligado e atento as novidades e acompanhá-las para não ficar para trás. Parabéns pelo post !!!

    ResponderExcluir