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quarta-feira, 14 de abril de 2010

Velocidade, design arrojado e... Legislação?!



A propaganda automobilística não será mais a mesma. Esqueça ver somente os carrões e os cenários cinematográficos. Agora a pessoa deixará de sonhar com os belos automóveis e terá um choque de realidade. Tudo porque um alerta será colocado nas peças para pessoas que dirigem em alta velocidade, não usam capacete e nem o cinto de segurança buscando, assim, uma melhoria na consciência brasileira, seguindo o estilo das propagandas de cigarro e de bebida: “Fumar é prejudicial à saúde” e “Beba com moderação”.

Essa “mensagem educativa” foi sancionada em julho do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém houve um atraso por parte do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), responsável por regulamentar a aplicação da mesma, para entrar em vigor. Alfredo Peres da Silva, presidente do órgão, em entrevista à Folha de São Paulo, afirmou que, após a definição de frases e tamanhos será concluída neste mês a normatização e que a regra deverá ser obedecida imediatamente.


Baterias, pneus e amortecedores também não sairão ilesos dessa. A “mensagem educativa” terá que ser veiculada em rádio, televisão, revista, jornal e outdoor, em rodovias e qualquer tipo de produto. Uma pessoa ao ver uma propaganda de pneu irá se surpreender com essa “tarja” imposta. E para quem descumprir, lá vai a bomba: a pena será a suspensão de qualquer outra propaganda do produto por 60 dias e multas de R$ 1.064 a R$ 5.320 que poderão ser quintuplicadas. Amargo, não? Além de ficar feio para a imagem da empresa. Essa nova regra atinge diretamente a publicidade, por isso pode ser comparada à polêmica Lei do Photoshop e para muitos é mais uma imposição desnecessária.

São tantas leis surgindo que daqui a pouco vamos confundir um anúncio com a constituição brasileira. Gostaríamos de saber o que acha disso: até que ponto isso pode mudar a vida das pessoas e a publicidade?

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