Pages - Menu

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conexão, conectividade e diálogo


Essas são as palavras que resumem a palestra da noite de ontem, 04, do Ciclo de Palestras Contribuição Profissional 2010, promovido pela APP de São Paulo. O evento contou com a presença de Gal Barradas vencedora do prêmio Contribuição Profissional 2009 na área de atendimento. Profissional que passou por grandes agências do país e conquistou prêmios importantes da área, como o Caboré.

A palestra tinha como tema "A comunicação e a conectividade" e a profissional mostrou através de cases como os tempos mudaram a relação entre os consumidores e as marcas. “Marketing é diálogo, o consumidor deixou de ser receptor e virou protagonista”, disse Gal.

A Marca no mundo atual não pode ser apenas um símbolo, para ela ter sucesso deve ter opinião, tomar partido, apresentar diferenciais e engajar consumidores. Como exemplo, Gal citou a Apple e mostrou a imagem do primeiro consumidor que adquiriu o Iphone no dia do lançamento do aparelho. A foto diz tudo.


O consumidor quer experimentar a sensação, quer participar diretamente da ação e falar com a marca, prova disso é o grande número de marcas que estão em redes sociais. Mas, temos que tomar cuidado para a estratégia não dar errado.

A marca não pode ser inconveniente e sim virar uma companheira. Por isso, é muito importante comunicar da forma certa em cada meio, o que dá certo na TV muitas vezes não dá certo na WEB, o diálogo deve mudar de acordo com o ambiente e o momento.

A empresa deve prestar atenção também para não abandonar o consumidor, ela deve ouvi-lo. Nesse caso, Gal citou como exemplo a Starbucks, que lançou o gerente de produtos virtual e também o site Fashion Stake.

Para finalizar, Gal falou como deve ser o profissional dessa área, citando a seguinte frase do grande publicitário David Ogilvy: "Este não é um lugar para mediocridades assustadas e preguiçosas". Ter atitude é fundamental, portanto tenha "cara de pau".


Vale a pena agradecer à Associação dos Profissionais de Propaganda – APP por mais essa oportunidade de interagirmos com profissionais conceituados do mercado publicitário.

4 comentários:

  1. Nossa o máximooooo essa palestra.

    A Gal é TUDOOO!!!


    #Momento quero ser você quando crescer. xD

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das palestras que ocorrem na APP, mas a Gal em especial acabou por explanar e esclarecer sobre o tema de forma dinâmica e interessante.
    Com um tema totalmente pertinente aos dias de hoje (que continuarão sendo os 'dias de hoje' por alguns meses pelo menos rs): conectividade. Mas fala de algo muito além disso. Gal acabou tratando de um assunto sempre presente: a atualização de informação.
    Pra mim o que me marcou foi ela ter falado que quando falamos de comunicação estamos falando exatamente da relação do ser humano, de seus sentimentos, anseios e frustrações.

    Em resumo... rs foi muito bom e muito enriquecedor.

    Abraços, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa palestra foi realmente show! Muito boa mesmo! Não foi uma palestra que você fica desanimado, com sono, ela parecia que estava conversando com você, de igual para igual, como o Jorge falou no vídeo da AUPP: "papo de amigo"! E ela mostrou como é importante as pessoas estarem antenadas com o que está acontecendo agora, como as pessoas estão cada vez mais conectadas, mesmo em longa distância. Uma coisa que ela falou e gravei é que: "A janela de casa é a mesma janela do computador" e é uma grande verdade!

    ResponderExcluir
  4. adorei muito! *-* foi uma das melhores palestras que eu já fui :) ♥

    ResponderExcluir