Pages - Menu

terça-feira, 29 de junho de 2010

Minha ida ao Social Media Brasil – Parte 2


Dando continuidade ao que rolou no Social Media Brasil, que aconteceu na última semana em São Paulo, seguem abaixo as palestras que foram disponibilizadas no segundo dia de evento. Como fiz no post anterior, vou colocar um pequeno comentário nas que eu assisti.

New York Times e as mídias tradicionais em transformação - Erica Swallow (Mashable)
Erica tem na lista de empresas que já passou nada menos que o conceituado jornal The New York Times. Ela mostrou algumas ações que foram feitas pelo jornal e pelas maiores emissoras de TV americanas em redes sociais. Mostrou também ferramentas de monitoramento que as empresas usam nos EUA. Deu para ter a dimensão que isso está tomando lá fora. Realmente muito bom.

Mobile, hiperlocalismo e realidade aumentada - Terence Reis (Pontomobi)

Case Capricho: Referência em Social Media - Phelipe Cruz (Editora Abril)
Um ótimo exemplo brasileiro que obteve sucesso nas redes sociais. Phelipe conduziu um bate papo com os participantes expondo todas as etapas desse case. As ações em Blogs, Twitter, Youtube, entre outros, mostraram como a Capricho realmente conseguiu falar diretamente com o seu público alvo e virar referência de sucesso.

PR 2.0 e Social Status - Você pode fazer mais pelo seu produto, ideia, marca e equipe - Pedro Sorrentino (Eyeblaster)
Pedro falou sobre relações públicas através das redes sociais. Mostrou exemplos da dimensão que isso pode tomar e de como uma sociedade inteira pode ser influenciada por essas informações. Falou também como as pessoas podem ter um Social Status com utilização das redes sociais como, por exemplo, no Beautiful People e no Foursquare.
Todo o assunto foi passado de uma forma bem humorada e dinâmica, o que tornou a palestra do Pedro Sorrentino uma das mais elogiadas do evento.

Mídias sociais nas faculdades - Eric Messa (FAAP) / Pedro Porto (SantaClaraNitro)
Classifico essa palestra como a mais didática. Foi super interessante ver como a profissão está sendo vista na visão pedagógica e na de um profissional de agência. Eric, que é professor da FAAP, falou como isso está sendo passado aos alunos, e como eles estão sendo preparados para essa nova área de atuação. Já que a maioria das pessoas que estão começando a atuar como Social Media se preocupa com o que estudar, os dois sugeriram estudar Sociologia, pois só entendendo as pessoas é possível falar diretamente com elas, não importando que produto ou marca seja.


Para finalizar, vou falar duas coisas que foram frisadas por alguns palestrantes e que são de extrema importância para quem, assim como eu, está começando na carreira:

- Cuidado com o que você escreve nas redes sociais – em um mundo cada vez mais conectado, muitas empresas usam as redes sociais como critério de seleção de novos funcionários, portanto pense duas vezes antes de escrever besteiras em seus perfis.

- Siga as pessoas certas – não siga pessoas aleatoriamente, procure seguir aquelas que realmente podem somar para você em alguma coisa, senão a sua timeline ficará cheia de informações desnecessárias e você poderá deixar passar dicas importantes e até mesmo oportunidades. Como dica, sugiro que sigam os palestrantes do evento, por serem profissionais conceituados da área e por uma questão de networking.
Twitter dos palestrantes

Nos links abaixo você encontra mais palestras sobre redes sociais e marketing digital e as fotos oficiais do evento.
Demais palestras
Fotos – 1º dia
Fotos - 2º dia

Espero ter ajudado você com tudo o que foi dito nesses últimos posts, assim como ter participado do evento somou ao meu conhecimento sobre a área.

Um comentário:

  1. Gostei bastante das 2 última dicas, pois são realmente verdades! As redes sociais estão se tornando uma ferramenta para seleção de novos funcionários e, também, seguir as pessoas que realmente valem a pena, que tem assuntos interessantes, cotidianos, cultos, que vão lhe acrescentar e não apenas encher sua página com várias bobagens sem conteúdo. Realmente, esse evento deve ter sido muito bom! Ele abre "portas" e oportunidades que você não consegue todo dia. Parabéns novamente, Antonio! =D E adorei a foto com a credencial XD

    ResponderExcluir