Pages - Menu

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O mercado - olhar de um universitário


O mercado de quem cursa publicidade é realmente misterioso. Muitos que adentram esse mundo descobrem que não era bem aquilo que imaginavam, que nem tudo é o glamour criado por David Ogilvy. Alguns se destacam por talentos naturais: habilidade com arte, com a escrita, facilidade de comunicação com outras pessoas (neste caso, que fique bem claro que ser comunicativo não quer dizer ser um bom publicitário).

Mas o que importa é que após algumas desilusões e novas paixões com a área, você sobreviveu, e está prestes a decidir o que fazer a seguir. Existem tantas opções: criação em agência, mídia, atendimento, seguir para design puramente, ou quem sabe web, ou vídeo, ou foto. Talvez sonorizar e bolar jingles, redator? Direção de arte, pós-venda, stand up comedy, embalagens, agências de pesquisa, consultoria de marketing... Puxa, quanta coisa.

Cada sub mercado tem suas peculiaridades, basta perguntar a um profissional da área: sobra criador, falta mídia. Sites não têm valor reconhecido, vídeos requerem equipamentos de ponta, marketing sem experiência no curriculum quer dizer telemarketing... Entre outras.

O importante é como foi dito no EDITED deste ano por Michel Lent, VP de Criação da Ogilvy Interactive Brasil: enquanto se está entrando no mercado, domine a técnica, domine a tecnologia, seja o melhor em Photoshop, fale todas as línguas, saiba qual câmera é melhor para cada situação de captura. Pois após isso, você irá subir ao nível conceitual da publicidade, onde terá chance de juntar-se às lendas do mercado um dia. Por que não?



Faça como o Gustavo Almeida. Você também pode ter seu texto publicado no nosso blog.
Dá uma olhada no post: "Mi casa, su casa!".

2 comentários:

  1. Excelente publicação !!! É exatamente a pura realidade o que o Sr. Gustavo descreve em seu texto ! Sem nada a colocar, nem a tirar.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Concordo com tudo o que falou! Tem tanta opção para que você possa seguir na nossa área que você fica perdido! Mas sempre é bom saber de tudo, pois todas, ao meu ver, são interessantes e com grandes oportunidades! Parabéns, Gustavo!

    ResponderExcluir