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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma imagem vale por mim palavras?



“Frases como a célebre ‘Uma imagem vale por mil palavras’ ganharam terreno sem que as pessoas se dessem conta de que o que ganhou fama foi a frase – que não é formada por imagens, mas por palavras.”

O Deus da criação – Adilson Chavier

Ontem estava no avião voltando para o Rio Grande depois de longos meses em SP e estava lendo um livro muito interessante sobre publicidade, de onde tirei a frase acima.

Na hora, quando li a frase, fiquei chocado. Como que nunca tinha percebido isto antes? Talvez até você não tenha percebido também. E talvez também não tenha percebido como as novas gerações de estudantes de publicidade supervalorizam o poder das imagens e se esquecem da beleza e do impacto que as palavras podem causar.

Na faculdade onde estudo sou um dos responsáveis da agência Junior, e todo ano recepcionamos os novos alunos, apresentamos os setores da agência e tentamos encaminha-los às áreas de sua preferência. Perguntei aos novatos quantos deles gostariam de ser redatores, ninguém gostaria. Parti para a psicologia, tentando descobrir o redator oculto dentro de algum dos que estava ali. Comecei perguntado quantos leram algum livro nas férias. Quantos haviam lido algum livro nos últimos três meses. Quantos gostavam de escrever. E me surpreendi, pois em uma turma de 60 alunos, nenhum havia lido nenhum livro nos últimos três meses e nenhum deles gostava de escrever.

Tirando aqueles que entraram no curso de PP porque acham isso descolado, a maioria deles pretendia ser diretor de arte. Não estou falando isto pelo glamour da profissão ou por achar que a área de redação é o cerne da publicidade, mas o fato é que não se dá o devido valor ao poder que as palavras tem. A publicidade não tem dado o devido valor.

Trabalhei em duas agências que não viam muitas vantagens em se desenvolver a área de redação. Acreditavam que isto era um luxo para grandes agências com grandes clientes. Eu estava ali apenas para corrigir textos.

No outro extremo estão as agências que acreditam no poder das palavras, desde que juntas criem boas sacadinhas. Aquelas que acreditam no poder do “no nosso mês de aniversário quem ganha o presente é você!”.

E distantes, solitárias em meio a tudo isto, estão aquelas agências que acreditam que a suas palavras são capazes de encantar, surpreender e mudar a mente e o coração dos consumidores. Elas podem ser grandes ou pequenas, mas são capazes de compreender isso. E estão repletas de pessoas capazes e inteligentes, dos redatores aos diretores de arte, passando pelos mídias, atendimento, planejamento aos próprios donos de agências, que lutam para que suas palavras valham tanto quanto as imagens.

É em agências assim que quero trabalhar e com pessoas assim que quero aprender.



Faça como o Flavio Salcedo. Você também pode ter seu texto publicado no nosso blog.
Dá uma olhada no post: "Mi casa, su casa!".



4 comentários:

  1. É exatamente o que eu penso. Também são em agências assim que quero trabalhar, e com pessoas assim que quero aprender.
    O redator, numa agência, é na maioria das vezes, na minha opinião, a peça chave pra que a campanha tenha tom criativo e inteligente, e consiga atingir seus objetivos de forma eficaz.
    Parabéns pelo texto.

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  2. Flávio, gostei muito do seu texto, ele valoriza o profissional de redação e mostra como ainda existem agências que infelizmente não veêm a necessidade dessa área. Isso serve de alerta para muita gente e ao mesmo tempo mostra como o mercado está carente de redatores.
    Parabéns!
    E obrigado por ter enviado o seu texto para o nosso blog.

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  3. Eu, como gosto da área de direção de arte, gosto muito mais de imagens do que de textos, mas sei que o texto tem seu grande valor, não só na publicidade, porém, as pessoas não dão valor, procuram informações rápidas. Mas também, temos que perceber que,às vezes, apenas a imagem não explica tudo e assim precisamos um título ou um texto. E algo que já ouvi falar eh que "diretor de arte não precisa ler livro". Lógico que precisa! Parabéns Flávio, muito bom o texto! =D

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  4. Gente, este é um desabafo de como vejo que a publicidade está hoje em dia. Mas enfim, agradeço a vocês que concordam comigo sobre a importância das palavras. É a nossa geração de publicitários que vai conseguir mudar isso. Ao pessoal do Entre Sem Bater, valeu pelo espaço! abaço a todos.

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