Pages - Menu

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DM9DDB - Entrevista com Tiago Luz




Formado em Business pela Saint Mary’s University of Canadá e pós-graduado na PUC em Inteligência Competitiva, Tiago Luz é Diretor de Mídia on-line e Search da DM9.

Nunca gostou de ficar preso a uma só área, trabalhava com HTML e fazendo joguinhos em flash. Depois começou com programação, arte, internet e vídeo. Antes da DM9DDB, trabalhou na MidiaDigital durante 3 anos, onde criou todo o setor de Search da empresa e onde era o responsável pelas estratégias de Links Patrocinados e Busca Orgânica.

Hoje, aos 32 anos, Tiago não se arrepende de ter passado por todas essas áreas, pois tudo contribuiu para que chegasse ao cargo que ocupa atualmente na DM9DDB, que é uma das maiores agências do mundo.


1 – Comente sobre o Search Cast.
A ideia do Search Cast é ser um bate-papo entre amigos sobre nossa profissão que deveria acontecer num bar. A intenção é passar o assunto para a nova geração. Já que o assunto é muito técnico, procuramos deixá-lo descontraído.

2 – Quando você descobriu que queria trabalhar com publicidade?
Nunca pensei que iria trabalhar com publicidade, mas sempre que passava pela frente da DM9 eu pensava: “Os melhores estão lá”. Hoje, que estou aqui, tenho muito orgulho de olhar um trabalho e saber que fomos nós que fizemos.

3 – Conte-nos como é a sua rotina na DM9DDB.
Eu não tenho rotina. Tenho consciência que trabalhamos com grandes clientes, marcas mundiais, então a gente tem que ter uma responsabilidade muito grande do que a gente faz. O que faço de Search é baseado em Social Media, não tem como você imaginar uma coisa sem a outra. Os resultados alcançados devem-se ao fato de eu ter uma equipe maravilhosa, porque eles que fazem muita coisa, a minha parte é mais planejamento das ações que devem ser feitas. Gosto muito de ter reunião com um cliente e, principalmente, de relacionamento. Um trabalho bem feito nem todo mundo faz, mas fico feliz quando o cliente tem a segurança de que está fazendo conosco, a DM9DDB, que estamos cuidando da marca dele.

4 – Em que momento vocês perceberam a necessidade de se criar uma equipe para trabalhar com mídias sociais aqui na agência?
Trabalhar com Sérgio Valente é algo impressionante e apaixonante, pois ele é um cara totalmente atualizado e que pensa digital. Há muito tempo ele percebeu a importância de se trabalhar com as mídias digitais, só que quando nós falamos de uma agência grande como a DM9DDB, faz sentido contratar uma empresa de fora para fazer. Porém tem um momento em que a gente pára e pensa: “Por que pagar alguém lá de fora se eu posso ter o conhecimento aqui dentro?”. Foi quando a agência contratou um cara que manda muito bem nas mídias digitais, o Bruno Tozzini. É bacana ver que a agência está se tornando cada vez mais digital.

5 – Hoje, quantas pessoas trabalham nessa área na agência?
São 3 pessoas de Social Media e 12 de Search.

6 - Como você avalia o uso das mídias sociais na propaganda?
Preocupa-me que muitos clientes querem trabalhar com as redes sociais simplesmente porque o assunto está sendo muito falado. Antes de falar sobre mídia social a gente tem que primeiro entender o que o cliente quer. Nas mídias sociais, o primeiro passo é o cliente falar com as pessoas, antes de sair por aí fazendo um monte de coisas nas mídias sociais, precisamos entender que esse é o momento de ouvir e saber o que o consumidor quer.

7 – Como surgiu a ideia do “Volta Ferrorama”?
Foi uma ação totalmente colaborativa, a gente não tinha os trilhos suficientes para fazer a ideia e muita gente que possuía o brinquedo ajudou. A ideia em si era mostrar como tinha gente que queria o brinquedo de volta às lojas. Para isso, decidimos fazer algo que chamasse a atenção, sendo assim optamos por fazer o percurso de Santiago e tudo foi filmado. O bacana foi a experiência e poder mostrar a quantidade de pessoas que queriam, o resultado é que o Ferrorama vai voltar.

8 – Embora comentem que o Brasil passa por uma crise criativa, este ano conquistamos 57 leões em Cannes, melhor marca conquistada pelo país. O que você pensa sobre isso?
Na minha humilde opinião não existe crise criativa. Ao contrário, acho que nós brasileiros somos muito criativos. Acho que a gente é muito mais solto na criatividade. Pois somos brasileiros e temos isso no sangue. Mas vale lembrar que não sou a melhor pessoa pra responder sobre essa área.

9 – Que tipo de profissional a agência seleciona para trabalhar como social media/mídia?
Eu, Tiago, odeio olhar pra diploma de faculdade, aliás se tem uma coisa que eu não olho é isso. Posso estar muito errado, mas acho que todas as faculdades colocam as mentes brilhantes dentro de um quadradinho. Não gosto quando as pessoas vêm com vícios de faculdade, porque quando começamos a pensar muito certinho perdemos criatividade que temos por natureza, talento bruto. Gosto de pessoas que aceitem os desafios, que saiam da curva e que não façam somente aquilo que lhes é pedido. Se você ficar preso na caixinha, suas idéias nunca vão sair dela, e há um universo muito maior lá fora.

10 – Com que frequência os universitários procuram a agência para conhecer ou procurar trabalho? Como ele pode ter acesso à DM9DDB?
O estudante deve procurar a Lana ou o RH. Aqui na DM9DDB temos um programa de estágio onde o estudante passa por todas as áreas da agência e assim, no final do ano, ele saberá em que área quer atuar.

11 – Qual a dica que você deixa pra quem está começando na profissão?
Primeiro, mire a lua. Aceite desafios que são maiores do que você e não se feche somente em uma área, aprenda de tudo.

12 – Indique um livro.
O Corpo Fala – Pierre Weil e Roland Tompako
Práticas de Negociação – da escola de Harvard (o livro é em inglês)

13 – Indique um site.
Um para descontrair, relaxar e esquecer a correria do dia a dia:
Mundo Canibal

14 – Indique uma rede social.
Twitter

15 – Indique uma campanha nacional.
Mamíferos da Parmalat


Frases de Tiago Luz

“Adoro desafios.”

“O bom de estar numa agência grande, é que só tem gente boa. Aqui todo mundo participa de tudo.”

“Tenho que sempre me superar, pois sei que tem um moleque que está querendo ser melhor do que eu.”

“Não se faz um viral, ele acontece. Cabe à empresa identificar uma oportunidade em algo que se tornou um viral.”

Agradecemos grandemente ao Tiago Luz que, juntamente com Renier, nos atendeu super bem na DM9DDB. Forte abraço!

3 comentários:

  1. Foi simplesmente demais a experiência de conhecer e conversar com alguém da DM9! Aprendemos muito e acredito que com essa entrevista, todos vão aprender alguma coisa também! Algo que ele falou e que nunca irei esquecer: "Mire a lua!" Foi uma honra estar na DM9 e espero, quem sabe um dia, voltar lá! Parabéns DM9!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana mesmo essa entrevista. Abriu muito bem esse mês de aniversário do "Entre Sem Bater". Que orgulho ver esses meninos indo longe, aprendendo com quem é referência profissional e passando isso para frente.
    Adorei a sinceridade, objetividade e clareza do Tiago Luz.

    E vamos continuar acompanhando o blog nessa semana que é dedicada à DM9DDB e durante o mês que tenho certeza que está recheado de ótimos posts!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muitoooooooooo boaaa
    Além disso, é ver com o que ele começou... rs... E não teve medo de mudar, de conhecer, de expadir seus conhecimentos. Total inspirador para quem deseja isso pra si. Não ficar só numa área, ter para si conhecimentos de diversas áreas também.

    "Primeiro, mire a lua. Aceite desafios que são maiores do que você e não se feche somente em uma área, aprenda de tudo."
    Obrigado... era oq precisava.. rs


    Parabéns ao blog, 1 aninho de vida
    a 1 aninho fiz um post tb =~ hehehe faz tempo
    nem parece q faz tanto tempo... parabéns molecadinha.. vcs tao de parabéns.. o blog TA MUITO BOM...

    ResponderExcluir