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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eu também quero socializar minha campanha – Bartira Pontes

Na noite da terça-feira passada, a AUPP marcou presença na palestra da Bartira Pontes que atualmente é Gerente da Internet da BorghiErh/Lowe trabalhando com marcas como Rexona, Close Up, AXE, Johnson&Johnson, Loterias CAIXA, BIC e FEI, entre outras. Ela é publicitária graduada pela FAAP. Já gerenciou programas de relacionamento baseados em internet via satélite para a Tigre, Tintas Coral e Pirelli. Foi Diretora de Mídia e Atendimento da 10'Minutos Interactive, atendendo Banco Real, Globo.com e 20th Century Fox, entre outros.

Bartira conduziu a palestra muito bem, com muita interatividade e descontração com o tema: “Eu também quero socializar minha campanha.” Antes de começar, ela nos contou que nesses 15 anos que trabalha com publicidade e 12 anos com internet, aprendeu que o mais importante é compreender quem está falando com as pessoas. A troca de conteúdo hoje em dia, é muito mais rápida e eficaz. O Cala Boca Galvão é um exemplo de como a informação é compartilhada de uma forma tão veloz. Foi, realmente, um “boom” no Twitter. Seguindo a linha de raciocínio, ela comentou que o Twitter serve como varejo, se cria um conteúdo constante e promoções instantâneas. Não tem como negar, a Tecnisa é um ótimo exemplo, já que conseguiu vender um apartamento por essa rede social. Enfim, continuou falando sobre o poder das redes sociais e nos passou alguns dados interessantes de pessoas que acessam:

Google - 32,8 milhões de Brasileiros (busca)
MSN - 27 milhões de Brasileiros
UOL - 26,9 milhões de Brasileiros
Orkut - 24 milhões de Brasileiros
Twitter - 8,7 milhões de Brasileiros
Facebook - 8,3 milhões de Brasileiros
Buscapé - 5,1 milhões de Brasileiros

Total de audiência internet BR:

41,2 milhões de Brasileiros

É muita gente! E para retratar o consumidor moderno, comentou alguns pontos que o mesmo apresenta:

- Mudança de hábito de consumo de meios;
- Conta a opinião de outros consumidores;
- Tem o mesmo potencial de comunicação das marcas;
- Valoriza a oportunidade de interagir;
- Não pára de consumir e gerar conteúdo.


Por esses motivos a palestrante deixa claro que não deve ser mais Empresa x Pessoas e sim, Empresa – Pessoa. É preciso visualizar, ou seja: sentir, viver, convencer e conversar com a pessoa. Vale lembrar que os anunciantes ainda não têm isso tão claro.

Antes de mostrar alguns cases, Bartira comentou sobre a Mídia On-line Tradicional. Deu exemplos de formatos (banners, intervenções, customizações e etc.) e modelo de compra (diária, COM, CPC e etc.). Após algumas dicas, deu pra entender que o convencional já não é tão eficaz. O mercado publicitário, não só na área de criação, busca pessoas com ideias diferentes, como por exemplo, esse 1° case que ela nos mostrou. Muitas mulheres têm receio de usar o absorvente interno O.B., pelo incômodo ou até mesmo por insegurança. Para mostrar uma imagem diferente do produto e trazê-lo para a internet com uma aproximação maior com a consumidora, olha só o que aprontaram:

O.B. – Faça acontecer



Não deixou passar em branco os “Social Games” que, hoje, influenciam muitas pessoas. Citou o Farmville como exemplo, pois é o game mais jogado na maior rede social do mundo. Há outros jogos do Facebook que fazem muito sucesso: Birthday Cards e Texas hold’em. Uma leve pausa para o Foursquare e apenas uma palavra: Dinâmico.

Para finalizar os cases, Bartira mostrou uma ação no Mobile do próprio cantor T-Pain. Uma grande ideia que surgiu de um cantor e que gerou muito buzz. Veja o que ele aprontou:



Algumas dicas são muito importantes, principalmente quando dadas por uma profissional. Ela nos deixou alguns tópicos para pensar que com certeza valeram muito:

- Constância – A interatividade não é algo pontual, ela continua;
Passamos do conceito de campanha para o conceito de projeto de comunicação.

- Presença de marca em múltiplos canais;

- Respeito à opinião do consumidor;
E ouvidos abertos para utilizar o que está sendo dito para aperfeiçoar a comunicação com os consumidores.

- Network.
A necessidade de sermos sociáveis e contar com parceiros nunca foi tão importante para a publicidade.

Agradeço, assim como todos aqui da AUPP, por ter participado da XII Semana Ceciliana e da VII Galeria de Anúncios. Obrigada pela simpatia, pelas dicas e por deixar uma palestra tão interativa.

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