Pages - Menu

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Samba: Tipografia




Na sexta feira, 01/10 tivemos a palestra do Samba de Henrique Nardi. O tema foi Tipocracia – o estado tipográfico, um projeto que busca promover a cultura tipográfica brasileira.

Ele falou o que o typedesigner deve pensar na criação de uma nova fonte tipográfica de qualidade. O set deve ser completo e correto, e todos os caracteres devem ser semelhantes para dar a sensação de unidade para a família tipográfica. Devem ser levados em consideração o peso, contraste, inclinação, proporção e repetição de todos os tipos. Também são importantes o ritmo, cor e constância, para a formação da textura, e o kerning, contra-forma e espacejamento para a formação dos brancos.

Henrique explicou que na elaboração de um projeto gráfico é um diferencial comprar a fonte ideal, e não apenas usar as tipografias de sistema gratuitas, pois elas limitam a capacidade de criação. Tendo a liberdade de poder usar qualquer fonte, aumenta o potencial estético do trabalho e torna-o mais atual, provendo mais uma ferramenta para desenvolver o projeto, e assim respeitando o uso adequado da tipografia na criação visual. Lembrando sempre que a qualidade deve ser analisada, pois existem fontes pagas ruins, e gratuitas boas.

A palestra foi bastante interessante e os alunos fizeram várias perguntas. Henrique finalizou com uma dica aos interessados na área: No dia 18 de outubro haverá o Dia Tipo, um evento realizado em Recife, com palestras dos grandes nomes da tipografia nacional, que será transmitido ao vivo pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário