Pages - Menu

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

XIII Semana Ceciliana de Comunicação 30/09

Renê de Moura é Redator e Diretor de Criação da DSPA. É vice-presidente da APP Litoral e atua em comunicação de forma multidisciplinar na Baixada Santista e Grande São Paulo há 20 anos.

Com o tema, De 0 a 100 anos, Renê citou as principais características que um diretor de criação deve ter.

-Altamente informado (espontâneo e estimulado), estar o tempo todo absorvendo informação.
-Receptivo. Grandes ideias podem sair em qualquer lugar
-Organizado
-Crítico construtivo
-Antenado, procurar todas as tendências, o que é novo, velho e poder usar isso a seu favor para criar algo diferente.
-Bom senso estético
E o mais importante
-Ser responsável.

E também citou os desafios do diretor de criação atual, como por exemplo, a velocidade da informação. Com a internet a informação chega muito mais rápido para nós do que antigamente, a adaptação às novas ferramentas, saber definir rapidamente ás múltiplas novidades, o que é certo e o errado, e a Lei de Mercado: Oferta e procura.
Falou sobre a geração Y, que possui muito mais facilidade para tudo, mas isso as tornam pessoas mais lentas, não seguem um manual. É a geração da tentativa e erro, não planejam, não improvisam, e são impacientes.

E deu dicas para quem almeja ser um diretor de criação:
-Defina-se um diretor de criação
-Seja responsável, cumpra horários, prazos, “vontades” do cliente, estude, leia, informe-se.
Exercite a paciência. Tudo na vida tem o seu tempo. Não nos tornamos Diretores de criação da noite para o dia.
Absorva a informação, mas saiba filtrar. E Insistir nos nossos objetivos.
Renê também possui um blog, acesse:
http://blogdepropaganda.blogspot.com/

O Bate-Papo Criativo, de Sexta-feira, último dia da Semana Ceciliana contou com a presença de dois atuantes da área de criação. Vinícius Panvechi e Carlos Mori, diretor de arte e redator publicitário respectivamente, ambos da Agência Agnelo Pacheco Comunicação.
A dupla nos mostrou que para ser diferente, não é necessário apenas ter ideias criativas, e sim ter um grande conceito por trás dessa ideia.
A palestra ainda contou com a presença de membros da AUPP, caracterizados de família Pin-Up. Teve também um sorteio de um dos patrocinadores da Semana, a Computec, e o ganhador foi Pedro Tozzini, aluno do 3º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário