Pages - Menu

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Publicidade: você dá para a coisa?


A maioria das pessoas fica indecisa quando vai escolher a profissão que vai exercer. Na publicidade essa dúvida aumenta já que a formação abre um leque de opções de atuação: direção de arte, redação, mídia, planejamento, atendimento, RTVC, ufa! E outros campos estão surgindo especialmente ligados à internet. Muitos jovens publicitários, quando estão em busca de estágio, principalmente na área de criação, levam um banho de água fria de diretores de arte, redatores e diretores de criação das agências que dizem coisas do tipo: “Você é bom, mas não tenho vaga pra você; Olha vou ser franco. Desista, você não é bom nisso”.

Grandes publicitários passaram por isso no passado e não será conosco, a futura geração, que será diferente, portanto não desanime. Tenha na cabeça que a única profissão em que é preciso “dar para a coisa” é outra, não a de publicitário. Ninguém nasce predestinado a nada, a pessoa não vem ao mundo com uma etiqueta dizendo o que vai ser, ou se vai ter talento ou não. Talento, aliás, não se tem simplesmente por ter, ele é desenvolvido. Vou dizer uma frase que é meio clichê, mas é a pura verdade: “A vida é de quem faz”. Publicidade não é arte nem ciência, ela é uma técnica e pode ser aprendida por quem queira. Se você quer trabalhar, por exemplo, com criação, esteja disposto a estar sempre atualizado, ler, praticar, trabalhar duro e ter muito prazer no que faz. Requisitos, aliás, que são primordiais para quem quer ser bem sucedido em qualquer área.

Por isso, se você é apaixonado por uma área da publicidade, vá em frente e mostre seu potencial. E quando você chegar lá na frente e alguém lhe falar: “Ah, pra você é fácil fazer esse trabalho, nasceu para isso, você tem talento.”, diga a essa pessoa como foi o caminho percorrido, fale como desenvolver o talento, atitude que tive como referência lendo o livro Criação sem Pistolão, do grande publicitário Carlos Domingos, redator, diretor de criação e sócio da agência age.

Sucesso a todos!



Dicas:
O Livro Criação sem Pistolão está disponível na Biblioteca da Unisanta.
E Carlos Domingos está no Twitter @domingoscarlos.

2 comentários:

  1. Muito bom o livro mesmo. Li quando estava no 1ºano. Parabéns pelo post Antonio ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo para quem está começando. Esse livro é leitura fundamental pra qualquer estudante de publicidade.

    E fica uma dica, Carlos Domingos lançou recentemente seu segundo livro, "Oportunidades disfarçadas". Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir