Pages - Menu

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Essa desceu quadrado



É comum para nós reconhecermos a Skol como ”A cerveja que desce redondo”. Graças a esse slogan de posicionamento, que foi lançado em 1997, a Skol vem sendo preferência nacional e líder de mercado quase invicta. Mas isso não é bem assim fora do Brasil.

Em alguns países como o Peru, “A Cerveja que desce redondo” não é a Skol, mas sim a Brahma, a nossa “Número 1”, ou como é conhecida atualmente, a “Guerreira”. Parece que a AmBev resolveu reciclar o slogan da Skol para promover a Brahma em outros países, como mostra esse comercial da Brahma no Peru.



E parece que reciclar, desta vez, não foi uma boa escolha, pois a falta de criatividade (e investimento) foi logo descoberta pelos internautas e curiosos que estavam, como eu, acostumados com os comerciais incessantes promovidos pela AmBev sobre a “Skol – A cerveja que desce redondo’’ aqui no Brasil.

Então, será que, simplesmente porque a fórmula deu certo em alguns países com a Skol, podemos reutilizar a mesma em outros países, para as outras marcas da rede também darem certo mundo afora?



Não deveria funcionar assim, ainda mais com uma marca como a “Brahma’’, que sempre investiu em posicionamento e em satisfazer seu público. Desta mesma maneira chegou até a mudar o nome da marca para “Brahvia” em países da America Central, como a Guatemala, onde a pronúncia de “Brahma” se confunde com algo como “cadela no cio”.

Um marketing que se preocupa com detalhes como esse deveria também se preocupar com suas campanhas e a autenticidade delas. Não concorda?

6 comentários:

  1. a skol chegou no Brasil em 1967,onde a bharma adquiriu a marca para uso exclusivo no pais.
    nao precisamos forçar os neuronios para saber quem criou o slogan da skol de 2007,hj a ambev possui os direitos da cerveja Brasileira brahma e da dinamarquesa skol,antes de comentar fui ver o video da campanha terremoto da brahma,intao eu acho que o comercial lembra bastante os da skol,mais o slogan nao é o mesmo e o sentido do redondo se dar ao terremoto,Mais a ambev ja copiou o slogan "experimenta" da nova schin criado por Eduardo Fisher e lançou no Peru.
    Agora olha só como cerveja e futebol tem tudo haver,a maioria dos hinos de futebol se parecem
    tambem lamartini barros criou praticamente todos e pra mim o do seu ameriquinha é o mais bonito claro era o time do coraçao de lamartini,e quando falamos de cerveja EDUARDO FISHER o lamartini barros das cervejas,passou por todas as grandes cervejarias,criou o "experimenta da nova schin e o slogan que todos conhecem o" a numero 1" da Brahma,se eu nao me engano atualmente fisher tem a conta da mexicana kaiser deve ser por isso que tudo é muito parecido,
    tudo é samba,mulher,caranaval e futebol.
    e as duas pertencem a ambev a brahma e a skol.
    po ja ia esquecendo e o slogan tambem rs.

    JOEL LIMA JUNIOR...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post camila , muito bem e com uma materia bem interessante, parabens bonitona !

    ResponderExcluir
  3. Mto legal sua matéria, nunca ía imaginar que esta msm idéia era utilizada numa outra propaganda de cerveja rsss...

    ResponderExcluir
  4. É... que as duas são da Ambev isso eu sei. Mas fica muito estranho utilizar uma imagem tão parecida mesmo em países diferentes. A Skol é amarela com a seta em vermelho. A Brahma é vermelha com a seta amarela. Enfim, características parecidas, da mesma maneira desce redondo, da mesma maneira me lembra a Skol. Fato.

    ResponderExcluir
  5. Também acredito que todos os comerciais de cervejas se referem ao conceito básico:Praia, Mulher, Futebol, Carnaval... pois é exatamente nestes quesitos que a cerveja é mais exposta. Acho que deveriam ser feitas análises mais concisas e com maior conhecimento e instruções de quem realmente ja entende um pouco sobre o assunto. Não querendo desmercer ninguém, muito menos julgar, mas para que o blog tenha maior acesso e maior credibilidade certas avaliações deveriam sem revisadas e orientadas antes de serem postadas

    ResponderExcluir
  6. "Anônimo", a premissa do blog é de universitário para universitário. Os assuntos são justamente para promover debates. Os posts são revisados e orientados. E além dos posts assinados pela equipe, existem posts autorais (como nesse caso). Em que a visão de quem o escreve é fundamental para promover o debate com outros pontos de vista, como o seu por exemplo.

    ResponderExcluir