Pages - Menu

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Para o seu entretenimento?



Esta semana será lançado nos Estados Unidos o aguardado CD de Adam Lambert, vice-campeão do último American Idol. O cantor em questão ganhou ainda mais atenção nesses últimos dias por conta de sua apresentação escandalizante na premiação do American Music Awards, exibido no último domingo.

Julgamentos morais à parte, é óbvio que escandalizar vem sendo parte de sua estratégia para manter-se na boca do povo e na mídia desde que o programa terminou. A provocativa capa da Rolling Stone, em que oficialmente saía do armário (apesar de fotos suas revelando sua sexualidade já circularem pela Internet há tempos) teve uma grande repercussão e fez a revista bater recordes de vendas nos Estados Unidos.



Outra capa que chamou bastante atenção assim que divulgada foi a de seu próprio CD. Como não podia deixar de ser, lá estava Lambert mais uma vez causando polêmica na mídia. Segundo o próprio, o estilo é uma homenagem ao passado do Rock n’ Roll, e por isso a androginia da imagem.



Mas nada gerou tanta polêmica quanto a performance de seu novo single no 37º American Music Awards. For Your Entertainment, música que leva o mesmo nome de seu álbum de estreia, foi interpretada de forma provocativa e escandalosa, e por conta disso todo mundo está opinando, seja para defender sua liberdade artística ou para criticá-lo pela vulgaridade.



Adam não é o primeiro artista a escandalizar para chamar atenção. Lady Gaga é o exemplo mais recente que choca com suas excentricidades a cada apresentação, e nem precisamos forçar muito a memória para lembrarmos de tantos outros. Segundo o próprio Adam, seu objetivo foi promover a liberdade de expressão, mas é fato que estar sendo comentado em grandes sites, revistas e jornais na semana de lançamento de seu álbum ajudará a impulsionar as vendas.

Muitos discordam das estratégias que Adam está usando para manter-se em alta, mas o fato é que está dando certo. Ele perdeu a final do American Idol, mas reverteu a situação a seu favor, conseguindo manter-se muito mais em destaque do que o próprio vencedor. Além de ter estampado capas e participado de matérias de diversas revistas, Adam canta a principal música do filme 2012 (Time For Miracles, que é possível ser ouvida nos créditos finais) e seu CD já alcançou ótimas vendas antes mesmo de ser lançado.

Por fim, fica o questionamento sobre a polêmica usada como forma de publicidade para alavancar vendas ou manter certos artistas na mídia. Até que ponto é válido usar desse recurso? A arte deveria vender-se por suas próprias qualidades ou tudo isso que a envolve faz parte do show business?

16 comentários:

  1. Não sou homofóbica, mas toda vez que olho ele penso GAYY!!! #FATO

    ResponderExcluir
  2. hum acho que além de usar isso como publicidade que acredito que funcione sim, pelo menos com ele ta funcionando, ele realmente gosta que de "chocar" as pessoas. não só pra vender, mas ele gosta disso tb.

    ResponderExcluir
  3. definiu tudo no final: "show business", esse mundo é assim, por isso que eu gosto.

    ResponderExcluir
  4. Legal é colocar seu filho para assistir uma apresentação dessa, excentricidade consegue ser e não ser vulgar, se enroscar com dançarinos, simular sexo oral, ninguém disse que ele canta mal, mas a música fica totalmente em segundo plano... quer ver graça vai no circo...não ao AMA

    ResponderExcluir
  5. Meu filho não será um idiota, portanto não fará mal algum a ele ver como as coisas realmente são.
    Colocar as crianças em uma bolha protegendo do mundo não vai adiantar em nada, vai criar um alienado com pensamento pequeno.

    O Adam é um dos artistas mais talentosos que surgiu nos ultimos tempos, e sua música sí faz bem aos nossos ouvidos.

    Meus filhos vão ver e ouvir o Adam quantas vezes quiserem, porque serão livres!

    Abaixo ao pensamento pequeno! Oh mundo triste cheio de pessoas tristes.

    ResponderExcluir
  6. @Jorge:
    Você falaria a mesma coisa se foi a britney spears simulando sexo oral e se enroscando com dançarinos?
    é como o anônimo disse, proteger seu filho da realidade deixa-o alienado.
    enfim, cada um sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  7. Adam é o "Cara" do momento e não por sua apresentação espetacular no AMA, mas por seu talento/Look/Vocal/ etc , que não é de agora ele está batalhando há muito tempo, quem acompanhou AI e seus musicais sabe disso, e ele deu um show no AMA, deixando os "famosos" no chinelo...

    ResponderExcluir
  8. o Cara é ESPATACULAR.....Lindo como pouquissimos homens no mundo conseguem ser, charmoso, sexy, talentoso. Tem uma voz incrível...sinceramente, companhei o AI toda a temporada, por causa dele mesmo...e nakela época o cara já fazia suceso por ele mesmo, ele já era uma aposta de sucesso... ele só perdeu pq o povo americano tem uma falsa moralidade e se liga muito mais na imagem. O que ganharia: o menino sulista, naum muito talentoso, mas bontinhu, politicamente correto e casado com um protótipo de Barbie, possivelmente sua high school sweetheart, ou o cara sexy, charmoso, talentoso, extremamente bonito e escandaloso e com toda a pinta de GAY?? Ué...bem, porém, minha crítica é...o Adam me conquistou no AI por ser um rokeiro como a tempos naum existia...trazia o melhor da melhor época do rock, e eu esperava que ele seguisse assim..mas não foi isso que ocorreu...ele virou um cantor pop...com músicas altamente batidas...eu acho que substimaram o cara pra vender...mas é isso....

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que não tem nenhuma criança, e não estou falando de machismo ou criar bolha, agora se pro jovem anônimo, explicar para uma criança de 10 anos o que é sexo oral é normal, creio que ele tem coisas melhores para se preocupar na idade dele, se o problema é colocar um menino numa bolha, vai la meu jovem, pega seu filho de moto e sobe o morro da Rocinha no Rio de Janeiro, tira ele da "bolha". Se o cara canta ou não canta bem, que na minha opião o cara tem voz, não precisa disso. Quer aparecer. Tem que se f@$#%. E respondendo ao Bernardo, o ato de se enroscar não é problema, agora se ela "cai de boca" em um dançarino, ou beija uma dançarina, é uma sema completamente desnecessária.

    ResponderExcluir
  10. Pobreza e violencia se ve todo dia na rua, nem precisa levar a rocinha. Em cada esquina tem gente passando fome e somos obrigados a explicar isso para as crianças, pq elas perguntam.
    Cada um usa a midia que tem. A mulher melancia usa a bunda ela e todos os homens acham lindo.
    Ahh, mas aí pode. Ela não é GAY.

    ResponderExcluir
  11. Sema = cena (não sei o que eu fumei para falar isso)

    ResponderExcluir
  12. Pelo horário que o programa foi exibido, acho que a questão de chocar as crianças é irrelevante. Como o próprio Adam Lambert disse numa entrevista, o papel dele não é ser babá; a apresentação dele foi a última da premiação, num horário em que passam coisas bem piores em outros canais por aí. E tirando o beijo que realmente foi real, o resto foi tudo simulação que fazia parte da coreografia.

    Ele fez uma performance para conseguir publicidade, e esse objetivo certamente ele alcançou. Enquanto o vencedor do American Idol estreou com aproximadamente 85 mil unidades vendidas, Adam Lambert conseguiu mais de 220 mil, uma ótima estreia para os padrões atuais do mercado e acima até mesmo de nomes como Lady Gaga e Rihanna. E se a ABC cancelou a participação dele num outro programa dela como punição, ele já foi convidado para vários outros em emissoras concorrentes.

    No post apenas levantei a questão, mas defendo que em minha opinião, Adam é um dos artistas mais completos saídos do American Idol. Além de cantar muito, sabe trabalhar bem para se manter na mídia (seja com polêmicas ou não). Acredito que ainda ouviremos falar bastante dele.

    ResponderExcluir
  13. Cara, desde que essa edição do American Idol, eu torcia para o Adam, acho que ele canta muito melhor sim. Mas a questão abordada não é essa aqui XD Acho que ele fez isso não só para atingir publicidade (claro que isso também), mas ele quer se mostrar diferente de todos os cantores que estão na mídia atualmente. Como no post, a pessoa que faz isso também é a Lady Gaga (que por sinal eu adoro também! XD), muitos dizem que ela é a Madonna do momento, mas acho que cada um tem seu jeito de se mostrar para o mundo e eles quiseram fazer isso. Parabéns pelo post, Coletto! =D

    ResponderExcluir
  14. Adam é com certeza mais uma modinha! O talento dele é um caso a parte, pois nisso precisamos reconhecer que ele tem. Porém, sabemos que qdo aparecer outro porpurinado e que gosta de tirar fotos com cobras na mídia, ele será uma mera lembrança.
    Parabéns pelo post Colett:)

    ResponderExcluir
  15. Ele é muito estranho, de uns tempos pra cá veio se vestindo igual ao Bill kaulitz.
    Disse numa entrevista que acha-o lindo !
    Tá.
    Tudo bem em acha-lo bonito mas será que é necessário copia-lo também?
    Ou será que é só para chamar atenção!!

    ResponderExcluir