Esses dias aqui na AUPP nós estávamos assistindo algumas propagandas regionais e nos surpreendemos com algumas peças. Enquanto a maioria apresenta preocupação com a qualidade de produção e criação, há outras que parecem não atentar para certos princípios da comunicação.
O grande problema é a existência de empresas que dispensam os serviços de uma agência de propaganda, fazem parcerias com programas regionais e se promovem muitas vezes através de permutas com vídeos que não vendem a marca de uma forma positiva. Veja bem, o ruim da história não é se promover em programas locais e nem fazer permuta com os mesmos, mas sim a aparente despreocupação de algumas marcas no momento de vender os seus produtos.
Comunicação não pode deixar de ser um investimento e se tornar um gasto. E, com isso fica a pergunta: será que vale a pena abrir mão de uma equipe especializada, economizar recursos e consequentemente não expor seu produto de uma forma que o valorize?
Gostaríamos de saber o seu ponto de vista sobre o assunto, então se você acha que alguma propaganda se enquadra no que foi escrito acima, cite a peça e comente. Se preferir, não é necessário se identificar.
Olá!!
ResponderExcluirBom...
Falar sobre permuta é um termo interessante de ser tratado, existe o lado bom e o lado ruim da coisa.
Trabalho e trabalhei em alguns veículos de comunicação, digamos que tenho um ponto de vista não tendêncioso para tal questão, eu simplesmente consigo enxergar tal questão do ponto de vista do veículo, e principalmente, o lado do anunciante.
A permuta por muitas vezes se dá inicio principalmente pela parte do veículo de comunicação, e acaba se tornando uma opção interessante a partir do momento que o anunciante por muitas vezes não tem capital disponível para investir.
O grande problema da permuta não é a falta de qualidade, até porque tem um anunciante que tem seu jingle tocado em todas as rádios de Santos e ele é 100% permuta. Quem quiser conferir basta ouvir o comercial da Papelaria Almeida. Este é um material até certo ponto bem produzido, ao contrário de muitos que também podemos observar.
A permuta também é bastante utilizada pelas Agências de propaganda.
O grande problema é que está prática está acabando com o faturamento dos veículos, que por muitas vezes não vê o R$ entrar em seu caixa.
Permuta sempre existiu e sempre irá existir
"Sim, esses são os deliciosos palitos Perrotas" www.youtube.com/watch?v=hdq05AmZHcE
ResponderExcluirParabéns pelo post AUPP. Ao meu ver, o problema não é a permuta em sí. Como o Rafa Lopes disse, agências praticam permuta tb. A questão é: "cada macaco no seu galho". Uma enfermeira não faz o trabalho de um médico, faz?
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirO problema maior não está na qualidade do material e sim a permuta
Meus amigos, fazer permuta é voltar ao tempo do escambo. Imaginem trocar sal por porco, que troca por açúcar, que troca por carne que troca por 1 espaço para veicular um cartaz na quitanda do "Zé"( Nada contra os cartazes,nem a quitanda do Zé).
Os veículos(na sua maioria) são os que adoram fazer permutas. E sabe qual é a comissão da agência neste caso? Adivinhem? Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe 20% da veiculação em permuta também para agência.
O que viria em espécie (dim-dim), que é para pagar os impostos e salários na agência, chega espaço.
Agora imaginem vocês saindo da faculdade e começando sua carreira profissional em uma agência.
Clientes bons, boa perspectiva de crescimento e
sua remuneração no final do mês seria: 1 óculos de sol, 1 cesta básica, 1 roda de carro, 2 ingressos de cinema...tudo proveniente de permuta.
Permuta é prejudicial a saúde de todos.