Pages - Menu

segunda-feira, 29 de março de 2010

O consumidor do futuro na visão de Borghi



Na última quinta-feira, 25, a equipe da AUPP participou do Ciclo de Palestras Contribuição Profissional 2010, promovido pela APP de São Paulo. A palestra da noite foi com José Henrique Borghi, co-presidente e diretor de criação da agência Borghierh/Lowe.

Borghi, que foi o vencedor do prêmio Contribuição Profissional 2009 na área de criação, falou que nós devemos entender o consumidor no momento de criar e ter a consciência que este está sempre em transformação. Para ilustrar bem o assunto, Zé Henrique usou como exemplo o público adolescente. Deixou claro que devemos sair dos modelos de vendas conceituais, que o consumidor está em busca de um conteúdo por trás da venda, de algo a mais que chame a atenção dele e citou que o humor é uma das maneiras mais eficientes de vender.

Muitas campanhas atuais estão surpreendendo, pois a ideia tem vida além da mídia. Isso faz com que as pessoas compartilhem a mensagem com outros indivíduos através de sites e redes sociais.


Os consumidores não querem mais ficar como passivos na mensagem, querem participar ativamente, principalmente os jovens. Fazer com que a campanha chegue a ponto de se transformar em viral não tem regra ou guia: a única maneira é usar a espontaneidade e se as pessoas gostarem muito disso, elas irão compartilhar. Um exemplo bem sucedido é o case do filme de animação Coraline, premiado no festival de Cannes de 2009. Saiba mais aqui.

O premiado diretor de criação falou que não devemos nos levar tão a sério, temos que encantar, surpreender e emocionar. Não podemos nos limitar para criar e sim pensar no impossível. A época em que vivemos oferece várias possibilidades onde a criatividade nunca esteve tão possível.

Para finalizar, agradecemos à Associação dos Profissionais de Propaganda – APP pelo convite e por essa oportunidade de interagirmos com esse grande profissional.

Curiosidade: Quer aprender a falar o nome da Borghierh/Lowe?
Então veja a paródia viral "BORGHIERH/LOWE somos nozes!"

3 comentários:

  1. Pô foi muito boa a palestra,

    foi bem Overated mas foi boa sim.

    Tocou nuns pontos legais como o uso do Nosense
    e a importancia da Guerrilha e Virais.

    :}

    Falei umas coisinhas da palestra
    no me blog de bagunças

    http://ronis.tumblr.com/post/480154711/jose-henrique-borghi-palestra-na-app

    ResponderExcluir
  2. Alô amigos de Santos,
    A Diretoria Cultural da APP agradece sua presença aqui em São Paulo prestigiando a palestra do Borghi.
    Voltem sempre.
    Abração do Zé Mauricio

    ResponderExcluir
  3. Olá Zé Mauricio.

    Nós que agradecemos! Certamente parte de nossa equipe estará nas próximas palestras. E sempre que tivermos a oportunidade de prestigiar algum evento da APP, iremos divulgar e postar sobre o assunto aqui.

    Abração!

    ResponderExcluir