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terça-feira, 30 de março de 2010

Se vira, Pitanguy!



A publicidade, além de encantar e envolver tem como principal meta vender um produto, isso é óbvio. E para vender e conquistar, o consumidor usa de certos artifícios com o objetivo de que o produto seja bem visto e convença o consumidor a adquiri-lo.

É assim como nos contos: o encanto está prestes a ser quebrado, porque está sendo analisado um projeto de Lei, criado pelo deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que propõe que toda imagem publicitária manipulada com Photoshop traga um aviso de advertência.


Querem deixar claro que as lindas mulheres e os corpos esculturais simplesmente não existem, pelo menos não na maioria dos anúncios. Isso fará com que muitos “segredos” da propaganda sejam revelados já que, segundo a proposta, o anúncio virá com a mensagem: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.

Essa Lei polêmica tem dividido as opiniões principalmente dos publicitários e a dos consumidores. Muitos consumidores têm apoiado o projeto, pois dizem que a publicidade tem uma forte influência sobre as adolescentes que, na busca do corpo ideal, sofrem de problemas como bulimia e anorexia. Alguns profissionais afirmam que isso é um absurdo e estão protestando contra a tal lei.


O projeto pode ser visto e analisado de vários aspectos. Um deles é que poderá influenciar no processo criativo de uma forma positiva. Isso fará com que, ao vender certos produtos, os publicitários deixem de usar clichês como, por exemplo, cabelos impecáveis para vender shampoo e criem algo inovador para divulgar.

Em contraponto, a lei quebrará todo o encanto da propaganda, pois revelará coisas que antes ficavam restritas a produtores e fotógrafos. E como o nosso objetivo é vender e ao mesmo tempo entreter as pessoas, criar com tantas regras e restrições será um desafio e tanto.

Um comentário:

  1. É... cada vez mais tão restringindo as nossas possibilidades de um anúncio, ao mesmo tempo que tem liberdade de um lado, no outro tem regras...

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