Pages - Menu

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uma ideia chupinhada?


Nos últimos dias, a Ogilvy Brasil lançou uma ação que atraiu a atenção. Consiste em um vídeo filmado em dois bares paulistanos que fala da Lei Seca, lançada no Brasil há dois anos. Mudando um pouco o discurso das propagandas politicamente corretas lançada pelo governo para falar sobre a lei, a agência lançou essa ação que agradou muita gente.

No vídeo, pessoas estão se divertindo e bebendo normalmente no bar e quando vão embora, ou seja, no momento de pagar a conta são surpreendidos com o valor da despesa. O caixa inclui, além das bebidas, valores de possíveis decorrências da mistura do álcool com a direção. São incluídos valores de ambulância, equipe médica, raios-X, entre outros, o que chama a atenção dos clientes e ao mesmo tempo os conscientiza em relação à direção perigosa. Apesar de ter sido feito no Brasil, o vídeo já está devidamente traduzido para o inglês, ou seja, está pronto para participar dos festivais internacionais.


A ideia tem todos os méritos, mas lendo o site Brainstorm9, li um comentário que me chamou a atenção. Um aluno da Miami Ad School, uma das escolas de criação mais conceituadas do país, afirma e mostra que já teve a mesma ideia há mais de um ano, fala ainda que na época ela repercutiu bastante e foi muito elogiada. Olhando o site do aluno (veja aqui) pude perceber que a proposta é a mesma, a única mudança é o cliente. Não estou afirmando que a ideia é copiada, nem acusando ninguém de plágio. O próprio aluno não acusa ninguém de “roubo”, mas a coincidência é gritante. O comentário deixado no site nos faz pensar em algo que deve acontecer muito com jovens profissionais, leia um trecho escrito pelo aluno:

“Não tô usando isso para me promover nem nada, mas é que não se trata da minha primeira ideia usada coincidentemente por uma grande agência, e meio que fica chato ter uma peça dessas na pasta, que depois de veiculada por uma grande agência, vai depor contra mim. Fica feio para um desconhecido apresentar uma pasta com ideias já veiculadas por grandes agências. Pior ainda é se isso for parar em Cannes.”


Imagine se isso acontecesse com você, com um trabalho que enriqueceria o seu portfolio. Se de repente você leva em uma agência uma ideia que está ou foi em algum momento divulgada por uma grande empresa. Quem você acha que seria acusado de “chupinhar” a ideia de quem? A resposta está num antigo ditado popular: a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.

5 comentários:

  1. Realmente é uma polêmica... É uma semelhança muito grande mesmo nessas duas idéias, na verdade, são iguais mesmo, mas não deixam de ser uma grande idéia e além de dar um susto XD
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. No mínimo estranho né?!
    Causando polêmica com essa resposta no final: "A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco."
    =D

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. GENTEEEEEE para TUDO!

    1°: Esse post é polêmico pelo fato de ser do Antôooooooooonio.

    2°: Olha esse título, no coments!

    Brinks:*

    No mínimo isso é muito estranho, pois as ideias

    são praticamente idênticas, mas enfim...

    Coincidências existem né?

    Ps: Palmas para o Antônio via internet: Plá Plá

    Plá!

    :***

    ResponderExcluir
  4. Acho que todos nós corremos riscos quando temos uma ideia pra uma campanha e afins, afinal todas as coisas estão se mostrando pra quem quiser ver, e estão no alcance de todos, mas com toda certeza a maneira de olhar uma mesma situação são várias, e ter a percepção da melhor é o insight que precisamos.
    Agora se alguma agência de nome, aquela que tem peso tiver a mesma ideia que você é porque pelo menos no caminho certo você está, se teve uma ideia boa, pq não ter mais?
    Aproveite a oportunidade, manda um e-mail pra essa agencia falando que há um tempo vc teve uma ideia parecida, mande seu portfolio, quem sabe eles te contratam =D hehehe


    bjinhos ;*

    Pri rossi

    ResponderExcluir
  5. Minha gente!!! Isso é uma coisa "GRITANTE", se for mesmo verdade. Olha, nem sei o que eu faria se isso acontecesse comigo, mas o Rapaz tem que tomar alguma providência, "Plágio é Crime", isso não pode ficar assim.
    Abraços

    ResponderExcluir