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segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dicas para se dar bem como Social Media


Tudo ainda é novo, o mercado está se adaptando a essa nova realidade. Eric Messa, professor da FAAP, disse no Social Media Brasil que nem as empresas sabem ao certo qual o perfil de profissional que procuram para atuar com mídias sociais. Mas para ser um Social Media, não é algo tão simples como parece, não é como num passe de mágica. Tudo depende da vontade da pessoa em aprender sobre a área.


Procurando na internet, encontrei no blog do Tarcízio Silva, consultor de mídias sociais da PaperCliQ, dicas interessantes e relevantes para esse quem quer atuar nessa área, são elas:

01 – Aprende quem quer
Não existe mais essa história de “não tem cursos focados em mídias sociais” ou “os eventos só rolam em São Paulo”. Se você tem vontade, basta uma conexão e você pode acessar slides, webinars, artigos, livros, vídeos, bases de dados, enquetes etc. Se você é do tipo que só aprende quando tem um professor lhe cobrando em uma sala de aula, você vai ficar (na verdade já é) obsoleto.

02 – Línguas são suas amigas
Quanto mais línguas você souber, mais você poderá aprender. Inglês é indispensável, espanhol, francês, alemão e italiano podem ajudar muito. Línguas menos comuns como chinês e japonês podem ser um diferencial enorme, porque vai lhe dar a oportunidade de conhecer outros ambientes e padrões de comunicação. Mas não me venha com “sou social media” ou “social media analyst”. Inglês é pra ler e aprender, pra falar com seus pares use o português.

03 – Casa de ferreiro, espeto de ferro
Não vou falar aqui em questões éticas: é óbvio que você deve ser uma pessoa “boa” e justa. Mas digamos que não seja… você ainda faz a genialidade de publicar isso a quatro ventos? Seus perfis e interações nas mídias sociais dizem MUITO sobre você. Use suas mídias sociais a seu favor. Interaja, conheça pessoas, aprenda…

04 – Faça um Currículo Digital
Se você realmente quer o emprego, pense que o currículo “em papel” ou pdf é só uma parte da coisa. Parte, inclusive, cada vez mais dispensável. Na maioria dos casos de processos seletivos de agências de mídia social, existe o campo pra colocar Twitter, Facebook, MeAdiciona etc… Coloque todos. Se você tem vergonha ou acha que alguma presença online sua pode lhe prejudicar, você não está preparado para esse tipo de trabalho.

05 – Pretensão não é legal
Gente que é chamada de “guru”, “especialista”, “palestrante profissional”, “evangelista” já me deixa com o pé atrás. Mas gente que se auto-entitula me causa repúdio. É o mesmo que acontece quando se publica livro, blog ou posts com títulos envolvendo palavras como “bíblia”, “guia”, “definitivo”, “tudo”. NADA em comunicação é assim. Tudo se transforma na sociedade. Imagine então na comunicação digital!

06 – “Quem com porcos anda…”
Continuando a vibe “ditados”: quem com porcos anda, farelo come. Associe-se a pessoas inteligentes, éticas etc. Acima de tudo, tenha valores. Não se associe a um blog ou veículo, por exemplo, só porque é muito visitado. Alcance não é nada quando isolado, quando vazio.

07 – Aprenda no computador, mas também aprenda com o papel
Na verdade, o título dessa dica está cada vez menos apropriado, ainda bem! “Clássicos” das áreas de comunicação, sociologia, filosofia, psicologia são digitalizados, viram ebooks (pagos ou ‘piratas’) e é possível acessar verdadeiras “bibliotecas universitárias” em pdf, como a Gigapedia. Então, entre as bibliotecas da sua cidade, repositórios online e gigapedia, entenda a comunicação e áreas correlatas com os clássicos.

08 – Bom Senso
No final de contas, tudo se trata de bom senso. Tenha bom senso em todos os casos. Não seja agressivo na prospecção de vagas, não force relacionamentos… Mostre que você pode planejar e gerenciar presenças digitais de grandes empresas.

09 – Produza!
Produzir conteúdo é sempre necessário, seja pra quem ainda não teve muita oportunidade de mostrar trabalho, seja pra quem está no estabelecido no mercado. Produzindo você treina, pensa se inova e mostra do que é capaz, especialmente em relação a planejamento. E, vamos combinar, planejamento é necessário para todas as áreas.

10 – “Não basta botar o ovo, tem que cacarejar”
Se você segue todas as dicas acima, faça com que seus pontos positivos possam ser vistos. Auto-promoção é algo legal sim, desde que usado com inteligência.

Com tudo que eu tenho vivenciado, observado e aprendido esses dias, tenho certeza que essas dicas podem ajudar aos novos profissionais.
Acrescento que não se esqueça que trabalhar com mídias sociais é trabalhar com pessoas, portanto, aprenda a entendê-las e que esteja sempre atualizado, o que é novo hoje, é ultrapassado amanhã.

3 comentários:

  1. Aproveito aqui o espaço para parabenizar não só o post como também o trabalho que o Toni tem feito com o pessoal de Social Media da AUPP/UNISANTA. Tenho muito orgulho em ver pessoas tão queridas e competentes içar novos voos que vão além do que os outros esperam, mas que, para quem quer ir longe, é o começo da vida profissional.

    Parabéns mais uma vez!

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  2. Essas dicas resumem tudo que uma pessoa tem que fazer para ser um bom profissional! São dicas ótimas! Se atualizar, relacionamento e boa vontade são essenciais! Parabéns, Antonio! Seus posts sempre são incentivadores e competentes! Admiro e aprendi bastante com você! =D

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