Pages - Menu

sábado, 24 de julho de 2010

UFA


Na última semana, participei do projeto UFA realizado pela agência Unodesign que permite que estudantes de comunicação e design possam conviver com a rotina da agência, vivenciando as dificuldades e prazeres desse mercado de trabalho. Não é a primeira vez que alguém de Santos e estudante da Unisanta passa por esse projeto. Inclusive, com passagem pela agência universitária.




Quando cheguei na agência, ansiosíssimo por sinal, fui super bem recebido. Todos muito solícitos e dispostos a esclarecer minhas dúvidas e a me ensinar o que fosse preciso.

Logo no começo, eu e a minha colega de UFA, Natalia, participamos da fase de criação de um job específico em que precisávamos de soluções criativas para trazer de volta à agência um antigo cliente. Os unodesigners nos apresentaram formas de libertar a nossa criatividade. Método esse, que eu levarei pra minha vida, e com certeza, me ajudará muito nessa profissão.




Participamos também do job de criação de um logo para uma empresa e pudemos aplicar o método que havíamos aprendido. Acompanhamos o trabalho do atendimento e do planejamento da agência que me mostraram o quão complicado é o contato com os desejos do cliente e o quão prazeroso é vê-lo satisfeito, apresentando a ele a melhor solução criativa. Os unodesigners nos levaram a uma gráfica de São Paulo, e nos apresentaram cada processo de impressão, ampliando nosso conhecimento na área e fazendo com que eu leve para a minha carreira uma experiência que me permite uma comunicação bem melhor com os fornecedores que irei me deparar.

No penúltimo dia tivemos uma palestra com o Coordenador de Marketing da NOKIA Brasil - Rodrigo, que nos apresentou sua carreira, passou por agências e departamentos de marketing, mostrando "os dois lados da moeda", e me colocando em contato com uma área que pouco tive contato nesse primeiro semestre de faculdade e agência universitária. Um dos momentos mais ricos de aprendizado nessa semana de projeto. Pude realizar um projeto livre em que aprendi, com a ajuda dos unodesigners, até mesmo alguns processos de edição gráfica pelo computador. Dicas que jamais esquecerei e poderei levar para a minha carreira.

Nessa semana, muitas vezes minha cama foi o banco do ônibus que subia e descia a serra, a cada começo e final de dia. Passei por alguns apertos no horário de pico do metrô paulista, mas com certeza isso é pouquíssimo perto do conhecimento que adquiri.
Fica a dica: Vale a pena conhecer de perto o trabalho de uma agência para que possa se ter a certeza de que fez a escolha certa.




Pra saber como foi a minha semana, e também um pouco, sobre as semanas anteriores, é só dar uma passada no tumblr do projeto.

Um comentário:

  1. Nossa, deve ter sido um aprendizado em tanto! Nada melhor aprender quando está no mercado, vivenciando o ambiente e ter certeza de que isso é o que quer para o resto da vida, e claro, gostar muito do que faz! Parabéns Fernando, pelo post, e aos Unodesigners, por darem essa oportunidade! Não dá para perder uma dessas! #fikdik ;D

    ResponderExcluir