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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

André Porto Alegre - Circuito Digital

André Porto Alegre, que muitos de nós conhecemos por causa da APP e do Fest’up, é formado em jornalismo e começou na área de propaganda trabalhando em uma agência de classificados como contato publicitário. Depois foi convidado pelo Maurício de Souza para trabalhar com a parte de propaganda da Turma da Mônica. Também já fez parte do projeto do menino maluquinho com o Ziraldo. Trabalhou 10 anos na conceituada agência Young&Rubicam, onde fazia atividades promocionais e aprendeu bastante convivendo com grandes profissionais. Em 2005, assumiu a Direção Comercial da Circuito Digital S.A. onde também é responsável pelo escritório de São Paulo e também é conselheiro do CONAR.

1 – Fale um pouco sobre a Circuito Digital.
A Circuito é responsável pela comercialização de espaço publicitário em 315 salas de cinema no Brasil. Vende o cinema como meio publicitário. Função do circuito é ligar o mercado publicitário, ou seja, as agências às salas de cinema para atingir esse público que varia entre 30 e 40 milhões por ano.

2 - Desenvolve algum trabalho com social media?
Não. Porque não encontro interlocução entre o circuito e as mídias sociais. Trabalhamos apenas com o site onde divulgamos a programação das salas de cinema.
Hoje as pessoas supervalorizam as redes sociais e se esquecem de dimensionar o que são elas. A empresa tem que encontrar uma oportunidade de negócio nessas mídias, uma oportunidade de ganhar dinheiro com isso. Quando encontrarem me fale, pois ainda não encontrei.

3 - Fale sobre o Bloganda.
A ideia era de fazer um livro para auxiliar os estudantes a iniciar no mercado publicitário, vi a necessidade de mostrar aos alunos a verdade sobre o mercado, então optei por fazer o blog. Não tinha preocupação da quantidade de pessoas que iria visitar, mas o negócio foi tomando uma dimensão inesperada,tanto que é usada por muita gente como fonte de pesquisa e referência.

4 – Qual a dica que você deixa para quem está começando na profissão?
Diferencie-se com conhecimento, deve-se saber de tudo um pouco. Tenha referências, para ter um conteúdo amplo antes de criar.

5- Indique um livro.
Uma biografia do Walt Disney, pois é um exemplo de um empreendimento bem sucedido até hoje. Para quem tiver interesse, existe uma não-autorizada que também é interessante.

6 - Indique um site.
Atualmente escrevo um site mais direcionado para profissionais, o Inteligemcia que recomendo pela diversidade de colaboradores muito diferente do Bloganda que é para estudantes.

7 – Indique uma campanha nacional.
Não há tantas campanhas boas hoje em dia, mas vou citar a campanha da Desvassa, não pela campanha em si, mas pelo histórico que a marca tem e que deve ser lembrado, pois não foi lançada agora e tem um nicho específico. A campanha com a Paris Hilton deu um posicionamento novo para a marca. Admiro o vídeo pelas referências que foram utilizadas como a trilha, posicionamento de câmera e personagens. Foram essas referências que fizeram a diferença no filme.


Frases de André Porto Alegre:

“Cannes é muito bom porque é uma troca de experiência, pois reúne publicitários de todo o mundo.”

“Não se apegue as idéias, se se apegar a uma, pode deixar de ter outra muito melhor”


Vale muito a pena agradecer ao André, por ter dedicado o seu tempo para participar de nosso especial de aniversário. Aprendemos muito. Obrigado mesmo.

Um comentário:

  1. Ah, deve ter sido muito bom a conversa com ele! Conheço ele desde o 20º Fest'up e o admiro bastante! Gostei muito da frase que ele disse: “Não se apegue as idéias, se apegar a uma, pode deixar de ter outra muito melhor” É uma enorme verdade! Parabéns!

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