Pages - Menu

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sr. Armando Ferrentini – Editora Referência

Durante as férias, visitamos algumas agências e a Editora Referência, que é especializada em publicações do gênero. Tive a oportunidade de entrevistar o presidente da empresa, Armando Ferrentini que, aos 65 anos, me recebeu na sala de reuniões da empresa e com toda atenção e me contou um pouco mais sobre a sua carreira.

Aos 17 anos, encontrou uma profissão. Trabalhou alguns anos em agências, até que foi chamado para ser o responsável pela inauguração do Departamento Comercial do Diário Popular (hoje chamado de Diário de S.Paulo) que era voltado para a publicidade. A equipe comandada por ele foi um sucesso e o Diário se tornou em um dos jornais mais importantes de São Paulo, e foi lá que Armando Ferrentini começou a exercer a atividade que se tornaria a sua profissão: o jornalismo. Hoje além de Presidente da Editora, Armando é também conselheiro da ESPM.

1 - Há quanto tempo as revistas e o jornal estão no mercado?
Somos pioneiros no gênero, a revista Marketing está há 43 anos no mercado, a revista Propaganda há 54 anos e o jornal Propaganda & Marketing está há 45 anos circulando.

2 - Quantos funcionários trabalham na editora?
Ao todo são 100 funcionários, divididos entre as redações das nossas publicações.

3 - Quais os principais produtos da editora?
Temos o jornal Propaganda & Marketing (Propmark), revista Propaganda e revista Marketing.

4 - A editora desenvolve algum trabalho de âmbito social?
Sim, chama-se Marketing Best Responsabilidade Social, criado em 2002.

5 - O que você pode dizer sobre Semana Internacional de Criação Publicitária?
O evento é destinado aos estudantes e profissionais da área. Já contou com o apoio da DM9DDB, UOL, ESPM e Africa. É uma semana de evento, em que procuramos trazer conceituados profissionais da área não só do Brasil, mas de vários países. Geralmente trazemos alguém que foi premiado no Festival de Cannes.

6- Vocês costumam participar de muitos eventos da área?
Participamos de vários eventos nacionais e internacionais. Inclusive organizamos importantes premiações, como Marketing Best. O Propmark faz a cobertura desses eventos. Esse ano tivemos 10 profissionais cobrindo o Festival de Cannes.

7- Como é participar do Festival de Cannes?
Ótimo! Um verdadeiro aprendizado. Já participei de 36 festivais e cada vez aprendo algo novo, sem falar que você acaba conhecendo criativos de várias partes do mundo. Os melhores estão lá. Sinceramente, recomendo mais um Festival de Cannes do que quatro anos de faculdade, no que diz respeito à criação. Quando tiver uma oportunidade de ir, não a deixe escapar, vale muito a pena.

8- O que aconselha para os jovens?
Aceite qualquer emprego em agência, lá você ficará perto das pessoas de talento e irá aprender muito com eles. Leias as publicações especializadas e participem dos festivais de comunicação para conhecer os profissionais de perto e fazer networking.


Frases do presidente Sr. Armando Ferrentini:

“Cannes é aprendizado, um verdadeiro festival de idéias.”

“Mais vale aprender do que ser ensinado.”

“Talento: 95% transpiração e 5% de inspiração.” (Thomas Edson)

“Tenha persistência e não desista nunca.”

2 comentários:

  1. Nossa, você sente uma enorme experiência lendo essa entrevista! O quanto deve é bom aprender sobre a nossa área, como ela está expandindo. Deve ter sido muito bom estar frente a frente com Armando Ferrentini! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Armando Ferrentini,
    Gostaria de confirmar que o senhor se formou no CPOR-SP no ano de 1963.
    É isso mesmo?
    Sou da turma de 1988 e estou empenhado - em conjunto com a ABORE (Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército) - em localizar os ex-alunos deste ano, para sua comemoração de Bodas de Ouro (a ocorrer no início de 2013).
    Assim que a data estiver oficializada, informarei os detalhes do evento.
    Saudações,
    Roberto ZUCCOLO.
    Cel. 11 99104-4224
    robertozuccolo@hotmail.com

    ResponderExcluir