Pages - Menu

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Eleições 2.0"

As mídias sociais estão tomando um papel tão importante que até os candidatos adotaram. Seguindo um “case de sucesso”, o próprio Barack Obama gerou uma grande repercussão na mídia por causa da sua campanha: “Yes, we can!”. Realmente deu muito certo, principalmente, pelo twitter em 2007. E continua até hoje escrevendo para o mini-blog. Aproveitando a deixa, os candidatos brasileiros também entraram nessa. Existem os prós e os contras. Deve-se ter muito cuidado ao publicar sua imagem nessa rede social que todos têm acesso, pois qualquer desleixo pode acabar com a imagem do candidato. Temos o exemplo do candidato Plínio que, durante o debate da Rede Bandeirantes, alcançou o TT mundial por ter uma postura diferenciada dos outros candidatos presentes: Dilma, José Serra e Marina Silva. O candidato recebeu elogios no twitter, principalmente pelo seu humor.

Em contrapartida, os outros continuam com seus projetos nas redes sociais. Ao abrir o twitter da candidata Marina Silva, vemos seu site, Facebook, Orkut e seu canal no Youtube em seu background. O mesmo da candidata Dilma Rousseff, única diferença é que tem o seu flickr e a identi.ca. E por fim, o candidato José Serra que também participa dessas redes ativamente.





O lado bom disso é que fica tudo gravado, sem contar com a interação com os eleitores que, certamente, estão ligados nas novidades e nas gafes.

2 comentários:

  1. Após a campanha política do Barack Obama, os outros políticos estão tomando posição com a redes sociais e as mídias sociais, pois sabem que lá terão um grande público, mas eles tem que saber o que irão dizer, pois qualquer "gafe" é fatal, atualmente. Parabéns pelo post, Lívia! =D

    ResponderExcluir
  2. Como disse a mariana ai em cima, não basta eles se adaptarem a essas novas midias. Precisam tambem saber como conversar com elas para ter um retorno positivo e não apenas xacota para blogs, que aliás seriam uma ÓTIMA ajuda se conseguissem apoio de algum. Tendo em mente que os "seguidores" de blogs famosos tem suas tendencias muitas vezes tiradas desses meios.
    Parabens pela matéria

    ResponderExcluir