Pages - Menu

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estúdio Colletivo Design - Entrevista com Vanessa Queiroz e Renato Campana



Vanessa Queiroz cursou Design pela Universidade Anhembi Morumbi em 2003. Ressalta que a maioria das pessoas que hoje compõem o Estúdio se conheceram na faculdade e que isso foi muito importante, principalmente os trabalhos e as matérias que a ajudaram para se aprofundar no assunto. Renato Campana fez 3 anos de Design Gráfico no Senac. Ele acredita que a faculdade não supre as necessidades de aprendizagem, pois existem outros lugares para se aprender a profissão que escolheu.

Vanessa e o seu sócio Marcelo decidiram abrir o Estúdio no final do ano de 2003, pois já estavam fazendo alguns freelances e tendo um bom resultado. Mas o Estúdio nasceu apenas como uma ideia, sem planejamento, sem administração, só com os sócios se ajudando, com a cara e a coragem.


1- O foco não é trabalhar com publicidade, mas acaba acontecendo. Fale um pouco mais sobre.
Vanessa - Quando começamos, precisávamos trabalhar e usar nossas habilidades. Pegávamos clientes pequenos e querendo ou não acabávamos indiretamente na publicidade. Hoje, como temos a parte de web, trabalhamos com isso e estamos indo além. Mas isso não nos torna uma agência.

2- Vocês já comentaram que fazem o que o cliente pede e mais um pouco, não ficam presos só naquilo. O que podem comentar sobre?
Vanessa - O cliente chega e fala o que quer, mas nem sempre é aquilo que precisa. Tem que explicar para ele os melhores caminhos e o porquê. Acaba sendo um trabalho didático.

Renato - Vira um exercício pra gente, porque não tem sentido entregar uma coisa redonda. É muito mais fácil saber o mais complicado, assim as coisas mais difíceis acabam virando mais fáceis. Nem sempre o mais complicado é o que o cliente precisa.

3- Quantas pessoas trabalham aqui e em que área elas atuam?
Vanessa - Existem as divisões, mas as pessoas transitam nas outras áreas. Tem a parte de ilustração/parte gráfica (6), web/criação (4), mídias sociais (2), programação (3), atendimento (4), financeiro (1), secretaria/atendimento (1).

4- Qual o trabalho de maior destaque?
Vanessa - Sem dúvidas o da Pepsi nos fez ter uma grande visibilidade. E logo apareceu a Nickelodeon, nosso cliente. Mas um trabalho em específico não tem, tudo foi consequência do que foi feito.

5- Como funciona o trabalho nas redes sociais? Vocês atendem alguém?
Renato - Atendemos muito a área de moda. Cuidamos de toda parte da internet da Juliana Jabour, uma estilista muito famosa. Nós estamos crescendo gradualmente nessa parte. Tem que ser usada da forma correta.

6- Como surgiu essa ideia de montar um estúdio com esse estilo "Colletivo"?
Vanessa - Nós temos quatro sócios que são muito família e isso reflete nos funcionários. Outra coisa que a gente se questiona diariamente é: se esse é o jeito certo ou errado. É uma bagunça organizada, cada um sabe a sua função e depende muito do bom senso. Existe uma hierarquia, mas todo mundo pode dar opinião e falar. No começo era muito mais livre e hoje é bem mais organizado, mas isso não muda a cara do estúdio.

7- Como o aluno faz para conhecer o estúdio, mandar um currículo/ portfólio? Através de e-mail, vindo pessoalmente ou através das mídias sociais?
Vanessa - Pode ser das três formas. Vocês mesmo não sentiram dificuldade alguma em conseguir marcar um horário conosco, muitas vezes é a própria pessoa que cria barreiras para entrar em contato. Dificilmente as pessoas não conseguem falar com a gente, pois nós abrimos todos os dias a caixa de mensagem e respondemos os e-mail’s.

Não gostamos quando vem currículos sem revisar o português ou quando indicam todas as escolas que já estudaram. O que nos interessa é o trabalho da pessoa e não a escola que estudou.

8- Qual a dica que vocês deixam para quem está começando agora e quer trabalhar com design?
Renato - A base é trabalhar sem ganhar dinheiro, porque se você entra pensando que vai ganhar super bem logo de cara, está na carreira errada.

Vanessa - E outra, reserve a tarde para estudar, porque se você tem tempo e pode, busque aprender. Não deixe de fazer isso, conheça coisas novas. Eu não tinha tempo para estudar porque passava as tardes na faculdade, era o único lugar que eu tinha acesso às palestras e às novidades.

A primeira pergunta que você tem que se fazer é: onde eu quero chegar? Se você quer ser diretor de criação, então deve fazer de tudo para conseguir alcançar o seu objetivo. É claro que haverá momentos em que você vai ter que abdicar de muita coisa.

É bom você fazer bastante trabalho pra si mesmo, fazer o que você gosta. E saber o que se passa pelo mundo, não dá pra se fechar em uma caixinha. Tem que ser humilde e sempre pensar que se um trabalho ficou bom, podia ter saído melhor.

Lembre-se: A faculdade é a pontinha de tudo, você não pode sair dela, pegar o diploma e achar que faz qualquer coisa.

Renato - E você tem que saber valorizar quem sabe mais, não tem nada de errado em você reconhecer isso e falar: “ele sabe mais do que eu, vou colar nele e aprender tudo o que eu puder”. Em todas as dificuldades que passei, sempre tinha um cara que eu olhava e admirava.

E não importa se o cara não te dá a mínima e não quer ensinar, preste atenção no trabalho dele e absorva o que puder. Você tem que entender qual é a sua posição naquele lugar e, dessa posição, conseguir tirar as melhores oportunidades.

Vanessa - Sem contar que não tem essa de escolher ou classificar cliente. Não é só porque é a padaria da esquina que você vai fazer qualquer coisa, tem que pensar: "o que eu posso fazer pra essa padaria da esquina se destacar"? Esse é o papel da publicidade.

9- Qual livro você indica?
Renato - How To Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul do autor Adrian Shaughnessy. Esse livro me ajudou muito a entender qual o meu papel dentro da sociedade.

10- Qual site você indica?
Renato - Além do site do Colletivo, um bem legal de entrar é o FFFFOUND.


Agradecemos desde já o pessoal do Colletivo que nos recepcionou tão bem e proporcionou uma tarde bem descontraída. Valeu!

Um comentário:

  1. Foi muito boa a entrevista com o Estúdio Colletivo! Aprendi muito, fiquei muito interessada mais interessada na área, além de ter sido divertida! E esse site (FFFFound) é muito legal, conhecia ele e o vejo todo dia! Parabéns! =D

    ResponderExcluir