Pages - Menu

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Talent Propaganda - Entrevista com Guilherme Loureiro



Guilherme Loureiro, com apenas 28 anos, é o atual Gerente de Mídia Digital da Talent. Há dois anos ele começou a organizar um evento chamado Happy Hour do Mercado Digital, um encontro que reúne as pessoas para fazer networking. Começou com 16 participantes, mas chegou a ter 500 em uma das edições. E por meio deste evento, obteve um destaque maior na comunidade de mídia eletrônica.

Depois de algum tempo, do sucesso que foi o evento, Gui Loureiro resolveu criar uma comunidade com o mesmo intuito do evento: reunir pessoas para fazer networking. E foi onde surgiu o HHMONLINE (Happy Hour do Mercado Online), que hoje conta com mais de 1.600 profissionais da área de publicidade digital.
Mesmo entre tanta correria, Guilherme Loureiro reservou um tempo para nos receber e contar um pouco mais desse mundo digital e das mídias on-line que vem estruturando dentro da Talent.

1. Fale um pouco sobre o profissional Gui Loureiro.
Fiz faculdade na ESPM e queria ser da área de criação/redação, mas percebi como era complicada. Então, parti para mídia que é dividida em três áreas, me especializei em planejamento. Comecei na parte de mídias on-line no Busca Pé, depois na Atrativa, Click Jogos e hoje sou gerente de mídia on-line da Talent. Cuido das redes sociais, mobile e advertising.

2. O trabalho on-line era estruturado desde o começo?
O propósito é trabalhar junto com o off-line, mas ele vem perdendo força, então pegamos investimentos de outras áreas. Temos um exemplo recente de um cliente que trabalha com o on-line, o Banco Santander. Mas há essa integração entre off e on, uma comunicação 360°.

3. Como você pode usar as redes sociais a favor da publicidade?
Primeiro que, estar nas redes sociais é uma obrigação. É importante para escutar o que o cliente quer. Saber sua opinião é conversar de uma forma mais descontraída e dependendo do usuário, criar formas diferentes de SAC.

4. Cite outra marca que trabalha com on-line.
A Net é um exemplo, pois trabalham com as redes sociais, são dois twitter’s: o oficial e o SAC. Além do facebook e o FAQ.

5. Indique um site.
Sou apaixonado por game advertising, mas gosto de escrever algumas coisas sobre cinema, livros e redes sociais no nosgeeks. A rede social começou, pra mim, como uma brincadeira quando trabalhava no TV1. Fomos para o bar com 15 pessoas e assim começamos a pensar em informações que poderíamos passar no site, através de vagas, vídeos interativos.

6. Qual o perfil do profissional que trabalha na Talent?
Um profissional que deseja trabalhar aqui deve ter, no mínimo, vontade. Na parte de internet, precisa ser matemático, estatístico e analítico. Na área de social media, precisa saber de tudo um pouco, tem que estar antenado, buscar informações, saber um pouco de jornalismo, mídia e, principalmente deixar de ser preguiçoso.

7. Como faz para ter acesso à agência?
Não tem mistério. Só mandar e-mail ou ligar. Não pode ter medo de arriscar e conhecer pessoas (networking).

8. Como faz para estagiar aqui na agência?
O antigo estágio morreu, hoje está cada vez mais concorrido. Por isso, logo que aparece uma oportunidade grande, deve correr atrás e não fazer o convencional. Mostre o novo, o diferente.

9. Qual a dica que você deixa para quem está começando?
Você deve ter objetivo e planejar o que você quer. Procurar lugares que gerem crescimento e oportunidade. Relaxar, pensar no cliente e sempre procurar o melhor para ele. Pense como um todo.

10. Indique um livro.
É um livro de auto-ajuda, mas muda a visão de vida: Pai rico, pai pobre de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.

11. Indique um site.
Olivreiro que trata sobre discussão de livros.
Olhar digital trata sobre linguagem digital.

12. Indique uma rede social.
Minha rede social que fala sobre música: papolog.

13. Indique uma campanha nacional
Uma campanha do viajante Mastercard que começou no on-line, pois as pessoas davam dicas de onde iam.


Um comentário:

  1. Foi muito legal conversar com o Gui Loureiro! E entrem na rede social dele, é bem legal!!! E por que não colocaram a foto comigo e com o Jorge?! XD

    ResponderExcluir