Pages - Menu

terça-feira, 21 de setembro de 2010

22° Fest'up - Auditório Laranja



Nesse fim de semana, 18 e 19, a equipe da AUPP marcou presença no 22° Fest’up. A expectativa era grande e logo cedo nos encontramos para ir rumo à São Paulo. Quando chegamos ao evento a turma se dividiu entre as salas laranja e amarela, a escolha não foi fácil, já que os palestrantes das duas eram bons. Hoje iremos compartilhar com vocês algumas palestras do auditório laranja, e ainda hoje as do amarelo.




O dia começou com a palestra de Marcio Beauclair, chefe de planejamento da Publicis. Ele começou nos contando um pouco sobre sua carreira e em meio a tantas experiências nos deixou dicas muito importantes, como:


1. Não tenha vaidade;
2. Publicidade funciona, se ela não deu certo é porque você não soube fazer;
3. Veja propaganda todo dia, na TV, na internet, jornais e revistas;
4. O mais importante do planejamento é entender a qualidade da informação e não somente saber como vai falar;
5. Posicionamento é top de planejamento. Você tem que saber para onde vai, tem que ser diferenciado;
6. O trabalho de quem quer atuar nessa área é olhar de outra forma, ver o que os demais não veem.

Depois ele falou sobre seu trabalho na Publicis como chefe de planejamento. Marcio hoje toma conta da agência do Rio e de São Paulo e diz que todas as marcas são líderes de mercado e que o grupo Publicis é o 3° maior do mundo. Seu grande desafio é transformar líderes de mercado em líderes de conversa, ou seja, fazer com que a marca esteja na boca das pessoas.

Ele também mostrou os cases de sucesso de alguns clientes que a Publicis atende. Para finalizar a palestra, Marcio passou um vídeo chamado Signs que chamou a atenção de todos que estavam no auditório. E por fim deixou três dicas:


1. Nunca desista;
2. Ninguém faz nada sozinho;
3. Seja criativo, má muito!

Se a primeira palestra não deixou a desejar, a segunda então nem se fala. Tivemos a oportunidade de estar com Cibar Ruiz, um dos sócios da Tônica.

Cibar prendeu a atenção de todos desde o momento que começou a passar seus slides. De uma maneira descontraída e dinâmica nos deu uma “aula” de como ser diferenciado, não podia ser para menos já que o tema de sua palestra era criação. Ele também nos contou como foi feito o case de lançamento do carro Sentra Nissan, e como formularam toda a história da banda fictícia The uncles. Nos mostrou o making-off e a repercussão que esse trabalho teve.

E claro que o Cibar não iria sair de tamanha palestra sem deixar suas dicas. Não leiam apenas essas dicas, coloquem em prática.

1. A única linha que importa é a que divide as boas ideias das más ideias;
2. A tecnologia está nos ensinando a sermos seres-humanos novamente;
3. Os clientes querem grandes ideias, algo que ainda não tenha sido visto;
4. Se você entrar nas mídias sociais, entre para ficar, participe;
5. Seja sociável, seja notado.

Para encerrarmos sobre a palestra do Cibar, anote o livro que ele indicou: Cenário do casos de Bob Garfield.

A sequência de palestrantes apenas ia nos acrescentando mais bagagem, quanto mais ouvíamos da carreira de cada um, mais certeza nos dava do que queremos ser. A palestra da Gal Barradas serviu para quem quisesse atuar em qualquer área de uma agência. As palavras dela não foram apenas direcionadas a quem quer ser atendimento, mas para todo aquele que quer um futuro como publicitário.

Gal nos mostrou algumas características que são essenciais para nossa formação e carreira profissional, que são:

1. Capacidade de persuasão;
2. Caráter empreendedor;
3. Informação;
4. Conhecimento;
5. Cultura;
6. E claro, estabilidade emocional.

Empolgados com a palestra, nem demos conta do tempo. Quando vimos, a Gal já estava nos dando suas últimas e valiosas dicas:

1. Entenda o Brasil;
2. Calce os sapatos do cliente, olhe como ele olha;
3. Leia de tudo, todas as fontes que tiver;
4. Pense em ações que impactem a relação da marca com o cliente;
5. Não queira dominar o consumidor;
6. Dê relevância a mensagem que é transmitida;
7. Pense simples, pois no fim tudo se resume à pessoas.

Foram muitos palestrantes, várias experiências contadas, preciosas dicas nos foram dadas e muita emoção rolou no 22°Fest’up. Com toda certeza todos que foram ao evento saíram pensando diferente. Esperamos que as dicas dadas por esses profissionais também acrescente algo a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário