Pages - Menu

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AlmapBBDO: Entrevista com Guilherme Frioli

Ontem tivemos a entrevista com Vanessa Marques, Arquiteta de Informações, e hoje temos a honra de mostrar um pouco mais sobre a pessoa e o trabalho do Guilherme Frioli, Coordenador de Mídia. Para entendermos sobre esse mundo de mídia, ele passou um slide falando como um profissional dessa área deve fazer para se tornar um diferencial. Foi um bate-papo bem descontraído.


 1 - Fale sobre o profissional Guilherme Frioli.
Venho de uma família de publicitários, meu pai foi mídia, meu irmão trabalhou com veículo. Cresci nesse meio de negociações. Quando cheguei nos meus 18 anos, me perguntava: “Será que esse negócio de mídia é legal?” Porque o pessoal tem medo, números, planilhas. Quando entrei na faculdade, comecei a acompanhar esse mercado de perto, me aprofundar em livros. Um dia, eu li um texto que me marcou muito: “O carnaval do Gera”, um texto de Paulo Camossa que falava sobre mídia, como ele foi parar lá. Esse texto, inspirado no Geraldo Leite, conta como ele entrou no grupo BBDO. Então me inspirei e mandei um e-mail para a Almap. Hoje, sou coordenador de mídia, e aqui na Almap, tenho uma função muito importante. Tenho a função de colocar uma campanha no ar. E é muito importante ter o controle do que está acontecendo. Tenho grandes clientes como o Gatorade, Bauducco, Audi, O Boticário, Gol Linhas Aéreas e Johnson&Johnson.

2 - Tem alguma pessoa que fica responsável pela área de mídia on-line?
Antigamente, havia em todos os departamentos uma área especifica de internet, onde tinham pessoas que cuidavam somente disso. Quando tinha uma reunião de mídia, essas pessoas participavam e, por serem experientes, percebiam rapidamente qual era a necessidade do cliente, como planejar de forma relevante, criativa e diferenciada, sabendo onde veicular determinado anúncio em tal portal ou blog.
Hoje as coisas mudaram e temos que nos adaptar a esse universo on-line. Foi aberta uma estrutura na área de mídia e atualmente temos uma pessoa que cuida de toda a parte on-line, passando seu conhecimento para o resto do pessoal. Isso faz com que todos agreguem valor ao que já sabem e também manejem bem o planejamento dentro do mundo on-line.

3 - Qual a importância das redes sociais?
As redes sociais são de incrível importância, além de serem um meio de disseminação de informação rápida, elas possuem formadores de opinião. Porém, temos que ter muito cuidado, porque falar com as pessoas na internet é diferente de falar pessoalmente. Uma palavra ou frase mal colocada pode gerar uma imagem nada boa para aquela mensagem que está sendo comunicada.

4 - Deixe uma dica para quem está começando agora.
Eu sou suspeito para falar. Não chega a ser uma dica, mas serve tanto para a vida profissional como pessoal: fazer o que você gosta com amor e dedicação. Se você fizer da sua obrigação um prazer e com empenho, mais rápido o sucesso chega. Dê tudo de si, se entregue e tenha certeza de que está preparado para fazer o que te pedirem. E pra quem é estagiário, busque conhecer coisas novas e relevantes, não tenha medo de falar. Em uma entrevista, seja irreverente. Pra quem é de mídia e souber lidar com planejamento off-line e on-line, é um profissional completo.

5 - Indique um livro.
Um livro que eu gosto muito é: Tudo o que você não queria saber sobre propaganda - Newton Cesar.


Foi muito bom conversar e aprender com o Guilherme. Esperamos que vocês tenham gostado. Amanhã mais um pouco de AlmapBBDO.

Um comentário:

  1. Ele foi totalmente atencioso com a gente, foi um papo totalmente descontraído, mas aprendemos bastante! Quem está acompanhando o blog, percebe o quanto é enriquecedor conversar com essas pessoas, que tem tanta experiência!

    ResponderExcluir