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sábado, 4 de setembro de 2010

AlmapBBDO: Havaianas



Para finalizar o nosso Especial de Aniversário, preparamos um post dedicado a Havaianas. Com a ajuda da Diretora de Atendimento da Almap, Cristina Chacon, vocês poderão ter um conteúdo bem bacana sobre o case Havaianas.

Em 1988, a Havaianas apresentou sinais de desgaste. Então, foi pensado em como um produto barato atrairia os consumidores. Em 1994, foi feito um reposicionamento da marca e para solucionar isso, resolveram criar um produto funcional, prático e racional. A praticidade era colocada acima da estética, da moda e do comportamento. Era destinado a usos mais tradicionais e ao cotidiano operacional com o propósito de ser popular e de fácil acesso, por ser bom e barato. Tinham o seguinte pensamento: desgaste (objetivo de troca), desapego (objetivo de empréstimo), encomenda (qualquer pessoa podia mandar outra comprar), um modelo apenas (não precisa experimentar). Levavam em consideração o que as pessoas diziam: “A gente perdia na praia, voltava e estava lá”. A propaganda era focada nesses aspectos e distribuída em canais de preços baixos, pois o público-alvo eram os consumidores de baixa renda. As Legítimas eram vendidas em supermercados e a exposição era descuidada, além de serem rejeitados pelos canais sofisticados (as sapatarias).


Logo após todo esse processo, a Havaianas tinha outra estratégia: ser posta em contexto emocional, usar a aceitação da classe A para acrescentar valor à marca, inserir a sandália no mundo da moda e atrair a classe média sem desvalorizar a classe C e D. Então, foi criada a Havaianas Top com 4 cores, PDV com embalagens/displays e preços acessíveis. E outra grande sacada da época é que, para divulgar, usaram celebridades nas propagandas usando as próprias Havaianas.



Em 1998, a família cresce. São feitas as Havaianas da Copa, Havaianas Surf, Havaianas High, Havaianas Slim, Havaianas Fashion e Havaianas Style. As sandálias têm uma inovação contínua com cores e estampas seguindo a moda com coleções anuais, sem contar nos novos produtos para aumentar a conexão emocional com a marca. Foram feitas novas parcerias, projetos especiais e marketing relacionado a causas. O formato foi pouco alterado, a mídia eletrônica continuou valorizando o produto por meio de quem o usa, utilizando o humor e as próprias celebridades. A mídia impressa explora plasticamente o produto, valoriza o design e comunica inovações e lançamentos da marca. Vale ressaltar que a mídia impressa foi premiada por festivais nacionais e internacionais da Publicidade. Enfim, no meio de tudo isso já passaram mais de 80 celebridades e mais de 250 anúncios.

Esses fatores levaram as sandálias a um maior reconhecimento. Houve uma parceria com a SPFW e claro, lá estavam as Havaianas nas passarelas tomando espaço com um projeto especial para os convidados. Tiveram participações em festas com entrega de produtos, espaço com cenografia Havaianas e a ação de verão em Itaparica - BA que também foi muito comentada.

Depois do ano 2000, houve um crescimento acelerado no exterior, países como: Austrália, Filipinas, EUA, Itália, Franca e Argentina também passaram a utilizar as sandálias. Aqui no Brasil, tornou-se um acessório de moda. Hoje, todas as pessoas têm (de todas as classes), colecionam modelos e vão até as lojas para comprar, o que não acontecia antigamente. Depois disso, a Havaianas virou um ícone nacional, uma marca global. E é por essas e outras que, atualmente, mais de 180 milhões de pares são vendidos por ano. Eles levam em consideração que: “Não pode faltar... Sempre ouvir o consumidor, inovação constante, nunca subestimar a concorrência, comunicação, comunicação, comunicação e paixão”.

Havaianas Top Explosão - Europa


Curiosidades.

Por que o nome “Havaianas”?
Na época em que deram o nome às sandálias, o Havaí era o lugar onde todos queriam ir, era o sonho de consumo de muitos. Um local onde pode se desfrutar o sol, surf, praia e alto-astral. Por esses e outros motivos que o Havaí tinha tudo a ver com as Havaianas.

Projeto IPÊ.
Desde 1994, a Havaianas vem mostrando através de suas sandálias a diversidade que existe em nosso país. Nas cores, elas expressam a alegria que habita na nação e o colorido das florestas brasileiras.

Pensando em tudo isso, em 2004, a Havaianas junto com uma das maiores ONGs socioambientais do Brasil, criaram o Projeto IPÊ. Mostram animais da nossa floresta, muitos que estão em extinção. A criatividade não é pouca para o pessoal da AlmapBBDO, as imagens nas sandálias são lindíssimas. Com tanto talento, até hoje, o projeto já arrecadou 2,3 milhões, isso porque 7% do valor é revertido para o instituto. O projeto IPÊ não para por aqui, no site das Havaianas estão sendo leiloados três pares de sandálias e bichinhos em madeira reflorestada. O site, por enquanto, se encontra no valor de R$800,00 e todo o valor do leilão irá para o projeto.


Parabenizamos a AlmapBBDO por esse case de grande sucesso que só vem crescendo a cada dia que passa. Foi uma honra mostrar a vocês sobre essa grande agência.

2 comentários:

  1. Um dos cases mais perfeitos que já vi é o da Havaianas! Era um produto totalmente diferente antigamente e se tornou um produto tão comercializado, com tantos modelos diferentes, com campanhar que fazem total sucesso, diferenciadas! Eu ADORO! A Cristina foi totalmente atenciosa e paciente em passar tudo sobre o case da Havaianas! Obrigada! E parabéns AlmapBBDO! \o/

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  2. Olá... gostaria de saber de que ano é a imagem "original"

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