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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ivan Rysovas - O Valor que as Novas Mídias têm.



Na última segunda-feira tivemos, aqui na UNISANTA, a palestra do Ivan Rysovas que atualmente é diretor de negócios e tecnologia de mídia na DPZ, focando no pensamento digital da mídia.

Na palestra, cujo tema era “O valor que as novas mídias têm.”, ele dividiu o mercado de mídia em meios tangíveis (meio pelo qual eu pago para alcançar resultados) e intangíveis (meios impagáveis, onde não terei a certeza se alcançarei resultados ou não). Ele definiu essa diferença entre meios tangíveis e intangíveis como razão e emoção respectivamente. Exemplificando os dois pontos analisados, podemos citar como meio tangível um espaço de 30’’ na Televisão, e o meio intangível, como o sentimento transmitido pela marca, ao fazer contato, se relacionar com o consumidor.

Um ponto frisado pelo Ivan foi que todos os meios de comunicação, sejam eles tangíveis ou intangíveis, têm a meta de obterem resultados. Nesses resultados ele destacou as vendas, a preferência pela marca, a lembrança que ela desperta, a imagem da marca diante do seu consumidor, a busca de informações sobre a marca, entre outros pontos citados.

Ele interpretou mídia como analisar as pessoas e expressar essa interpretação em números, ao invés de filosofia, destacando a mídia dentro de uma agência da seguinte maneira: “Hoje há uma sinergia entre os departamentos de uma agência pra poder satisfazer melhor o cliente, consumidor”.

Um ponto citado na palestra foi que não podemos comparar mídia: “Uma revista é diferente de um jornal.”

Comentando sobre os meios intangíveis que podemos classificar hoje, como novas mídias, Ivan começou analisando que por estarem em evidência, as novas mídias acabam tendo certa saturação e destacou que o valor delas é gerar novas oportunidades de contato: “Entendendo isso, é como se escapa da saturação que as novas mídias têm.”

Alguns objetivos das novas mídias foram citados por ele: Mensurar resultados (saber aonde a gente quer chegar), trazer novidade, repercussão, agregar o valor de modernidade e diferenciação, causar admiração e simpatia, agregando preferência e lealdade, e o principal, despertar interesse.

Perto do final, nosso palestrante disse o seguinte: “O meio é a mensagem. Tudo é mídia, portanto somos impactados 24h por dia. Há de se achar uma forma de não ser chato na hora de fazer propaganda.” Para ilustrar, Ivan mostrou o clipe da banda ”Arcade Fire” que é transmitido pelo site (O ideal é que se use o navegador Google Chrome).

Para encerrar, ele destacou que o que realmente conta é ser relevante: “Não adianta uma ação que impacta milhares de pessoas, sem ser relevante, não atingindo resultados.”

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