Pages - Menu

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Photoshop: é proibido Manipular - Fernando Alcalde




Nessa segunda- feira, começou a XII Semana de Comunicação. Abrimos a semana com chave de ouro com a palestra: “Photoshop: é proibido manipular”. Fernando Alcalde, publicitário, Mestre em Gestão de Negócios e Diretor de Arte, comentou sobre a Lei do Photoshop que fala que toda a imagem publicitária manipulada deve trazer um aviso.

Diante desse tema foram levantadas duas questões: Até que ponto essa Lei pode favorecer, ou não, a publicidade no Brasil? E até onde essa Lei pode influenciar de forma positiva ou negativa a sociedade?

Com a participação do público o debate se tornou bastante interativo, onde o palestrante ressaltou os prós e os contras desse assunto. Usando o exemplo de revistas como a Playboy, Fernando disse que imagens às vezes muito manipuladas, trazem riscos ao consumidor, como por exemplo: A busca por algo que não existe. E também concluiu que se o programa for usado com moderação, apenas para concertar pequenos erros na imagem ou para dar mais destaque a um  diferencial do produto  em questão (sem deixar com que o consumidor se sinta enganado), não há problema algum em ser usado.

Depois, o palestrante nos deu algumas dicas e nos mostrou alguns truques para quem ainda não sabe utilizar muito bem essa ferramenta, mas sempre de forma descontraída e esclarecedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário