André está mestrando em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2011). Também atuou como assistente de arte na Enfoque Comunicação/Jornal Boqueirão. Docente nos cursos Técnicos de Informática e Informática para Internet na Escola Técnica Aristóteles Ferreira e nos cursos de Graduação em Produção Multimídia e Jornalismo da Universidade Santa Cecília desde 2008.
Como você e todas as pessoas a sua volta entendem um semáforo? Possui algum texto ao lado dele que indica que o vermelho para e no verde prossegue? É claro que todos nós sabemos que não há texto algum, pois a imagem fala por si só, “lemos” essa informação através das cores que ele apresenta.
E é justamente isso, de utilizar a imagem para passar alguma informação que chamamos de “Infografia” (o tema da palestra de André).
Essa maneira de comunicar parece algo novo, mas não é. Conforme o palestrante, desde a antiguidade, com os desenhos de animais nas cavernas como meio de comunicação, já existia a infografia.
O primeiro tipo de imagem como informação, foi um mapa.
E qual a relação disso com a publicidade? Os anúncios, ou filmes publicitários utilizam muito dessa forma para passar a mensagem do produto, pois as imagens os tornam mais interativos e chamam mais atenção. Com isso, André encerra a palestra exemplificando essa relação através de filmes e anúncios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário