Pages - Menu

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - André Reis, Especialista em Design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi 28/09 Manhã

André está mestrando em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2011). Também atuou como assistente de arte na Enfoque Comunicação/Jornal Boqueirão. Docente nos cursos Técnicos de Informática e Informática para Internet na Escola Técnica Aristóteles Ferreira e nos cursos de Graduação em Produção Multimídia e Jornalismo da Universidade Santa Cecília desde 2008.

Como você e todas as pessoas a sua volta entendem um semáforo? Possui algum texto ao lado dele que indica que o vermelho para e no verde prossegue? É claro que todos nós sabemos que não há texto algum, pois a imagem fala por si só, “lemos” essa informação através das cores que ele apresenta.

E é justamente isso, de utilizar a imagem para passar alguma informação que chamamos de “Infografia” (o tema da palestra de André). Essa maneira de comunicar parece algo novo, mas não é. Conforme o palestrante, desde a antiguidade, com os desenhos de animais nas cavernas como meio de comunicação, já existia a infografia.

O primeiro tipo de imagem como informação, foi um mapa.

E qual a relação disso com a publicidade? Os anúncios, ou filmes publicitários utilizam muito dessa forma para passar a mensagem do produto, pois as imagens os tornam mais interativos e chamam mais atenção. Com isso, André encerra a palestra exemplificando essa relação através de filmes e anúncios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário