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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

XIV Semana Ceciliana de Comunicação - Emílio Ricci Netto, Diretor de Criação da empresa Luz Group Marketing & Comunicação. 26/09 Noite

Recebemos neste dia Emílio Ricci Netto, Diretor de Criação da empresa Luz Group Marketing & Comunicação, atuou como Diretor de Arte e também Diretor de Contas, especialista em Endomarketing e Comunicação Corporativa.

Tema: Planejamento estratégico: o desafio de gerar resultados para as empresas.

A grande questão colocada por ele foi em como podemos vencer estrategicamente os desafios do mercado moderno. Nos contou que começou sua carreira como ilustrador em uma agência com apenas 16 anos, com 18 já tinha sua própria agência de publicidade e confessa: “não fazia ideia do que era ter uma agência”. Afirma, que quando entramos em alguma empresa, seja ela qual for, temos que nos comportar como se ela fosse nossa, completa o Diretor de criação. Estamos vivendo em uma época inédita no Brasil, hoje, se um profissional de publicidade não tiver um pensamento estratégico, dificilmente irá progredir.
Vivemos mergulhados em uma piscina de informações e hoje tudo passa muito rápido, as pessoas, a sociedade, nada é mais como antigamente, e porque o mercado não mudaria? Não existe fórmula pronta para o mercado, não existe uma solução que funcione para um cliente e que necessariamente funcione para outro, isto é fato.
Emílio deixa bem claro que a publicidade de hoje tem que funcionar de forma eficaz e consciente, não existe mais essa ideia de “consumidores bobinhos”, estão cada vez mais informados, muitas vezes, mais do que o próprio vendedor. Algo que não sabíamos é que a arma mais eficiente do mercado é a gestão estratégica das informações. Mas o que seria isso? A simplicidade, exatamente.
É aquele modo simples de pensar na hora de ter uma boa estratégia, que não podemos perder tempo com aquilo que não vai te trazer nada em troca. Até porque de cada 100 ideias, 80% morrem porque não vão pro papel, 20% que sobram, 80% morrem por não saírem do papel, e na média 1 ideia, tem 4% de chances de acontecer. E como seria este planejamento estratégico? Primeiro quem é a sua Marca?, Quem são seus clientes internos, e externos? Qual é o seu motivo? O que é o seu produto? Depois de definir isto você sabe para quem está criando, onde deve focar, e lembra: ninguém lembra quem esteve em segundo lugar, portanto a sua marca tem que estar bem posicionada e tem a obrigação de ser única. Incrível né? E pra finalização nos mostrou um vídeo que ele gravou quando esteve na fábrica da Coca-Cola, a única fábrica do Brasil. O vídeo mostrava o depoimento do Diretor geral da Coca, impressionante, onde ele falava da importância do desenvolvimento profissional de seus funcionários, de todos que passaram pela empresa, destacando todos os setores, e completa no final: Estamos mais preocupados com quem veste a nossa camisa, do que com quem compra o nosso produto.

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